Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

Mais medicamentos nas farmácias do estado de Minas Gerais

Acordo entre órgãos visa facilitar a aquisição de medicamentos envolvidos em solicitações judiciais no estado

Você lerá este artigo no máximo em 1 minutos

Imagem destaque da matéria - Mais medicamentos nas farmácias do estado de Minas GeraisMinas Gerais - A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a Defensoria Pública de Minas Gerais e a Advocacia Geral do Estado (AGE) firmaram nesta quinta-feira (9/12) um termo de cooperação técnica (TCT) para agilizar o fornecimento administrativo de medicamentos que não estão na Farmácia de Minas e possuem altos índices de judicialização.

Estão em estudos o fornecimento de 2 medicamentos: Ranibizumabe e Aflibercept, indicados para o tratamento da perda de visão em função da idade ou de determinadas condições de saúde. O objetivo do TCT é ampliar a cooperação também para outros remédios que ainda não são oferecidos pelo Estado, mas que tem grande procura e consequente judicialização para fornecimento.

Pelo Termo de Cooperação Técnica, a SES irá fornecer os remédios até que a Comissão Intergestores Tripartite (CIT) defina a competência de qual unidade federativa deve financiá-los, mas isso só deve ocorrer após a concretização dos protocolos de fornecimento pelo estado.

O secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, destacou a parceria entre a SES e os demais órgãos de garantias de direitos, bem como a transparência do gasto público. 

“Continuaremos trabalhando para a convergência de ações que permitam, em breve, a construção de novos protocolos, uma vez que atuar desta forma proativa é bem mais interessante, inclusive financeiramente para o Estado, além de ser mais rápido do que aguardar uma decisão judicial”, disse o secretário.

O TCT foi assinado por Baccheretti, pelo defensor público-geral de Minas Gerais, Gério Patrocínio Soares e pelo advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa de Paula Castro, em cerimônia na sede da Defensoria Pública de Minas Gerais.

Com informações da SES-MG

Áreas Médicas

Hotsites sobre áreas da medicina onde você pode aprender sobre cada doença específica através de artigos e notícias.

Sobre Nosso Site

Temos como objetivo informar a população a respeito dos serviços de saúde oferecidos pelo governo Federal, estadual e municipal em todo o País. Resultado de força conjunta para melhorar um pouco a qualidade de vida de todos os Brasileiros. O SUS (sistema único de Saúde), através do Ministério da saúde fornece todo o serviço gratuito de saúde do Brasil.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192

Curiosidade

Quantos postos de saúde existem no Brasil hoje? Atualmente o total de Unidades de saúde é 40531 postos