Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:
Foto de Bula do NEOMICON 5MG/G POM DERM CT BG AL X 10 G

Bula do NEOMICON 5MG/G POM DERM CT BG AL X 10 G

Bula do paciente e do profissional deste medicamento - Informações sobre tratamento, para que serve este remédio e etc.

Abaixo você poderá ler a bula do remédio NEOMICON (5MG/G POM DERM CT BG AL X 10 G). Este texto foi retirado do site da anvisa e do arquivo PDF fornecido pelo fornecedor.

CIFARMA CIENTÍFICA FARMACÊUTICA LTDA

NEOMICON® Cifarma Científica Farmacêutica Ltda.

Pomada dermatológica 10g NEOMICON® sulfato de neomicina - DCB: 06284

MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO REFERÊNCIA FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES

Pomada dermatológica - Embalagem com 1 bisnaga com 10g.

USO TÓPICO USO ADULTO E PEDIÁTRICO COMPOSIÇÃO

Cada grama de NEOMICON® contém:

sulfato de neomicina (equivalente a 3,5 mg de neomicina) . . . . . . . . 5mg Excipientes q.s.p . . . . . . . . 1g (metilparabeno, propilparabeno, petrolato líquido, álcool etílico, lanolina anidra e petrolato branco).

INFORMAÇÕES AO PACIENTE COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

NEOMICON® age de maneira a combater as principais e mais comuns infecções da pele.

POR QUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO?

NEOMICON® está indicado para o tratamento e profilaxia das infecções da pele de qualquer natureza, inclusive traumática ou feridas cirúrgicas.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

NEOMICON® é contraindicado a pacientes com histórico de reações de sensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.

Este medicamento não deve ser aplicado sobre os olhos.

Outros antibióticos aminoglicosídeos podem apresentar reação de sensibilidade cruzada com a neomicina.

Este medicamento não deve ser aplicado sobre queimaduras graves, feridas profundas ou extensas áreas, exceto sob prescrição médica.

Pacientes que possuem sensibilidade conhecida aos componentes da formulação, poderão desenvolver reação do tipo alérgica, portanto, não devem utilizar este medicamento.

Informe ao seu médico ou cirurgião dentista a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término.

Informe também se está amamentando.

Não há contraindicação relativa a faixas etárias.

Informe ao médico ou cirurgião dentista o aparecimento de reações indesejáveis.

Informe ao seu médico ou cirurgião dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

NEOMICON® é de uso tópico, com aspecto homogêneo, incolor, untuoso ao tato e odor característico.

Primeiramente lavar a região afetada com água e sabão apropriado e secar cuidadosamente o local.

Aplicar três vezes ao dia sobre a área lesada. Pode-se cobrir ou não com gaze estéril a região onde foi aplicada a pomada.

Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica ou de seu cirurgião dentista.

Não use o medicamento com prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?

As reações desagradáveis mais comuns que podem ocorrer com o uso de NEOMICON® são:

vermelhidão, ?rash? cutâneo, coceira e inchaço no local de aplicação, irritação local que não existia antes do uso do produto e ainda diminuição da audição.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR GRANDE QUANTIDADE DESTE MEDICAMENTO DE

UMA SÓ VEZ?

Devem-se adotar os procedimentos gerais da conduta no controle de intoxicações exógenas. Adotar medidas habituais de apoio e controle das funções vitais.

ONDE E COMO DEVO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

Este medicamento deve ser armazenado em sua embalagem original. Evitar calor excessivo (temperatura superior a 40º C), proteger da luz e da umidade (evite armazená-lo no banheiro). Nestas condições o prazo de validade é de 24 meses a partir da data de fabricação.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS CARACTERÍSTICAS FARMACOLÓGICAS

A neomicina é um antibiótico de amplo espectro, um dos mais importantes antibióticos para uso tópico conhecido, e seu mecanismo de ação se baseia na interferência na síntese protéica do microrganismo. Este medicamento pertence à família dos aminoglicosídeos, que é particularmente eficaz contra germes gramnegativos e, também, contra alguns germes gram-positivos, como o estafilococos.

