Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

Programa Água Doce em comunidades Rurais do Brasil

Conheça um pouco sobre o programa do governo federal por meio do ministério da saúde para levar água potável a comunidades do país

Você lerá este artigo no máximo em 2 minutos

Imagem destaque da matéria - Programa Água Doce em comunidades Rurais do BrasilBrasil - Sabemos que o Brasil, principalmente a região nordeste sobre com a falta de um abastecimento de água saudável. Agora você vai tomar conhecimento a respeito da água potável que algumas comunidades rurais do país tem tido acesso por meio do programa Água Doce.

Entre 2019 e 2020, 265 sistemas de dessalinização entraram em operação sendo: 4 no Ceará, 46 na Paraíba, 25 no Rio Grande do Norte, 20 no Piauí, 126 na Bahia e 44 em Alagoas. Isso significa um sistema a cada três dias, com potencial para beneficiar mais de 67 mil pessoas da zona rural dos municípios mais críticos quanto ao acesso à água no semiárido brasileiro.

O trecho acima foi retirado do site do Ministério do desenvolvimento regional, órgão que trabalha diretamente no programa de Dessalinização de água do mar para água potável e própria para o consumo humano. O sistema de dessalinização é a estação de tratamento da água salobra do poço, onde existem etapas que vão tratando e adequando essa água ao Padrão de Potabilidade para consumo humano.

Quais cidades são atendidas pelo programa água doce?


Para que uma localidade possa receber a implantação do sistema produtivo integrado, além dos critérios de criticidade gerais do Programa Água Doce, deve atender as seguintes condições:


  • Vazão mínima do poço de 5.000 l/h e qualidade química adequada do concentrado da dessalinização;
  • Propriedades do solo compatíveis com o sistema de irrigação da erva sal (textura, profundidade, relevo/declividade);
  • Disponibilidade de área para implantação do sistema (com titularidade pública);
  • Presença de exploração pecuária (caprinos/ovinos);
  • Presença de comunidade com experiência cooperativa.

Por meio da implantação de sistemas de dessalinização, é possível abastecer os moradores das comunidades rurais do semiárido brasileiro com água de qualidade. Atualmente, 247 municípios são beneficiados pelo Programa Água Doce.⁣ Já são 903 sistemas de dessalinização em operação que tiveram um investimento, até o momento, de R$ 227,8 milhões de reais.

Tem interesse em saber como funciona o processo de transformação da água? Clique aqui.

Vídeo de como funciona o programa

O vídeo a seguir foi criado pelo governo federal para demonstrar o funcionamento do programa. São 5 minutos de apresentação. Veja a seguir:


“Cada unidade dessas tem o potencial para produzir até 4 mil litros de água de qualidade por dia, o que permite uma mudança radical na vida de milhares de brasileiros que sofrem há anos com a seca e com os problemas que a água salobra pode acarretar. É mais saúde, é mais qualidade de vida que estamos levando a esta população”, destacou o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

Não conhecia este programa? Sensacional não é mesmo? É excelente ver nosso país se desenvolvendo e ajudando aos mais necessitados a terem uma vida digna e justa. A saúde e o comércio local só tem a ganhar com iniciativas deste nível!

Já estão instalados 830 sistemas pelo Brasil: 

  • 252 sistemas no Ceará;
  • 93 na Paraíba;
  • 29 em Sergipe;
  • 30 no Piauí;
  • 87 no Rio Grande do Norte;
  • 75 em Alagoas;
  • 264 na Bahia

Se interessou pelo assunto e quer saber mais? Acesse o site do Programa Água Doce neste link. Compartilhe também em suas redes sociais e mostre para seus amigos que ainda existe esperança para o desenvolvimento do Brasil!

Áreas Médicas

Hotsites sobre áreas da medicina onde você pode aprender sobre cada doença específica através de artigos e notícias.

Sobre Nosso Site

Temos como objetivo informar a população a respeito dos serviços de saúde oferecidos pelo governo Federal, estadual e municipal em todo o País. Resultado de força conjunta para melhorar um pouco a qualidade de vida de todos os Brasileiros. O SUS (sistema único de Saúde), através do Ministério da saúde fornece todo o serviço gratuito de saúde do Brasil.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192

Curiosidade

Quantos postos de saúde existem no Brasil hoje? Atualmente o total de Unidades de saúde é 40531 postos