Abaixo você poderá ler a bula do remédio DELTAMETRIL (20 MG SHAMP FR PLAS OPC CT 100 ML). Este texto foi retirado do site da anvisa e do arquivo PDF fornecido pelo fornecedor.
Nos links acima você encontrará as contra-indicações do remédio, como utilizar, os efeitos que ele pode causar no corpo, as posologias necessárias para tomar, para que serve o medicamento, para que ele é indicado, quando você deverá tomar, quando você não deverá tomar e todas as informações bem detalhadas a respeito do remédio DELTAMETRIL na posologia 20 MG SHAMP FR PLAS OPC CT 100 ML.
Estas siglas da posologia do DELTAMETRIL são difíceis de entender em muito dos casos. Então vamos tentar explicar para você estas siglas. Esperamos que melhore um pouco o entendimento.
20 MG SHAMP Frasco de plástico opaco Cartucho de 100 ML
MEDQUIMICA INDUSTRIA FARMACEUTICA LTDA.
DELTAMETRIL®
deltametrina
MEDQUÍMICA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA
shampoo 0,2 mg/mL
DELTAMETRIL®
deltametrina shampoo
I- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO
Nome Genérico:
deltametrina Forma Farmacêutica e Apresentação:
Shampoo 0,2 mg/mL - frasco de 100 mL
USO ADULTO E PEDIÁTRICO USO EXTERNO
Composição:
Cada mL contém:
deltametrina . . . . . . . . 0,2 mg Veículo QSP . . . . . . . . 1 mL (álcool etílico, essência flor do campo, lauril eter sulfato de sódio, cloreto de sódio, metilparabeno, propilparabeno e água deionizada).
II- INFORMAÇÕES AO PACIENTE 1 - AÇÃO ESPERADA DO MEDICAMENTO:
A deltametrina atua como pediculicida e escabicida. Os sinais de melhora nos sintomas podem ocorrer em um prazo variável de dias, após o início do tratamento. Seu médico é a pessoa adequada para dar-lhe mais informações sobre o tratamento; siga sempre suas orientações. Não devem ser utilizadas doses superiores às recomendadas.
2 - CUIDADOS DE ARMAZENAMENTO:
Conservar em temperatura ambiente (entre 15° e 30°C).
3 - PRAZO DE VALIDADE:
Data de fabricação, Vencimento e Nº de lote: vide cartucho Ao comprar qualquer medicamento, verifique o prazo de validade.
NÃO UTILIZE MEDICAMENTO COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. ALÉM DE NÃO OBTER O EFEITO DESEJADO, VOCÊ PODERÁ PREJUDICAR SUA SAÚDE. ANTES E USAR OBSERVE O ASPECTO DO MEDICAMENTO.
SIGA CORRETAMENTE O MODO E USAR; NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.
4 - GRAVIDEZ E LACTAÇÃO:
Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término. Informe também se está amamentando. Desconhecem-se feitos adversos pelo uso do produto na gravidez ou lactação.
Contudo, deve-se considerar o risco-benefício antes da indicação.
5 - CUIDADOS DE ADMINISTRAÇÃO:
Siga sempre as orientações de seu médico, respeitando os horários, as doses e a duração do tratamento. A administração conjunta o produto com outros medicamentos só deverá ser realizada após consulta do médico assistente. O uso em crianças e gestantes deve obedecer a cuidados e observações rigorosos. Para os cabelos e couro cabeludo usar Deltametril® shampoo. Não usar o produto pra sombrancelhas ou cílios. No caso de contato com os olhos, lavá-los por 15 minutos com água corrente e procurar orientação médica. O produto deverá ser aplicado em local ventilado. Evitar contaminação de alimentos pelo produto. Não reutilizar o recipiente vazio. O tratamento não deve ser interrompido sem o conhecimento do seu médico.
Durante o tratamento, o uso de qualquer outro remédio só deverá ser feito com o conhecimento do seu médico.
Evitar o uso do produto sobre regiões lesionadas da pele como nos casos de ferimentos, queimaduras, ulcerações e rachaduras. Evitar que o produto atinja os olhos.
Como normas de higiene, é recomendado:
a - Ferver as roupas de cama e de uso pessoal, mantendo-as limpas.
b - Manter as unhas curtas e limpas. No caso de pediculose (piolhos) ou ftiríase (chatos), manter os cabelos curtos e limpos.
c - Evitar exagero no coçar e colocar luvas de proteção nas crianças.
d - Procurar descobrir possíveis portadores e possíveis contatos com eles seus objetos de uso.
e ? Alertar os responsáveis por instituições coletivas frequentadas pelos portadores do parasita.
6 - INTERRUPÇÕES DO TRATAMENTO:
Não interromper o tratamento sem o conhecimento de seu médico.
A interrupção repentina deste medicamento não causa efeitos desagradáveis, nem riscos, apenas cessará o efeito terapêutico.
7 - REAÇÕES ADVERSAS:
Em alguns casos, o produtos pode produzir, transitórias na maioria das vezes, algumas reações desagradáveis.
Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.
?TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS?.