Ainda tem-se que este antibiótico não é absorvido pela pele intacta, porém, quando aplicado em queimaduras de grande extensão ou feridas profundas, é facilmente absorvido.

INDICAÇÕES

NEOMICON® é indicado para tratamento e profilaxia das infecções da pele de qualquer natureza, inclusive feridas traumáticas ou cirúrgicas. Deste modo, também é indicado para o tratamento de infecções da pele causadas por microrganismos sensíveis ao antibiótico como: eczemas infectados, piodermites, furúnculos, abcessos e úlceras cutâneas.

CONTRAINDICAÇÕES

NEOMICON® é contraindicado a pacientes com histórico de reações de sensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula e não está indicado para uso oftálmico.

MODO DE USAR E CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO DEPOIS DE ABERTO

NEOMICON® deve ser aplicado sobre a área lesada. Antes de aplicar o medicamento, deve-se lavar o local com água e sabão apropriado e secar bem. Pode-se utilizar ou não uma gaze estéril oclusiva sobre o local.

Este medicamento deve ser armazenado em sua embalagem original. Evitar calor excessivo (temperatura superior a 40º C), proteger da luz e da umidade.

POSOLOGIA

O medicamento deve ser aplicado três vezes ao dia sobre a área lesionada. Pode-se utilizar ou não uma gaze estéril oclusiva sobre o local.

ADVERTÊNCIAS

O uso em grandes extensões de queimaduras ou em feridas profundas pode originar absorção sistêmica, por isso o risco deve ser avaliado pelo médico. A absorção sistêmica pode ser significativa e originar risco de ototoxicidade ou nefrotoxicidade.

USO EM IDOSOS

Pacientes idosos devem ser orientados por seu médico na implantação do tratamento, e as orientações quanto às doses e a duração do tratamento devem ser rigorosamente seguidas. Lembrando que pode ser necessária a utilização de doses menores que a usual.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS

Podem ocorrer reações de hipersensibilidade com maior frequência quando se faz o uso concomitante com outros antibióticos aminoglicosídeos por via sistêmica.

REAÇÕES ADVERSAS A MEDICAMENTOS

As reações adversas mais comuns que podem ocorrer são: vermelhidão, ?rash? cutâneo, coceira e inchaço no local de aplicação.

SUPERDOSE

Devem-se adotar os procedimentos gerais da conduta no controle de intoxicações exógenas. Adotar medidas habituais de apoio e controle das funções vitais.

ARMAZENAGEM

Este medicamento deve ser armazenado em sua embalagem original. Evitar calor excessivo (temperatura superior a 40º C), proteger da luz e da umidade (evite armazená-lo no banheiro). Nestas condições o prazo de validade é de 24 meses a partir da data de fabricação.

SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR. NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.

NÚMERO DO LOTE, DATA DE FABRICAÇÃO E PRAZO DE VALIDADE: VIDE CARTUCHO.

Reg. MS: 1.1560.0049 Farm. Resp.: Dra. Michele Caldeira Landim - CRF/GO: 5122 CIFARMA ? Científica Farmacêutica Ltda.

Áreas Médicas

Hotsites sobre áreas da medicina onde você pode aprender sobre cada doença específica através de artigos e notícias.

Sobre Nosso Site

Temos como objetivo informar a população a respeito dos serviços de saúde oferecidos pelo governo Federal, estadual e municipal em todo o País. Resultado de força conjunta para melhorar um pouco a qualidade de vida de todos os Brasileiros. O SUS (sistema único de Saúde), através do Ministério da saúde fornece todo o serviço gratuito de saúde do Brasil.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192

Curiosidade

Quantos postos de saúde existem no Brasil hoje? Atualmente o total de Unidades de saúde é 40531 postos