Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:
Foto de Bula do FLAXIN 5 MG COM REV CT BL AL PLAS TRANS X 30

Bula do FLAXIN 5 MG COM REV CT BL AL PLAS TRANS X 30

Bula do paciente e do profissional deste medicamento - Informações sobre tratamento, para que serve este remédio e etc.

Abaixo você poderá ler a bula do remédio FLAXIN (5 MG COM REV CT BL AL PLAS TRANS X 30). Este texto foi retirado do site da anvisa e do arquivo PDF fornecido pelo fornecedor.


Nos links acima você encontrará as contra-indicações do remédio, como utilizar, os efeitos que ele pode causar no corpo, as posologias necessárias para tomar, para que serve o medicamento, para que ele é indicado, quando você deverá tomar, quando você não deverá tomar e todas as informações bem detalhadas a respeito do remédio FLAXIN na posologia 5 MG COM REV CT BL AL PLAS TRANS X 30.

Estas siglas da posologia do FLAXIN são difíceis de entender em muito dos casos. Então vamos tentar explicar para você estas siglas. Esperamos que melhore um pouco o entendimento.

5 MG Comprimido Revestido Cartucho de Blister de alumínio plástico transparente X 30

MERCK S/A

FLAXIN® finasterida Merck S/A Bula para o paciente comprimidos revestidos 5 mg Flaxin® finasterida

MEDICAMENTO REFERÊNCIA SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE APRESENTAÇÃO

Comprimidos revestidos de 5 mg em embalagem com 30 comprimidos.

USO ORAL USO ADULTO COMPOSIÇÃO

Cada comprimido revestido contém:

finasterida . . . . . . . . 5 mg Excipientes: croscarmelose sódica, estearato de magnésio, lactose, laurilsulfato de sódio, hipromelose, dióxido de titânio, macrogol, óxido de ferro amarelo, polissorbato 80, povidona e silicona.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE 1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

Seu médico prescreveu Flaxin® porque você apresenta uma condição conhecida como hiperplasia prostática benigna (HPB), ou seja, sua próstata, localizada próximo da bexiga, aumentou de tamanho, causando dificuldades para a passagem da urina.

Este medicamento é para uso somente em homens.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

Flaxin® mg pertence a um grupo de medicamentos chamados "inibidores da 5-alfaredutase".

Flaxin® reduz a próstata nos homens quando está inchada. A próstata se situa embaixo da bexiga (mas apenas nos homens). Ela produz o fluido encontrado no sêmen. Uma próstata inchada pode levar a uma condição chamada "hiperplasia prostática benigna" ou HPB.

O que é HPB?

Se você tem HPB, significa que sua próstata está inchada. Ela pode pressionar o tubo pelo qual a urina atravessa, ao sair do corpo.

Isso pode levar a problemas como:

- sensação que precisa urinar com mais frequência, especialmente à noite - sensação que necessita urinar imediatamente - dificuldade em começar a urinar - ao urinar, o fluxo de urina é fraco - ao urinar, o fluxo para e recomeça - sensação de não esvaziamento completo da bexiga Em alguns homens, a HPB pode ocasionar problemas mais sérios, como:

- infecções do trato urinário - incapacidade súbita de urinar - necessidade de cirurgia O que mais você deve saber sobre a HPB?

- A HPB não é câncer e não leva ao câncer, mas as duas condições podem estar presentes ao mesmo tempo.

- Antes de iniciar o uso de Flaxin®, o seu médico fará alguns testes simples para verificar se tem você tem câncer de próstata.

Converse com seu médico se tiver alguma dúvida sobre isso.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Você não deve tomar Flaxin® se você:

? é mulher (porque este medicamento é indicado para homens) ? tem alergia (hipersensibilidade) à finasterida ou a qualquer outro componente deste medicamento.

Não tome Flaxin® se alguma das situações acima se aplicar a você. Se não tiver certeza, fale com o seu médico.

Mulheres e crianças não devem tomar Flaxin®.

Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres e crianças.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Advertências e precauções Fale com o seu médico antes de tomar Flaxin® se:

- sua parceira está grávida ou planeja engravidar. Você deve utilizar um preservativo ou outro método contraceptivo de barreira quando tomar Flaxin®. Isso é necessário porque o seu sêmen pode conter uma pequena quantidade do fármaco e pode afetar o desenvolvimento normal dos órgãos sexuais do bebê.

- você vai fazer um exame de sangue chamado PSA. Isto porque Flaxin® pode afetar os resultados deste teste.

