Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

UTI neonatal em Conceição do Araguaia recebe novos leitos

O Governo do estado entregou 10 novos leitos de UTI neonatal no HRCA esta semana. População agradece!

Você lerá este artigo no máximo em 2 minutos

Imagem destaque da matéria - UTI neonatal em Conceição do Araguaia recebe novos leitosPará - É sempre bom falar da área de Saúde do Pará! Na manhã desta quarta-feira (22), o governador Helder Barbalho inaugurou 10 novos leitos na unidade de terapia intensiva neonatal do Hospital Regional de Conceição do Araguaia (HRCA), vinculado à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Esse procedimento irá aprimorar a assistência neonatal de alta complexidade do SUS no Distrito Sanitário de Araguaí.

“Ficamos felizes em proporcionar mais esse incremento ao hospital, que já possui leitos de UTI adulto e desde o ano passado já é porta aberta para traumatologia. Os leitos aqui entregues desafogarão as demandas do Hospital Regional de Redenção, que já oferecia o serviço. Dessa forma garantimos o direito da população em ter atendimento às especialidades médicas sem precisar de tantos deslocamentos aos grandes centros urbanos”, disse o governador Helder Barbalho.
A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal é um espaço dedicado ao atendimento de bebês prematuros e bebês que apresentam algum tipo de problema ao nascer. Presente na cerimónia de entrega dos novos leitos de cuidados intensivos neonatais, Cipriano Ferraz, ministro-adjunto da saúde do CISBA, explicou que a ampliação da capacidade hospitalar levará a melhorias no atendimento às grávidas, especialmente as de alto risco, e também às famílias de prematuros, à medida que funcionam os 10 novos leitos, para ampliar e melhorar o bem-estar da população.

“Os familiares terão mais conforto e tranquilidade para se dedicar à evolução dos bebês, pois terão certeza que contam com uma equipe extremamente capacitada, atuando em um ambiente seguro e acolhedor”, afirmou o secretário Sipriano.
Para o diretor do HRCA, João Wanderley Silva Oliveira, havia uma necessidade histórica quanto a este tipo de atendimento. “A criação de novos leitos se faz necessária para que a gente consiga absorver parte desta demanda e possa prestar uma assistência para o recém-nascido e evitar assim complicações futuras”, destaca.

Daiana Sales, enfermeira neonatal e coordenadora da Unidade de Cuidados Intermediários do hospital, diz que a oferta de leitos na UTIN chegou em boa hora e vai criar condições para a demanda de Conceição do Araguaia e dos outros 14 municípios da região de saúde do Araguaia para ser melhor atendido. “Antes só contávamos com o serviço de UTI Neonatal do Hospital Regional de Redenção, com cinco leitos, mas a partir de agora o fluxo ficará mais dinâmico”, explicou.

Atendida no Hospital Regional no dia 9 de fevereiro, a vendedora Jaqueline Valadares deu à luz ao primeiro filho após 27 semanas e três de gestação. “Foi uma situação de prematuridade extrema, mas graças a Deus e ao atendimento de toda a equipe do hospital meu filho já saiu da fase de perigo. Ele ainda permanece na Unidade até desenvolver melhor suas funções vitais, a respirar sozinho e ter alta”, relata.

Para Jaqueline, o aparelhamento do hospital com novos leitos de UTI Neonatal é importante e serve como referência às gestantes de municípios vizinhos. “Saber que existe um hospital que atende pelo SUS, com essa estrutura que oferece segurança e o carinho dos servidores com os pacientes, é confortante. Estou na expectativa de já levar meu bebê para casa”, afirma.

Administração do HRCA

O HRCA é administrado diretamente pela Sespa e atende usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) residentes em Conceição de Araguaia e municípios vizinhos, como Água Azul do Norte, Bannach, Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, Ourilândia do Norte, Pau D Arco , Rio Maria e Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Sapucaia, Tucumã e Xinguara.

Com informações da secretaria de saúde do Pará. Foto: Divulgação.

Áreas Médicas

Hotsites sobre áreas da medicina onde você pode aprender sobre cada doença específica através de artigos e notícias.

Sobre Nosso Site

Temos como objetivo informar a população a respeito dos serviços de saúde oferecidos pelo governo Federal, estadual e municipal em todo o País. Resultado de força conjunta para melhorar um pouco a qualidade de vida de todos os Brasileiros. O SUS (sistema único de Saúde), através do Ministério da saúde fornece todo o serviço gratuito de saúde do Brasil.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192

Curiosidade

Quantos postos de saúde existem no Brasil hoje? Atualmente o total de Unidades de saúde é 40531 postos