Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

Rio de Janeiro vacina grupo com prioridade contra a gripe

Cidade abre campanha de vacinação contra gripe pessoas de grupos prioritários de 50 a 59 anos

Você lerá este artigo no máximo em 2 minutos

Imagem destaque da matéria - Rio de Janeiro vacina grupo com prioridade contra a gripeRio de Janeiro - A cidade do Rio de Janeiro começou a vacinar nesta segunda-feira (9) contra a gripe grupos prioritários de 50 a 59 e trabalhadores da saúde. A vacinação dessa faixa etária ocorre até o próximo sábado (14). Também poderão ser imunizadas pessoas de grupos incluídos nas semanas anteriores.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou nota em que chama a atenção para a baixa adesão à vacinação, mesmo com a proximidade do inverno. As infecções respiratórias, como a gripe, se disseminam com maior frequência em temperaturas mais baixas e ambientes menos ventilados.

De acordo com o observatório epidemiológico da cidade, apenas 39% dos idosos a partir de 60 anos e 17% das crianças entre 6 meses e 4 anos de idade foram vacinados até agora. A SMS reforça a gravidade da doença, que pode levar à morte.

A campanha contra a gripe termina no dia 3 de junho.

Na próxima semana, serão imunizados os grupos prioritários com idade entre 40 e 49 anos. São considerados grupos prioritários quilombolas e comunidades indígenas, população privada de liberdade, pessoas com deficiência permanente, com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além de trabalhadores da educação, do sistema prisional, das forças de segurança e salvamento, portuários, empregados no transporte rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, caminhoneiros e integrantes das Forças Armadas.

A SMS ressalta que não há necessidade de intervalo entre a vacina contra a gripe e a vacina contra a covid-19, a não ser para crianças de 5 a 11 anos com comorbidades. Nesses casos, será preciso aguardar um período de 14 dias entre as vacinas.

Pessoas que tiveram covid-19 devem aguardar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas ou do teste positivo, nos casos assintomáticos, para poder se vacinar. Caso a pessoa esteja com sintomas sugestivos de covid-19, a secretaria recomenda que procure uma unidade de saúde para fazer o teste e adie a vacinação contra a gripe até a recuperação clínica total.

Campanha do Ministério da Saúde


No dia 4 de abril, o ministério da saúde abriu a campanha contra a gripe em todo o país contra a Influenza e Sarampo com grupos prioritários de 60 anos ou mais. Assim, esta semana já se deu início a segunda etapa desta campanha. Veja o cronograma a seguir:

2ª etapa - de 02/05 a 03/06

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);
Gestantes e puérperas;
Povos indígenas;
Professores;
Comorbidades;
Pessoas com deficiência permanente;
Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
Trabalhadores portuários;
Funcionários do sistema prisional;
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
População privada de liberdade.

Vacinação de crianças


No caso das crianças de seis meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve se considerar o esquema vacinal com a apenas uma dose em 2022. Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.

Em caso de dúvidas, acesse o Informe Técnico sobre a 24ª Campanha de Vacinação contra a Influenza.



Com informações da Agencia Brasil, Ministério da saúde e redação do site postosdesaude.com.br. Fotografia de Tomaz Silva / Agência Brasil.

Áreas Médicas

Hotsites sobre áreas da medicina onde você pode aprender sobre cada doença específica através de artigos e notícias.

Sobre Nosso Site

Temos como objetivo informar a população a respeito dos serviços de saúde oferecidos pelo governo Federal, estadual e municipal em todo o País. Resultado de força conjunta para melhorar um pouco a qualidade de vida de todos os Brasileiros. O SUS (sistema único de Saúde), através do Ministério da saúde fornece todo o serviço gratuito de saúde do Brasil.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192

Curiosidade

Quantos postos de saúde existem no Brasil hoje? Atualmente o total de Unidades de saúde é 40531 postos