Abaixo você poderá ler a bula do remédio D3CAPS (50000 UI CAP MOLE CT BL AL PLAS TRANS X 8). Este texto foi retirado do site da anvisa e do arquivo PDF fornecido pelo fornecedor.
Nos links acima você encontrará as contra-indicações do remédio, como utilizar, os efeitos que ele pode causar no corpo, as posologias necessárias para tomar, para que serve o medicamento, para que ele é indicado, quando você deverá tomar, quando você não deverá tomar e todas as informações bem detalhadas a respeito do remédio D3CAPS na posologia 50000 UI CAP MOLE CT BL AL PLAS TRANS X 8.
Estas siglas da posologia do D3CAPS são difíceis de entender em muito dos casos. Então vamos tentar explicar para você estas siglas. Esperamos que melhore um pouco o entendimento.
50000 UI Cápsula MOLE Cartucho de Blister de alumínio plástico transparente X 8
UNIÃO QUÍMICA FARMACÊUTICA NACIONAL S/A
D3CAPS
colecalciferol Cápsula mole
IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES
Cápsula mole 7.000 UI - embalagem com 4, 8 ou 30 Cápsulas moles.
Cápsula mole 10.000 UI - embalagem com 4 ou 8 Cápsulas moles.
Cápsula mole 50.000 UI - embalagem com 4 ou 8 Cápsulas moles.
USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 12 ANOS COMPOSIÇÃO
Cada cápsula mole contém:
colecalciferol 7.000 UI . . . . . . . . 7,0 mg Excipientes: racealfatocoferol, óleo de soja, gelatina, glicerol, amarelo de quinolina, óxido de ferro vermelho, dióxido de titânio, água purificada.
Cada cápsula mole contém:
colecalciferol 10.000 UI . . . . . . . . 10,0 mg Excipientes: racealfatocoferol, óleo de soja, gelatina, glicerol, amarelo de quinolina, óxido de ferro amarelo, vermelho cochonilha, dióxido de titânio, água purificada.
Cada cápsula mole contém:
colecalciferol 50.000 UI . . . . . . . . 50,0 mg Excipientes: racealfatocoferol, óleo de soja, gelatina, glicerol, amarelo de quinolina, óxido de ferro amarelo, vermelho cochonilha, vermelho ponceau 4R, água purificada.
INFORMAÇÕES AO PACIENTE 1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
D3CAPS (colecalciferol) é um medicamento a base de vitamina D3 (colecalciferol), indicado para prevenção e tratamento auxiliar na desmineralização óssea (perda dos minerais do osso), do raquitismo (depósito deficiente de cálcio nos ossos durante o crescimento), osteomalácia (alteração do depósito de minerais nos ossos que pode ocorrer no adulto e idoso) e prevenção no risco de quedas e fraturas.
2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
D3CAPS (colecalciferol) atua na absorção intestinal do cálcio e fósforo, fundamental para a mineralização óssea. A vitamina D3, no tecido muscular, estimula a síntese proteica, crescimento dos miócitos e transporte de cálcio, e com isso apresenta efeito positivo sobre a força, volume, tônus e velocidade da contração muscular.
3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
D3CAPS (colecalciferol) não deve ser utilizado em pacientes que apresentem hipersensibilidade aos componentes da fórmula. É contraindicado também em pacientes que apresentam hipervitaminose D (absorção excessiva da vitamina), elevadas taxas de cálcio ou fosfato na corrente sanguínea e também em casos de má formação nos ossos.
Restrições a grupos de risco: não existem restrições ou cuidados especiais quanto ao uso do produto por pacientes idosos. Estudos tem relatado que idosos podem ter níveis mais baixos de vitamina D do que os adultos jovens, especialmente aqueles com pouca exposição solar.
Os níveis de referência recomendados para a vitamina D presente no sangue são:
? Acima de 20 ng/mL é o valor desejável para população saudável (até 60 anos);
? Entre 30 e 60 ng/mL é o valor recomendado para grupos de risco como: idosos (acima de 60 anos), indivíduos com fraturas ou quedas recorrentes, gestantes e lactantes, osteoporose (primária e secundária), doenças osteometabólicas, tais como raquitismo, osteomalácia, hiperparatireoidismo, doença crônica dos rins, síndromes de má-absorção, como após cirurgia bariátrica (redução do estomago) e doença inflamatória intestinal, medicações que possam interferir com a formação e degradação da vitamina D, tais como: terapia antirretroviral, glicocorticoides e anticonvulsivantes, neoplasias malignas, sarcopenia e diabetes;
? Acima de 100 ng/mL: risco de toxicidade e hipercalcemia.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos.
