Você lerá este artigo no máximo em 1 minutos
A Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS) divulgou nesta quarta-feira (16) a lista de planos de saúde que terão sua venda suspensa temporariamente devido a reclamações relacionadas à cobertura assistencial. Doze planos de seis operadoras serão suspensos devido a reclamações registradas no quarto trimestre.
A proibição de vendas entrará em vigor na próxima terça-feira (22). Ao todo, 83.286 beneficiários estão protegidos pela medida, pois esses planos só poderão ser comercializados para novos clientes se as operadoras apresentarem melhora no resultado do monitoramento. A orientação da ANS é que o consumidor não assuma planos de saúde suspensos. Se você receber uma oferta para adquirir um desses planos, por favor, denuncie à ANS.
No monitoramento, dois planos de saúde foram liberados da garantia de atendimento, mas continuarão suspensos por outros motivos.
A medida faz parte do Monitoramento da Garantia do Serviço, que monitora regularmente o desempenho do setor e trabalha para proteger os consumidores. Nesse período, foram analisadas 33.377 reclamações entre 1º de outubro de 2021 e 30 de dezembro daquele ano.
Além das suspensões, a ANS também divulga a lista de planos que poderão voltar a ser comercializados. No ciclo, 11 planos de quatro operadoras terão a venda liberada pelo Monitoramento da Garantia de Atendimento.
Lista de planos de saúde suspensos
- UNIMED DE MANAUS COOP. DO TRABALHO MÉDICO LTDA
- UNIMED VERTENTE DO CAPARAÓ - COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO LTDA
- SAÚDE SIM LTDA
- SANTO ANDRÉ PLANOS DE ASSISTENCIA MÉDICA LTDA
- ORALCLASS ASSISTENCIA MÉDICA E ODONTOLOGICA LTDA
- SAÚDE BRASIL ASSISTÊNCIA MÉDICA LTDA
Lembrando que a ANS faz um alerta: "Atenção: Não contrate os planos de saúde da lista abaixo. Se receber oferta para adquirir um desses planos, denuncie à ANS".
Para mais informações, acesse o link da ANS sobre os planos de saúde que foram também liberados para comercialização.
Com informações da agência Brasil. Foto: Divulgação.