8 - CONTRA INDICAÇÕES:
O produto é contra-indicado para pacientes que apresentarem antecedentes de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.
Informe a seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
9- PRECAUÇÕES:
ESTE MEDICAMENTO SOMENTE DEVE SER UTILIZADO DURANTE A GRAVIDEZ SOB
ORIENTAÇÃO MÉDICA.
INFORME AO SEU MÉDICO OU CIRURGIÃO-DENTISTA O APARECIMENTO DE REAÇÕES INDESEJÁVEIS.
INFORME AO SEU MÉDICO OU CIRURGIÃO-DENTISTA SE VOCÊ ESTÁ FAZENDO USO DE ALGUM OUTRO MEDICAMENTO.
?NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO; PODE SER PERIGOSO
PARA SUA SAÚDE?.
III- INFORMAÇÕES TÉCNICAS:
1 ? CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS E FARMACOLÓGICAS:
A deltametrina é a susbstância mais ativa da classe dos piretróides, substância sintética obtida por esterificação do ácido crisantêmico. A deltametrina apresenta elevado coeficiente de segurança e baixa toxicidade para mamíferos. Possui considerável efeito residual e alto poder letal contra piolhos e ácaros. A deltametrina apresenta notáveis propriedades pediculicidas e escabicidas, sendo o Pediculis humanus capitis, Pediculis humanus humanus, Phthirus púbis e seus ovos extraordinariamente sensíveis à sua ação. A sua ação é seletiva e se dá após absorção das substância através do esoesqueleto de quitina dos ectoparasitas. Uma vez no interior do organismo do inseto, a deltametrina transportada pela hemolinfa fixa-se nos gânglios nervosos periféricos e nas estruturas motoras do sistema nervoso central, produzindo excitabildade, coordenação motora, paralisia, letargia e morte do parasita.
2 - INDICAÇÕES:
O Deltametril® está indicado no tratamento e profilaxia da PEDICULOSE (piolhos), da FTIRIASE (chatos), da ESCABIOSE (sarna) e das infestações por carrapatos em geral.
3 - CONTRA-INDICAÇÕES:
HIPERSENSIBILIDADE À DELTAMETRINA, ALERGIA RESPIRATÓRIA E LESÕES DE PELE:
FERIDAS E QUEIMADURAS OU CONDIÇÕES QUE POSSIBILITEM MAIOR ABSORÇÃO.
4 ? PRECAUÇÕES/ADVERTÊNCIAS:
O MEDICAMENTO ESTÁ INDICADO SOMENTE PARA USO TÓPICO. Não deve ser ingerido ou inalado. Deve ser mantido fora do alcance dos olhos e mucosas. No caso de contato acidental com os olhos, lavá-los imediatamente com água corrente por alguns minutos. No caso de infecção ou irritação da pele, interromper tratamento.
5- INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS:
Ainda não foram totalmente relacionadas as interações do produto com outras drogas e/ou medicamentos.
6 - REAÇÕES ADVERSAS E EFEITOS COLATERAIS:
Pode ocorrer irritação ocular, cutânea e reações de hipersensibilidade, sobretudo do tipo alergia respiratória.
Se o produto for utilizado em pele lesada por feridas ou queimaduras, podem ocorrer maior absorção da deltametrina com efeitos gastrintestinais e neurológicos agudos.
7 - POSOLOGIA:
Deve ser aplicado nos cabelos e couro cabeludo, de preferência durante o banho, fazendo ligeiras fricções com a ponta dos dedos. Deixar nas áreas atingidas durante 5 minutos. Enxaguar bem. Usar durante 4 dias consecutivos.
8 - SUPERDOSAGEM:
- No caso de ingestão acidental, o tratamento é principalmente de suporte.
- Deve-se induzir o vômito nos indivíduos conscientes ou realizar lavagem gástrica nos inconscientes.
- Pode-se administrar sais catárticos para aumentar o trânsito intestinal e diminuir a absorção de piretrina.
- No caso de inalação acidental, pode-se necessitar de respiração artificial.
9 - PACIENTES IDOSOS:
Não foram relatadas restrições quanto ao uso do produto em pacientes maiores de 65 anos de idade.
SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.
IV - DIZERES LEGAIS
MS nº 1.0917.0047 Farm. Resp.: Dr. Jadir Vieira Junior CRF-MG 10.681 Registrado por:
MEDQUÍMICA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA
Rua Otacílio Esteves da Silva, 40 - Granjas Betânia CEP 36.047-400 - Juiz de Fora - MG CNPJ 17.875.154/0001-20 - Indústria Brasileira Fabricado por:
MEDQUIMICA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA.
Rua Fernando Lamarca, 255 ? Distrito Industrial CEP: 36.092-030 ? Juiz de Fora ? MG CNPJ: 17.875.154/0003-91 ? Indústria Brasileira SAC: 0800 032 4087 www.medquimica.com Número do expediente Versão atual Nome do assunto Histórico de alteração para a bula Data da Data de aprovação notificação/petição da petição 17/01/2017 17/01/2017 (10450) Medicamento Similar ? Notificação de Alteração de Texto de Bula ? RDC 60/12 Itens alterados