4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Pacientes com arteriosclerose, insuficiência cardíaca, hiperfosfatemia e insuficiência renal devem procurar orientação médica para avaliar risco/benefício da administração da vitamina D. Em caso de hipervitaminose D (absorção excessiva da vitamina D), recomenda-se administrar dieta com baixa quantidade de cálcio, grandes quantidades de líquido e se necessário glicocorticóides.
Informe seu médico caso você utilize antiácidos que contenham magnésio, pois o uso concomitante com vitamina D pode resultar em hipermagnesemia. Não se recomenda o uso simultâneo de vitamina D e calcifediol devido ao efeito aditivo e aumento do potencial tóxico. Preparações que contenham cálcio em doses elevadas ou diuréticos tiazídicos quando usados concomitantemente com vitamina D, aumentam o risco de hipercalcemia e as que contém fósforo, também em doses elevadas, aumentam o potencial de risco de hiperfosfatemia. Não há restrições específicas quanto à ingestão concomitante de alimentos. As alterações em testes laboratoriais descritas em decorrência do uso da vitamina D são:
- alguns antiepilépticos (ex.: carbamazepina, fenobarbital, fenitoína e primidona) podem aumentar a necessidade de vitamina D3. O uso concomitante de D3CAPS (colecalciferol) com outros produtos contendo vitamina D3 não é recomendado devido ao efeito aditivo e aumento do potencial tóxico.
- os anticonvulsionantes e os barbitúricos podem acelerar a metabolização de vitamina D3, reduzindo a sua eficácia.
- alterações endócrinas e metabólicas: a toxicidade pela vitamina D em doses elevadas acima das recomendadas incluindo a nefrocalcinose/insuficiência renal e hipertensão, podem ocorrer com o uso prolongado de colecalciferol. A hipervitaminose D é reversível com a descontinuação do tratamento ao menos que ocorra dano renal grave.
- anormalidades das gorduras do sangue: efeitos dislipidêmicos do colecalciferol, caracterizados pela redução do HDL-colesterol e aumento do LDL-colesterol, tem sido observado quando as vitaminas são administradas isoladas em mulheres pós-menopausa.
Recomenda-se que você realize exames de quantificação de vitamina D periodicamente, de acordo com as instruções do seu médico.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
1
5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Manter o produto em sua embalagem original e conservar em temperatura ambiente (entre 15º e 30°C).
Proteger da luz e umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
D3CAPS (colecalciferol) encontra-se na forma de:
? 7.000 UI: Cápsula mole no formato oval, laranja claro opaco;
? 10.000 UI: Cápsula mole no formato oval, laranja escuro opaco;
? 50.000 UI: Cápsula mole no formato oval, laranja escuro opaco.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
D3CAPS deve ser utilizado por via oral.
A dose e a posologia de uso de D3CAPS devem ser definidas A CRITÉRIO MÉDICO, de acordo com a condição clínica, os níveis sanguíneos de vitamina D de cada paciente e a presença ou não do mesmo nos grupos de risco e a necessidade ou não do uso de doses de ataque ou manutenção, respeitando sempre as faixas terapêuticas definidas pelos estudos de eficácia e segurança. A dosagem pode variar de 1.000UI a 50.000 UI, dependendo da necessidade de uso de doses de ataque ou manutenção. Recomenda-se o monitoramento dos níveis séricos de 25OHD periodicamente após o início do tratamento e adequação da dose assim que os níveis desejados de 25OHD forem atingidos. O uso de suplementos de cálcio pode ser necessário, devendo o médico avaliar a necessidade ou não de uso deste.
Baseado nos estudos de eficácia e segurança que avaliaram o uso de colecalciferol, recomenda-se as seguintes posologias:
Doses de ataque:
Osteomalácia: Ingerir 50.000 UI por semana ou conforme orientação médica.
Desmineralização óssea e Prevenção de quedas e fraturas em idosos: Ingerir 10.000 UI ao dia ou 50.000 UI por semana ou conforme orientação médica, até a obtenção dos níveis de 25OHD desejados.
Osteomalácia: Ingerir de 7.000 UI a 14.000 UI por semana ou conforme orientação médica, para manutenção dos níveis de 25OHD desejados.
Desmineralização óssea e Prevenção de quedas e fraturas em idosos: Ingerir de 7.000 UI a 14.000 UI por semana ou conforme orientação médica, para manutenção dos níveis de 25OHD desejados.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Ingerir as cápsulas com quantidade suficiente de líquido.
Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Caso haja esquecimento da ingestão de uma dose deste medicamento, retome a posologia prescrita sem a necessidade de administrações repetidas.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou do seu médico, ou cirurgião-dentista.
8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?
