Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

Como os Animais de Estimação Podem Fazer Você Recuperar a Saúde Física e Mental

Os Animais de Estimação como Aliados na Sua Saúde

Você lerá este artigo no máximo em 2 minutos

Imagem destaque da matéria - Como os Animais de Estimação Podem Fazer Você Recuperar a Saúde Física e MentalOs animais de estimação, como cães, gatos, pássaros e até mesmo peixes, podem ser grandes aliados na recuperação da saúde física e mental. Sua presença traz diversos benefícios para pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos.

Ter um bichinho dentro de casa, em um primeiro momento, pode causar trabalho porém os benefícios são muito maiores e com certeza você fará este "trabalho" com todo o prazer do mundo pois se tornará parte, literalmente, da família.

O animal? Você escolhe. Geralmente cães e gatos são os mais procurados. Mas peixes, alguns répteis ou roedores menores também são escolhidos.

Há quem prefira aves ou animais mais exóticos que precisam de licença do IBAMA. Seja qual for, depois de você dar um nome a ele, ele se tornará seu grande amigo.

Benefícios para a saúde física:


Estimulam a atividade física: Cães precisam de passeios regulares, o que incentiva seus donos a se exercitarem também. Brincar com o animal também é uma ótima forma de se movimentar.

Reduzem a pressão arterial: Acariciar um animal de estimação libera ocitocina, um hormônio que ajuda a baixar a pressão arterial e a frequência cardíaca.

Melhoram o sistema imunológico: Interagir com animais de estimação pode aumentar os níveis de células NK (Natural Killer), que são responsáveis por combater infecções.

Aceleram a recuperação de doenças: A companhia de um animal pode ajudar na recuperação de cirurgias ou outros problemas de saúde.

Benefícios para a saúde mental:


Reduzem o estresse e a ansiedade: Acariciar um animal de estimação pode reduzir o cortisol, o hormônio do estresse. Brincar com o animal também ajuda a aliviar a ansiedade.

Combatem a depressão: A companhia de um animal de estimação pode reduzir os sentimentos de solidão e isolamento, que são comuns na depressão.

Aumentam a autoestima: Cuidar de um animal de estimação pode dar um senso de propósito e responsabilidade, o que pode aumentar a autoestima.

Promovem a socialização: Animais de estimação podem ser um bom motivo para sair de casa e interagir com outras pessoas.

Para quem os animais de estimação são recomendados?


Os animais de estimação são recomendados para pessoas de todas as idades e estilos de vida. 

No entanto, é importante escolher um animal que seja adequado ao seu estilo de vida e que você possa cuidar properly.

Algumas dicas para escolher o animal de estimação ideal:

Considere seu estilo de vida: Se você é uma pessoa que viaja muito, talvez um cão não seja a melhor opção.

Pense no tamanho da sua casa: Se você mora em um apartamento pequeno, um gato ou um peixe pode ser uma melhor escolha.

Leve em consideração sua personalidade: Se você é uma pessoa tranquila, um animal calmo como um gato pode ser ideal.


Os animais de estimação podem ser grandes aliados na recuperação da saúde física e mental. Eles podem trazer alegria, companhia e amor para a sua vida.

Áreas Médicas

Hotsites sobre áreas da medicina onde você pode aprender sobre cada doença específica através de artigos e notícias.

Sobre Nosso Site

Temos como objetivo informar a população a respeito dos serviços de saúde oferecidos pelo governo Federal, estadual e municipal em todo o País. Resultado de força conjunta para melhorar um pouco a qualidade de vida de todos os Brasileiros. O SUS (sistema único de Saúde), através do Ministério da saúde fornece todo o serviço gratuito de saúde do Brasil.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192

Curiosidade

Quantos postos de saúde existem no Brasil hoje? Atualmente o total de Unidades de saúde é 40531 postos