Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

Obesidade em PcD - Especialista faz alerta aos riscos

Beatriz Garcia da Silva chama atenção para o agravamento da condição, especialmente, em pessoas com deficiência física, como usuários de cadeira de rodas

Você lerá este artigo no máximo em 4 minutos

Imagem destaque da matéria - Obesidade em PcD - Especialista faz alerta aos riscosPará - No mês dedicado à prevenção da obesidade, que alerta sobre os riscos da doença que é associada a outras doenças crônicas, entre elas, hipertensão e diabetes, a nutricionista Clínica, especialista em imunonutrição, nutrigenômica e fitoterapia, do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), Beatriz Garcia da Silva, chama atenção para o agravamento da condição, especialmente, em pessoas com deficiência física, como usuários de cadeira de rodas, que já têm sua mobilidade reduzida e que acarreta um gasto energético menor e/ou sedentarismo, que associada a uma eventual má alimentação, fatores emocionais e estilo de vida inadequado, culmina, inevitavelmente, em ganho de peso.

Embora seja um caso crescente de pessoas com sobrepeso ou obesidade no mundo e no Brasil, o profissional lamenta a falta de estatísticas sobre a incidência de obesidade em pessoas com deficiência (PcD) na literatura médica ou em estudos estatísticos em nível comparativo em este segmento da população.

No entanto, Beatriz García ressalta que, em algumas situações, as chances de sobrepeso e obesidade aumentam devido às condições clínicas que os predispõem, como a Síndrome de Down, que tem um metabolismo basal 15% menor em relação ao restante da população, menor tônus ​​muscular e metabolismo, o que facilita o ganho de peso. Além daqueles que apresentam episódios de hiperfagia (ingestão exagerada de alimentos), por exemplo.

"Alguns estudos apontam para uma maior predisposição ao excesso de peso em pessoas com lesão medular e neurológica."

Aos cuidados do CIIR há três anos, o pequeno João Pedro Aguiar da Silva, 9, que está acima do peso, faz parte do grupo de usuários em Acompanhamento Nutricional com Beatriz Garcia. Segundo a mãe do menino, Lynn Xavier Aguiar, que sempre o acompanha nas consultas, ele precisa emagrecer para a cirurgia do pé torto. O menor também é acompanhado por outros especialistas da equipe multidisciplinar, incluindo ortopedista, neurologista, fisiologista e psiquiatra. Ele já realizou todos os exames necessários para o procedimento. Agora, ele foi encaminhado para nutrição”, disse a mãe.

Natural de Marabá, sudeste do Pará, mãe e filho não faltam a nenhum compromisso. Já com o pedido de cirurgia no pé, João Pedro precisa emagrecer e conta com a ajuda da família, que também começou a fazer reeducação alimentar com ele. “Apesar de algumas dificuldades, ele segue a dieta. Eu entendo porque já é difícil para os adultos seguirem as restrições alimentares, imagine para uma criança. Então, ele precisa de um exemplo, é por isso que a casa inteira está fazendo isso com ele. O esforço está valendo a pena porque ela está perdendo peso lentamente. Vamos seguir em frente e tudo ficará bem para que ele seja operado em breve”, enfatiza a mãe, a pequena usuária.

Obesidade


A nutricionista esclarece que a obesidade é uma doença multifatorial e está associada a outras doenças crônicas que, por si só, já apresentam danos em qualquer indivíduo, porém, em pessoas com síndrome de down, pradder-willi e lesões na medula espinhal, como exemplo. maior prevalência pode ser observada levando a outras doenças associadas.
 
O sobrepeso ou a obesidade, orienta Beatriz Garcia, podem ser prevenidos e revertidos com um estilo de vida. Nutrição saudável, exercício e sono reparador. A prática de atividade física deve ser incentivada com respeito às necessidades, individualidades, limitações ou deficiências de cada pessoa, podendo também servir de incentivo para se tornarem atletas paralímpicos.

Segundo ela, o CIIR oferece Nutrição e Esporte Adaptados aos seus usuários, que recebem orientação nutricional e plano alimentar individualizado, que contempla as necessidades energéticas e nutricionais, além de orientação de educador físico com acompanhamento médico (clínico geral, endocrinologista, cardiologista, entre outros) Avaliar e diagnosticar doenças relacionadas à obesidade e tratá-las adequadamente.
 
O Centro de Reabilitação também voltou a oferecer algumas atividades esportivas para seus usuários com deficiências físicas, auditivas, visuais e intelectuais, como Judô, canoa havaiana, canoa caiaque e Stand Up Paddle (SUP), onde originalmente era praticado o remo. A oferta dessas atividades, hoje, conta com um número menor de participantes e segue todos os protocolos de segurança na prevenção da Covid-19. 

De acordo com Beatriz Garcia, em 2021, a equipe de Nutrição efetivou 2. 278 atendimentos. Em janeiro e fevereiro deste ano, foram 380.

Definição da doença – Obesidade é uma comorbidade caracterizada pelo excesso de peso proveniente do acúmulo de gordura corporal. Podendo ser considerada obesa quando seu índice de massa corporal (IMC) for superior a 30kg/m2 acrescido de outros manifestações clínicos apresentadas.

Atendimento aos serviços


Os usuários podem ter acesso aos serviços do CIIR por meio de encaminhamento das Unidades de Saúde, acolhido pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme perfil do usuário, pelo Sistema de Regulação (Sisreg).

O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.

Com informações da secretaria estadual de saúde do Pará. Foto de divulgação.

Áreas Médicas

Hotsites sobre áreas da medicina onde você pode aprender sobre cada doença específica através de artigos e notícias.

Sobre Nosso Site

Temos como objetivo informar a população a respeito dos serviços de saúde oferecidos pelo governo Federal, estadual e municipal em todo o País. Resultado de força conjunta para melhorar um pouco a qualidade de vida de todos os Brasileiros. O SUS (sistema único de Saúde), através do Ministério da saúde fornece todo o serviço gratuito de saúde do Brasil.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192

Curiosidade

Quantos postos de saúde existem no Brasil hoje? Atualmente o total de Unidades de saúde é 40531 postos