Você lerá este artigo no máximo em 1 minutos
Já mencionamos em vários artigos publicados aqui em nosso site, que para otimizar o processo de emagrecimento é necessário que haja uma combinação de 3 macronutrientes importantíssimos em todas as suas refeições, eles são: Proteína de qualidade, Carboidrato de baixo índice glicêmico e Gordura boa.
Algumas pessoas ao lerem essas informações se perguntam: Para emagrecer não devemos restringir a gordura da nossa alimentação? E o que seria gordura boa? Irei brevemente esclarecer essas dúvidas abaixo:
Nós tendemos a pensar sobre gorduras como algo ruim para a saúde, mas isso não é inteiramente verdade. As gorduras são boas para você, quando consumidas de acordo com recomendações. Além de serem nutrientes importantes, também dão sabor aos alimentos.
Elas são essenciais pois ajudam o organismo a absorver determinados nutrientes, proporcionando ácidos graxos essenciais e algumas vitaminas, como as vitaminas A e D, além de fornecerem energia e manterem os níveis de colesterol saudáveis. Porém precisamos estar atentos sobre a quantidade e os tipos de gordura que consumimos.
Gorduras Boas
Gorduras insaturadas são o que chamamos de “gorduras boas” e há dois tipos: polinsaturada e monoinsaturada.
Gorduras polinsaturadas: Este tipo de gordura está muito presente em óleos de origem vegetal e peixes. Os principais tipos de gordura polinsaturadas são o ômega 3 e o ômega 6. São encontradas, por exemplo:
- Peixes oleosos como salmão, arenque, e cavala;
- Óleos vegetais como óleo de soja, girassol e oliva.
Gorduras monoinsaturada: Essas ajudam a queimar as insaturadas (gorduras ruins), que são difíceis de eliminar. São encontradas, por exemplo:
- Azeite
- Algumas nozes como castanhas do Brasil
- Castanha de caju
- Abacate
Consumido com moderação esse alimento pode te ajudara a emagrecer. Isso porque as gorduras encontradas neste alimento são consideradas benéficas para saúde.
Veja nosso webstory desta reportagem.