Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

Programa Mais Saúde Animal realiza ação para a prevenção zoonose em Pets

Secretaria estadual de Saúde do Maranhão faz campanha com atendimento gratuito a animais de estimação

Você lerá este artigo no máximo em 2 minutos

Imagem destaque da matéria - Programa Mais Saúde Animal realiza ação para a prevenção zoonose em PetsMaranhão - Os pets do Cohatrac e adjacências tiveram no último sábado(25) muito especial, no Centro Ensino Professor Barjonas Lobão. Cães e gatos foram beneficiados com ações do Programa Mais Saúde Animal, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Durante a ação foram realizadas consultas gratuitas, vacinação antirrábica e testagem rápida para leishmaniose visceral canina (Calazar).

“O Governo do Estado está com mais uma ação do Mais Saúde Animal para reduzir as duas grandes endemias dentro da zoonoses, que é combater a raiva e a leishmaniose”, destacou a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Waldeise Pereira, explicou.
A aposentada Francisca da Silva Vieira aproveitou o Mais Saúde Animal, realizado no Cohatrac, para garantir ações de saúde para as cadelinhas Stela, Nina, Bela e Meg. “É super importante e necessário. A vida não está fácil; cuidar da saúde dos nossos animais não é barato. Alguns dos meus cachorros encontrei abandonados. Ações como esta ajudam muito a população, pois nós gostamos dos nossos bichos e desejamos o bem deles”, disse.

Para Thiago Monteiro, de 25 anos, que levou o seu cachorro, Jack Bauer, ações como o Mais Saúde Animal reiteram o compromisso do Governo com o enfrentamento das zoonoses e promoção do cuidado com os animais. “Acho extremamente importante, pois demonstra o carinho que o poder público tem com os animais. Eu ainda não tinha visto uma ação como está aqui no Cohatrac. Para mim, está perfeito”, afirmou.

A ação foi realizada com o objetivo de combater especialmente a leishmaniose e a raiva. Os animais com consulta previamente agendada foram submetidos à testagem. Em casos de resultado negativo para Calazar, uma coleira específica que auxilia na proteção contra o mosquito transmissor da doença foi doada.

Vacinas e Atendimento gratuito

Durante a ação, também foi administrada a vacina antirrábica. O espaço contou com quatro salas para consultas e exames, além de duas tendas destinadas à vacinação.

Segundo a chefe do Departamento de Controle de Zoonoses do Estado, Zulmira Batista, o programa promove ações de saúde animal para o combate de duas zoonoses endêmicas no Maranhão: leishmaniose e raiva. “A prevenção é a principal forma de proteger as pessoas. Ao cuidar da saúde do animal, cuida-se também das pessoas e, consequentemente, do meio ambiente, uma vez que ações como esta buscam trabalhar em diferentes frentes e não de forma isolada”, destacou.

Nas outras três edições realizadas pela Secretaria estadual de Saúde do estado, o programa realizou 3.736 atendimentos a pets da capital, atendendo cães e gatos nas regiões do Anjo da Guarda, Cidade Olímpica e Coroadinho.

Ações como esta tem sido comuns nos estados e mostra o cuidado público com a vida dos animais de estimação da população.

Com informações da Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão.

Foto: Divulgação

Áreas Médicas

Hotsites sobre áreas da medicina onde você pode aprender sobre cada doença específica através de artigos e notícias.

Sobre Nosso Site

Temos como objetivo informar a população a respeito dos serviços de saúde oferecidos pelo governo Federal, estadual e municipal em todo o País. Resultado de força conjunta para melhorar um pouco a qualidade de vida de todos os Brasileiros. O SUS (sistema único de Saúde), através do Ministério da saúde fornece todo o serviço gratuito de saúde do Brasil.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192

Curiosidade

Quantos postos de saúde existem no Brasil hoje? Atualmente o total de Unidades de saúde é 40531 postos