Se tiver dúvidas, fale com o seu médico antes de tomar Flaxin®.

Alterações de humor e depressão Alterações do humor, como humor deprimido, depressão e, com menor frequência, pensamentos suicidas, foram relatadas em pacientes tratados com finasterida 5 mg. Se você tiver algum destes sintomas, contate seu médico o mais rapidamente possível.

Gravidez e amamentação: Flaxin® não deve ser tomado por mulheres. Não toque em comprimidos de Flaxin® triturados ou partidos se estiver grávida ou planeja engravidar (os comprimidos inteiros são revestidos para evitar o contato com o medicamento durante a utilização normal). Isso é necessário porque este medicamento pode afetar o desenvolvimento normal dos órgãos sexuais do bebê. Se uma mulher que estiver grávida entrar em contato com comprimidos de Flaxin® triturados ou partidos, deve falar com o seu médico.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento.

Uso pediátrico: Flaxin® não deve ser usado em crianças.

Dirigir ou operar máquinas: Flaxin® não é susceptível de afetar sua capacidade de dirigir veículos, utilizar ferramentas ou operar máquinas.

Interações medicamentosas:

Flaxin® pode ser tomado com ou sem alimentos.

Flaxin® geralmente não afeta o efeito de outros medicamentos.

Se você tem dúvidas, questione seu médico.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da luz e umidade, para minimizar a possibilidade de alteração da cor dos comprimidos com o tempo.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Aparência: Comprimido revestido amarelo, redondo, biconvexo, sulcado em um dos lados.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Tome um comprimido revestido de Flaxin® diariamente, com ou sem alimentos. Tome este medicamento por via oral. Siga as orientações de seu médico.

Lembre-se que leva muitos anos até que sua próstata aumente o suficiente para causar sintomas de HPB. Da mesma forma, Flaxin® pode tratar seus sintomas e controlar a doença apenas se você continuar o tratamento por um longo período.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Se você esquecer de tomar um comprimido, pule a dose esquecida. Tome a dose seguinte como de costume. Não tome uma dose dobrada para compensar uma dose esquecida.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico, ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

Como todos os medicamentos, Flaxin® pode causar efeitos secundários, embora estes não se manifestam em todas as pessoas. Os seguintes efeitos secundários podem ocorrer com este medicamento: Reações alérgicas.

Pare de tomar Flaxin® e contate imediatamente um médico se sentir algum dos seguintes sintomas:

- Inchaço da face, lábios, língua ou garganta, dificuldade em engolir e dificuldades respiratórias (angioedema) - Erupções cutâneas, coceira ou nódulos sob a pele (urticária) Outros efeitos colaterais podem incluir:

- não conseguir ter uma ereção (impotência) - ter menos vontade de fazer sexo - ter problemas com a ejaculação, por exemplo, uma diminuição na quantidade de esperma liberada durante o ato sexual. Essa diminuição na quantidade de sêmen não parece afetar a função sexual normal Estes efeitos secundários acima podem desaparecer depois de algum tempo se continuar a tomar Flaxin®. Se não, eles geralmente regridem depois de parar de usar Flaxin®.

Outros efeitos colaterais relatados em alguns homens são:

- inchaço da mama ou sensibilidade - palpitações (sentir o batimento cardíaco) - alterações no funcionamento do fígado, que podem ser comprovadas por um exame de sangue - dor nos testículos - sangue no sêmen (hematospermia) - incapacidade de ter uma ereção que pode continuar depois de parar a medicação - infertilidade masculina e/ou baixa qualidade do sêmen. Melhora na qualidade do sêmen foi relatada após a interrupção da medicação - depressão - diminuição do desejo sexual que pode continuar depois de parar a medicação - problemas com a ejaculação que podem continuar depois de parar a medicação - ansiedade Você deve informar imediatamente ao seu médico quaisquer alterações em seu tecido mamário, como nódulos, dor, aumento ou aparecimento de secreção, pois podem ser sinais de uma doença grave, como câncer de mama.

Informe ao seu médico se algum dos efeitos secundários se agravar ou se perceber quaisquer efeitos secundários não mencionados nesta bula. Pode ajudar se você tomar nota do que aconteceu, quando começou e quanto tempo durou.

O que mais você deve saber sobre Flaxin®?

Flaxin® não está indicado para tratar câncer de próstata.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?

Se você tomar muitos comprimidos por engano, entre em contato com seu médico imediatamente.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

DIZERES LEGAIS

MS 1.0089.0215 Farmacêutico Responsável: Alexandre Canellas de Souza - CRF-RJ nº 23277 MERCK S.A.

