Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

Receitas de brigadeiro sem manteiga

Saiba como fazer brigadeiro sem manteiga de forma saudável e com muito sabor - Veja nossas dicas de receita para você fazer em casa

Você lerá este artigo no máximo em 3 minutos

Imagem destaque da matéria - Receitas de brigadeiro sem manteigaSeja pra seguir a dieta, se manter mais saudável ou até mesmo porque não tem em casa, todo mundo já se perguntou como fazer um delicioso brigadeiro sem manteiga. Então vamos separar os ingredientes e apostar nesse doce que está presente em todos os lugares.

Quase sempre de chocolate, mas pode ser de morango ou chocolate branco, o brigadeiro é sem duvida a maior aposta quando falamos de doces para festas e até mesmo para dividir na colher em casa. Simples e rápido de fazer, você só precisa escolher seu sabor de preferência.

Brigadeiro com ou sem manteiga?


Um assunto polémico entre os amantes desse doce irresistível, alguns preferem com manteiga outros sem, afinal qual o papel da manteiga na receita?
A manteiga é feita de nata de leite batida com sal ou sem, não leva corantes ou aditivos químicos, portanto é considerada uma gordura “saudável”.

Diferente da margarina que é composta por saborizantes, conservantes e outros produtos artificiais que são nocivos a saúde. Grande parte das empresas e confeiteiras que trabalham no ramo escolhem a manteiga para ser o ingrediente chave do brigadeiro já que ao esfriar a gordura endurece e torna o brigadeiro mais fácil de enrolar, além de ser mais saudável.

Mas é importante ressaltar que a manteiga não é um ingrediente fundamental nesse doce delicioso que também fica uma delicia sem ela na receita. Um dos benefícios é a redução de gorduras, já que o leite condensado, ingrediente base da receita, por si só já é repleto de gorduras e dá liga no doce tornando possível enrolar, apesar de um pouco mais difícil.

Se você busca uma alternativa ainda mais saudável do brigadeiro apostar no leite condensado light também é uma opção, ele tem bem menos gordura que o integral e preserva o mesmo sabor, você também pode substituir o chocolate em pó por cacau em pó sem açúcar. Rico em ferro, cafeína e substancias antioxidantes o cacau em pó deixa o doce um pouco menos doce, porém mais saudável que o chocolate que pode ser Toddy, Nescau ou chocolate em barra derretido.

Receitas de brigadeiro sem manteiga


Agora que você já sabe as diferenças entre receitas, vamos ensinar como fazer o delicioso brigadeiro sem manteiga. Leite condensado e chocolate, leite condensado e morango, leite condensado e chocolate branco são os sabores que iremos fazer hoje.

Você vai precisar de:

  •  Uma panela antiaderente ou leiteira com cabo
  • Uma colher de madeira ou silicone
  • Uma lata de leite condensado (integral ou light)
  • Se for de chocolate escolha o chocolate de sua preferência (Nescau, Toddy ou chocolate em barra)
  • Granulado a escolha ou açúcar cristal
  • Para o de morango separe 3 colheres de Nesquik
  • Para o branco separe 3 colheres de leite em pó
  • Um refratário de vidro com tampa.

Modo de preparo com chocolate em barra


Coloque a barra de chocolate num prato e leve ao micro-ondas, deixe por 30 segundos e veja se derreteu, repita o processo até derreter. Na panela ou leiteira acrescente o leite condensando integral ou light e leve ao fogo mexendo com a espátula para não grudar no fundo até ele começar a ficar um pouco mais solto na panela, aos poucos adicione o chocolate e mexa até o doce começar a soltar do fundo da panela. Retire do fogo e despeje sobre o refratário.

Deixe esfriar por 30 minutos, com uma colher separe as porções e comece a enrolar. Passe no granulado da sua escolha ou em açúcar cristal. Sirva frio, até 20 porções.

Modo de preparo com chocolate em pó


Leve a panela ao fogo com o leite condensado integral ou light, mexa com a espátula enquanto adiciona 3 colheres do sabor de sua escolha, continue mexendo até que o doce comece a ferver e soltar da panela. Despeje no refratário e espere esfriar por 30 minutos. Separe com a colher e enrole as porções. Passe no granulado e está pronto o seu delicioso brigadeiro.

Modo de preparo no micro-ondas


Separe uma vasilha própria para o micro-ondas e misture o leite condensado, chocolate ou Nesquik até que fique uniforme. Leve ao forno micro ondas em potência alta ou na tecla brigadeiro (caso tenha), por 3 minutos. Retire e mexa novamente a mistura até ficar homogênea, leve ao forno micro ondas novamente por mais 3 minutos.

Caso ainda não esteja no ponto repita somente mais uma vez para não queimar. Retire e deixe esfriar. Separe as porções com a colher e enrole as porções. Passe no granulado ou açúcar cristal e está pronto.

Agora é só ir pra cozinha e testar essas deliciosas receitas de brigadeiro sem manteiga.

Veja nosso webstory desta reportagem.

Áreas Médicas

Hotsites sobre áreas da medicina onde você pode aprender sobre cada doença específica através de artigos e notícias.

Sobre Nosso Site

Temos como objetivo informar a população a respeito dos serviços de saúde oferecidos pelo governo Federal, estadual e municipal em todo o País. Resultado de força conjunta para melhorar um pouco a qualidade de vida de todos os Brasileiros. O SUS (sistema único de Saúde), através do Ministério da saúde fornece todo o serviço gratuito de saúde do Brasil.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192

Curiosidade

Quantos postos de saúde existem no Brasil hoje? Atualmente o total de Unidades de saúde é 40531 postos