Um Pronto Socorro é um local de atendimento médico de emergência, onde pacientes com problemas clínicos são tratados imediatamente. Geralmente, este serviço é oferecido por hospitais, mas também pode ser fornecido por outras instituições médicas, como clínicas, postos de saúde, ambulatórios e centros de saúde. Os profissionais de saúde no Pronto Socorro geralmente são especialistas em atendimento de emergência, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos em saúde.
Eles oferecem assistências médicas de emergência para pacientes que necessitam de tratamento imediato. Os serviços oferecidos podem variar, dependendo do local, mas normalmente incluem exames, diagnósticos, medicamentos, suturas, curativos, e tratamento de doenças e lesões. Algumas unidades oferecem também serviços de laboratório, radiologia, e consultas com médicos especializados.
Informações dos pronto socorros locais
Não conseguimos identificar sua localização para listar logo os pronto socorros mais próximos de você. Mas não tem problema. Acesse o link do seu estado abaixo e da sua cidade para ler as informações do pronto socorro local.
Veja os pronto socorros do Brasil por estados:
- Acre
- Alagoas
- Amapá
- Amazonas
- Bahia
- Ceará
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Maranhão
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Pará
- Paraíba
- Paraná
- Pernambuco
- Piauí
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Norte
- Rio Grande do Sul
- Rondônia
- Roraima
- Santa Catarina
- São Paulo
- Sergipe
- Tocantins
Quando procurar um pronto socorro?
Você deve procurar um pronto socorro ou um hospital de emergência quando estiver com sintomas que possam indicar uma condição médica grave, como dor intensa, tontura, dificuldade para respirar, desmaio, sangramento intenso, alergia grave ou ataque cardíaco. Para situações mais leves você pode procurar os próprios postos de saúde da cidade que geralmente ficam próximos da sua residência.
Os postos são para atendimentos mais leves e os pronto socorros / hospitais para situações mais complexas.
Outras situações em que você deve procurar um pronto socorro:
- acidentes de trânsito;
- ferimentos causados por arma de fogo ou arma branca;
- hemorragias — perda de sangue que pode acontecer por um corte ou pancada, rompimento de vasos sanguíneos ou por alguma doença;
- fraturas — quando quebra alguma parte do corpo após uma queda, por exemplo;
- picadas de animais venenosos, como cobras e escorpiões;
- falta de ar intensa.
SUS - Atendimento na área da saúde gratuita
Como você deve saber, o pronto socorro local oferece serviços de saúde gratuitos pelo SUS (Sistema único de Saúde). Através deles temos atendimento à saúde de forma gratuita.
Além do Brasil alguns outros países oferecem serviços de saúde de graça ou com baixo custo. Alguns exemplos incluem: Cuba, Noruega, Finlândia, Dinamarca, Suécia, Canadá, Austrália, Bélgica, Áustria, França, Alemanha, Islândia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Nova Zelândia, Espanha, Suíça, Reino Unido e Venezuela.
Qual a diferença de pronto socorro para pronto atendimento (UPA)?
Segundo o ministério da saúde o Pronto atendimento são unidades, não necessariamente vinculadas a hospitais, destinadas a atender casos agudos, porém com menor gravidade. O pronto atendimento geralmente funciona dentro de um horário de serviço pré-determinado.
Já o pronto-socorro presta assistência a doentes, com ou sem risco de vida, cujos agravos à saúde necessitam de atendimento imediato e, por isso, funciona durante as 24 horas do dia. Além disso, o pronto-socorro dispõe apenas de leitos de observação.
Pronto Socorro da sua cidade
Nem todas as cidades do país possuem um pronto socorro. Talvez possuam unidades de pronto atendimento ou hospitais públicos estaduais, hospitais públicos municipais ou hospitais públicos federais.