Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

Concurso para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) - Inscrições abertas

Veja como concorrer às vagas de agente comunitário na sua cidade. A inscrição é gratuita. Saiba como se inscrever e participar

Você lerá este artigo no máximo em 1 minutos

Imagem destaque da matéria - Concurso para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) - Inscrições abertasBrasil - As inscrições para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Técnicos de Vigilância Sanitária com foco nos cursos de Controle de Endemias (ACE) no programa Saúde com Agente começam nesta segunda-feira (14) e terminam no dia 18 de abril, da Secretaria de Saúde. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Sistema da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O resultado final será anunciado no dia 23 de maio, também no site.

De acordo com a Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, podem participar do processo seletivo todos os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias; Trabalhadores ativos do SUS, que exerçam atividades profissionais nos municípios aderentes ao Programa Saúde com Agente e que possuam ensino médio ou estejam cursando o último ano do ensino médio ou estejam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de nível médio.

Processo seletivo de ACS


Serão oferecidos 200.000 empregos, 138.000 para ACS e 62.000 para ACE. Cada treinamento terá 1.275 horas/aula e será realizado em dez meses. As aulas serão ministradas na modalidade Educação a Distância (EaD), por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Conselho Nacional de Autoridades Municipais de Saúde (Conasems). 

Os cursos também terão atividades presenciais, práticas que serão realizadas no local de trabalho do agente de saúde junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Vale ressaltar que o Agente de Saúde selecionado no processo seletivo deve permanecer vinculado ao SUS durante toda a duração do curso, devendo informar imediatamente à coordenação a perda ou alteração desse vínculo. A perda do vínculo empregatício do agente acarretará o cancelamento de sua inscrição e, consequentemente, o término do curso. 

Fique atento às datas


Período de Inscrição: 14/03/2022 - 06:00 a 18/04/2022 - 23:59
Período de Avaliação: 14/03/2022 - 06:00 a 09/05/2022 - 23:59
Período de Divulgação: 09/05/2022 - 16:00 a 31/12/2022 - 23:59

Inscrição


Para se inscrever no processo seletivo clique aqui. Não perca as datas.

Caso queira saber mais sobre a profissão dos Agentes Comunitários de Saúde, também conhecidos como ACS, veja nossa página sobre a profissão aqui.

Com informações da Agência Brasil. Foto de Rodrigo Coutinho do MS.

Áreas Médicas

Hotsites sobre áreas da medicina onde você pode aprender sobre cada doença específica através de artigos e notícias.

Sobre Nosso Site

Temos como objetivo informar a população a respeito dos serviços de saúde oferecidos pelo governo Federal, estadual e municipal em todo o País. Resultado de força conjunta para melhorar um pouco a qualidade de vida de todos os Brasileiros. O SUS (sistema único de Saúde), através do Ministério da saúde fornece todo o serviço gratuito de saúde do Brasil.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192

Curiosidade

Quantos postos de saúde existem no Brasil hoje? Atualmente o total de Unidades de saúde é 40531 postos