Você lerá este artigo no máximo em 2 minutos
Brasil - Sabemos que o Brasil, principalmente a região nordeste sobre com a falta de um abastecimento de água saudável. Agora você vai tomar conhecimento a respeito da água potável que algumas comunidades rurais do país tem tido acesso por meio do programa Água Doce.
Entre 2019 e 2020, 265 sistemas de dessalinização entraram em operação sendo: 4 no Ceará, 46 na Paraíba, 25 no Rio Grande do Norte, 20 no Piauí, 126 na Bahia e 44 em Alagoas. Isso significa um sistema a cada três dias, com potencial para beneficiar mais de 67 mil pessoas da zona rural dos municípios mais críticos quanto ao acesso à água no semiárido brasileiro.
O trecho acima foi retirado do site do Ministério do desenvolvimento regional, órgão que trabalha diretamente no programa de Dessalinização de água do mar para água potável e própria para o consumo humano. O sistema de dessalinização é a estação de tratamento da água salobra do poço, onde existem etapas que vão tratando e adequando essa água ao Padrão de Potabilidade para consumo humano.
Quais cidades são atendidas pelo programa água doce?
Para que uma localidade possa receber a implantação do sistema produtivo integrado, além dos critérios de criticidade gerais do Programa Água Doce, deve atender as seguintes condições:
- Vazão mínima do poço de 5.000 l/h e qualidade química adequada do concentrado da dessalinização;
- Propriedades do solo compatíveis com o sistema de irrigação da erva sal (textura, profundidade, relevo/declividade);
- Disponibilidade de área para implantação do sistema (com titularidade pública);
- Presença de exploração pecuária (caprinos/ovinos);
- Presença de comunidade com experiência cooperativa.
Por meio da implantação de sistemas de dessalinização, é possível abastecer os moradores das comunidades rurais do semiárido brasileiro com água de qualidade. Atualmente, 247 municípios são beneficiados pelo Programa Água Doce. Já são 903 sistemas de dessalinização em operação que tiveram um investimento, até o momento, de R$ 227,8 milhões de reais.
Tem interesse em saber como funciona o processo de transformação da água? Clique aqui.
Vídeo de como funciona o programa
O vídeo a seguir foi criado pelo governo federal para demonstrar o funcionamento do programa. São 5 minutos de apresentação. Veja a seguir:“Cada unidade dessas tem o potencial para produzir até 4 mil litros de água de qualidade por dia, o que permite uma mudança radical na vida de milhares de brasileiros que sofrem há anos com a seca e com os problemas que a água salobra pode acarretar. É mais saúde, é mais qualidade de vida que estamos levando a esta população”, destacou o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.
Não conhecia este programa? Sensacional não é mesmo? É excelente ver nosso país se desenvolvendo e ajudando aos mais necessitados a terem uma vida digna e justa. A saúde e o comércio local só tem a ganhar com iniciativas deste nível!
Já estão instalados 830 sistemas pelo Brasil:
- 252 sistemas no Ceará;
- 93 na Paraíba;
- 29 em Sergipe;
- 30 no Piauí;
- 87 no Rio Grande do Norte;
- 75 em Alagoas;
- 264 na Bahia
Se interessou pelo assunto e quer saber mais? Acesse o site do Programa Água Doce neste link. Compartilhe também em suas redes sociais e mostre para seus amigos que ainda existe esperança para o desenvolvimento do Brasil!