CNPJ 33.069.212/0001-84 Estrada dos Bandeirantes, 1099 - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22710-571 Indústria Brasileira

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA.

Nº de lote e datas de fabricação e validade: vide cartucho.

Esta bula foi atualizada conforme Bula Padrão aprovada pela Anvisa em 16/10/2020.

FLAXIN® - Histórico de Alteração da Bula Dados da submissão eletrônica Data do expediente Nº do expediente Assunto 16/10/2020 10450 - SIMILAR Notificação de Alteração de Texto de Bula - RDC 60/12 13/11/2018 10450 - SIMILAR Notificação de Alteração de Texto de Bula - RDC 60/12 1084868/18-1 22/11/2016 2514815/16-0 02/03/2015 0185450/15-0 10450 - SIMILAR Notificação de Alteração de Texto de Bula - RDC 60/12 10450 - SIMILAR Notificação de Alteração de Texto de Bula - RDC 60/12 Dados da petição/notificação que altera bula Data do expediente Nº do expediente Assunto Data de aprovação 16/10/2020 10450 - SIMILAR Notificação de Alteração de Texto de Bula - RDC 60/12 Não se aplica 13/11/2018 10450 - SIMILAR Notificação de Alteração de Texto de Bula - RDC 60/12 Não se aplica 1084868/18-1 22/11/2016 2514815/16-0 02/03/2015 0185450/15-0 10450 - SIMILAR Notificação de Alteração de Texto de Bula - RDC 60/12 10450 - SIMILAR Notificação de Alteração de Texto de Bula - RDC 60/12 Dados das alterações de bula Itens de bula VP: Quais os males que este medicamento pode me causar?

VPS: Reações adversas (Conforme bula padrão publicada em 16/10/2020).

VP: Para que este medicamento é indicado? Como este medicamento funciona? Quando não devo usar este medicamento? O que devo saber antes de usar este medicamento? Como devo usar este medicamento? O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Quais os males que este medicamento pode me causar?

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?

VPS: Características farmacológicas / Advertências e precauções / Interações medicamentosas / Reações adversas (Conforme bula padrão publicada em 13/11/18).

Versões (VP/VPS) Apresentações relacionadas

VP/VPS

Comprimidos revestidos 5 mg

VP/VPS

Comprimidos revestidos 5 mg Não se aplica VP & VPS::Dizeres legais (Farmaceutico Responsável) Harmonizada com bula padrão publicada em 26/04/16.

VP/VPS

Comprimidos revestidos 5 mg Não se aplica VP & VPS::Dizeres legais (Farmaceutico Responsável)

VP/VPS

Comprimidos revestidos 5 mg FLAXIN® - Histórico de Alteração da Bula Dados da submissão eletrônica Data do expediente Nº do expediente 02/03/2015 0185320/15-1 14/01/2014 0027824/14-6 Assunto 10756 - SIMILAR Notificação de alteração de texto de bula para adequação à intercambialidade 10457 - SIMILAR Inclusão Inicial de Texto de Bula RDC 60/12 Dados da petição/notificação que altera bula Data do expediente Nº do expediente 02/03/2015 0185320/15-1 14/01/2014 0027824/14-6 Assunto 10756 - SIMILAR Notificação de alteração de texto de bula para adequação à intercambialidade 10457 - SIMILAR Inclusão Inicial de Texto de Bula RDC 60/12 Data de aprovação Dados das alterações de bula Versões (VP/VPS) Apresentações relacionadas Não se aplica VP & VPS: Inclusão da frase

MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA VP/VPS

Comprimidos revestidos 5 mg Não se aplica Não se aplica (versão inicial) Conforme bula padrão publicada no bulário eletrônico da Anvisa em 16/10/13.

VP/VPS

Áreas Médicas

Hotsites sobre áreas da medicina onde você pode aprender sobre cada doença específica através de artigos e notícias.

Sobre Nosso Site

Temos como objetivo informar a população a respeito dos serviços de saúde oferecidos pelo governo Federal, estadual e municipal em todo o País. Resultado de força conjunta para melhorar um pouco a qualidade de vida de todos os Brasileiros. O SUS (sistema único de Saúde), através do Ministério da saúde fornece todo o serviço gratuito de saúde do Brasil.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192

Curiosidade

Quantos postos de saúde existem no Brasil hoje? Atualmente o total de Unidades de saúde é 40531 postos