2 Apesar de não haver a descrição da frequência com que ocorrem as reações adversas na literatura, os seguintes casos foram observados quando ocorre a ingestão excessiva de vitamina D3: desenvolvimento de hipercalcemia (excesso de cálcio) e seus efeitos associados incluindo hipercalciúria (quantidade elevada de cálcio na urina), calcificação ectópica e dano cardiovascular e renal.
Na hipervitaminose D (absorção excessiva da vitamina), têm sido relatados casos de secura da boca, dor de cabeça, polidipsia (sensação de sede), poliúria (aumento no volume normal de urina), perda de apetite, náuseas, vômitos, fadiga, sensação de fraqueza, aumento da pressão arterial, dor muscular e prurido, perda de peso, gosto metálico, nefrocalcinose ou calcinose vascular e pancreatite. Entretanto, cabe ressaltar que esses casos são observados após administração de doses elevadas durante longos períodos.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.
9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Na ocorrência de superdose a administração do produto deve ser imediatamente interrompida, instituindose tratamento sintomático e de suporte.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico leve a embalagem ou a bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
Registro MS ? 1.0497.1439 Registrado por:
UNIÃO QUÍMICA FARMACÊUTICA NACIONAL S/A
Rua Cel. Luiz Tenório de Brito, 90 Embu-Guaçu ? SP ? CEP: 06900-000 CNPJ: 60.665.981/0001-18 Indústria Brasileira Farm. Resp.: Florentino de Jesus Krencas CRF-SP: 49136 Fabricado por Catalent Brasil Ltda.
Indaiatuba/SP Embalado por:
Myralis Industria Farmacêutica Ltda Valinhos ? SP Ou Registrado por:
UNIÃO QUÍMICA FARMACÊUTICA NACIONAL S/A
Rua Cel. Luiz Tenório de Brito, 90 Embu-Guaçu ? SP ? CEP: 06900-000 CNPJ: 60.665.981/0001-18 Indústria Brasileira Farm. Resp.: Florentino de Jesus Krencas CRF-SP: 49136 Fabricado por:
Catalent Brasil Ltda.
3 Indaiatuba/SP Embalado por:
Myralis Industria Farmacêutica Ltda Aguaí ? SP SAC 0800 11 1559 4 Histórico de Alteração para a Bula Dados da submissão eletrônica Data do expediente Nº do expediente Dados da petição/notificação que altera bula Data do expediente Assunto Nº do expediente Assunto Dados das alterações de bulas Data de aprovação Itens de Bula Versões (VP / VPS) Apresentações relacionadas Cápsulas Gerado no 07/2020 momento do peticionamento 10461
ESPECÍFICO
? ? Inclusão inicial de Texto de Bula ? RDC 60/12 10/10/2019 2420223/19-1 10485 ESPECÍFICO REGISTRO
DE MEDICAMENTO CLONE
06/04/2020 - Versão incial
VP VPS
1000 UI CAP MOLE
CT BL AL PLAS
TRANS X 30 1000 UI CAP MOLE
CT BL AL PLAS
TRANS X 60 2000 UI CAP MOLE
CT BL AL PLAS
TRANS X 30 2000 UI CAP MOLE
CT BL AL PLAS
TRANS X 60 5000 UI CAP MOLE
CT BL AL PLAS TRANS X 8
5000 UI CAP MOLE
CT BL AL PLAS
TRANS X 30 7000 UI CAP MOLE
CT BL AL PLAS TRANS X 4
7000 UI CAP MOLE
CT BL AL PLAS TRANS X 8
7000 UI CAP MOLE
CT BL AL PLAS
TRANS X 30 10000 UI CAP
MOLE CT BL AL PLAS TRANS X 4
50000 UI CAP
MOLE CT BL AL PLAS TRANS X 4
1000 UI CAP MOLE 5
CT BL AL PLAS
TRANS X 90 1000 UI CAP MOLE
CT BL AL PLAS
TRANS X 120 2000 UI CAP MOLE
CT BL AL PLAS
TRANS X 90 2000 UI CAP MOLE
CT BL AL PLAS
TRANS X 120 5000 UI CAP MOLE
CT BL AL PLAS
TRANS X 60 7000 UI CAP MOLE
CT BL AL PLAS
TRANS X 12 7000 UI CAP MOLE
CT BL AL PLAS
TRANS X 60 10000 UI CAP
MOLE CT BL AL PLAS TRANS X 8
50000 UI CAP
MOLE CT BL AL PLAS TRANS X 8
50000 UI CAP
MOLE CT BL AL PLAS TRANS X 12
50000 UI CAP
MOLE CT BL AL PLAS TRANS X 24
50000 UI CAP
MOLE CT BL AL PLAS TRANS X 48
10000 UI CAP