Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

Secretaria de Saúde (RS) utiliza mão de obra prisional para revitalização das UBS (Unidade básica de Saúde)

Revitalização de Unidades Básicas de Saúde será feita com utilização de mão de obra prisional do estado

Você lerá este artigo no máximo em 1 minutos

Imagem destaque da matéria - Secretaria de Saúde (RS) utiliza mão de obra prisional para revitalização das UBS (Unidade básica de Saúde)O Programa de Revitalização de Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio do trabalho de pessoas privadas de liberdade está disponível para os municípios interessados em melhorar e revitalizar a estrutura dos espaços físicos das UBS. O Programa também visa promover o acesso ao trabalho e à reintegração social dos apenados. A iniciativa permite que os municípios recuperem ou conservem equipamentos de saúde no território, com o apoio da mão de obra de pessoas privadas de liberdade. De acordo com a legislação vigente, os trabalhadores apenados devem ter idade superior a 18 anos e estar em cumprimento de pena nos regimes semiaberto e aberto. Por meio da adesão ao Programa, os municípios contarão com repasse financeiro do Ministério da Saúde no valor de R$ 30 mil por unidade revitalizada em um período de 12 meses.

A ação deve ser intersetorial, com o gestor de saúde do município, com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e com a Secretaria Estadual de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS). A Secretaria Estadual da Saúde do RS tem como função apoiar e promover a interlocução entre os vários setores, garantindo a implementação e a efetivação do programa, juntamente com o Ministério da Saúde. O Programa de Revitalização de UBS ainda prevê em seus custos o pagamento de salário mínimo por mês trabalhado à pessoa privada de liberdade, incluindo alimentação e vale-transporte, quando necessário, em conformidade com a Lei de Execução Penal nº 7.210/84.

Mais informações sobre o programa de mão de obra carcerária

O programa tem como objetivo melhorar e revitalizar a estrutura dos espaços físicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS), bem como promover o acesso ao trabalho e à reintegração social de pessoas privadas de liberdade. Caso tenha o interesse em conhecer mais o programa de trabalho carcerário na revitalização de unidades de saúde, clique aqui. Neste link você terá contato de responsáveis onde você pode tirar dúvidas sobre o assunto e conhecer melhor este projeto.

Com informações da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul.

Foto de Cristine Rochol/PMPA.

Áreas Médicas

Hotsites sobre áreas da medicina onde você pode aprender sobre cada doença específica através de artigos e notícias.

Sobre Nosso Site

Temos como objetivo informar a população a respeito dos serviços de saúde oferecidos pelo governo Federal, estadual e municipal em todo o País. Resultado de força conjunta para melhorar um pouco a qualidade de vida de todos os Brasileiros. O SUS (sistema único de Saúde), através do Ministério da saúde fornece todo o serviço gratuito de saúde do Brasil.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192

Curiosidade

Quantos postos de saúde existem no Brasil hoje? Atualmente o total de Unidades de saúde é 40531 postos