Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

Saúde digital no Ceará - Cadastro e resultado de exames

Saiba como funciona o Saúde Digital do Governo federal e já implantado na saúde do estado do Ceará. Veja quando este projeto pode ser útil aos cearenses

Você lerá este artigo no máximo em 2 minutos

Imagem destaque da matéria - Saúde digital no Ceará - Cadastro e resultado de examesCeará - Conhece o Saúde digital? O Saúde digital é um projeto do governo federal que utiliza recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para produzir e disponibilizar informações confiáveis, sobre o estado de saúde para quem precisa, no momento que precisa. É a ideia de resultado de exames, prontuário médico digital, comunicação de médico / paciente online via videoconferência e etc.

A pandemia acelerou este processo de informatização de processos de saúde. Algumas cidades do país, por meio do SUS, já oferecem atendimento médico online via videoconferência. As empresas privadas também passaram a oferecer este tipo de serviço e atendimento. Facilitando o acesso à especialistas em áreas médicas que só eram ofertadas em outros estados. O paciente era "obrigado" a viajar para realizar consultas com os profissionais.

Conceito de e-Saúde à Saúde Digital


Em 2019, a Organização Mundial de Saúde iniciou a elaboração da sua Estratégia Global de Saúde Digital. A telemedicina chegou para ficar e o governo, atendendo a demanda, auxilia neste processo para facilitar a área médica do país por meio do Ministério da Saúde. O programa Conecte SUS, principal iniciativa da Estratégia de Saúde Digital,  foi impulsionado a priorizar as ações para que estejam em pleno alinhamento com as necessidades nacionais de combate à COVID-19 por exemplo.

Saúde Digital no Ceará


Os cearenses receberam do governo do estado um grande portal com muitas informações médicas disponível, como resultado de exames médicos, resultado de exames de covid19, teleconsultas e etc. Veja a lista dos serviços oferecidos abaixo:

  • Plantão cirurgia 24hrs;
  • Auxílio Profissional;
  • Resultado de Exames covid 19;
  • Teleconsultoria para profissionais de saúde;
  • Vigilância Sanitária (Visa);
  • Perfil Profissiográfico Previdenciário - PPP;
  • Programa de Voluntariado da SESA;
  • Acompanhamento dos pacientes de internações psiquiátricas;
  • Saúde Inclusiva (Programa de Atenção à Pessoa com Deficiência).

Os cearenses podem acessar o portal do Saúde Digital pelo endereço digital.saude.ce.gov.br. A base do Programa Saúde Digital no Ceará é no seguinte endereço: Av. Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema Fortaleza. O Site possui também o Plantão Saúde Ceará, onde você poderá suas dúvidas sobre saúde no estado através de um chat ao vivo.

Horário de Atendimento

8 às 12h e das 13 às 17h

Telefone Saúde Digital

(85) 3101-5123


 

Outras informações sobre telessaúde ou Saúde Digital podem ser obtidas pelo site do Ministério da Saúde, do governo Federal.

Com informações da redação Postosdesaude e secretaria estadual de saúde do Ceará.

Áreas Médicas

Hotsites sobre áreas da medicina onde você pode aprender sobre cada doença específica através de artigos e notícias.

Sobre Nosso Site

Temos como objetivo informar a população a respeito dos serviços de saúde oferecidos pelo governo Federal, estadual e municipal em todo o País. Resultado de força conjunta para melhorar um pouco a qualidade de vida de todos os Brasileiros. O SUS (sistema único de Saúde), através do Ministério da saúde fornece todo o serviço gratuito de saúde do Brasil.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192

Curiosidade

Quantos postos de saúde existem no Brasil hoje? Atualmente o total de Unidades de saúde é 40531 postos