Você lerá este artigo no máximo em 1 minutos
Ceará - Cortar o cabelo, fazer as unhas, fazer a barba e fazer a barba são ações simples, mas melhoram a autoestima. Quando se trata de alguém com problemas de saúde, cuidar da higiene e da aparência pode trazer uma dose extra de carinho e esperança. No Hospital Regional Norte (HRN), vinculado à Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) e administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão do Hospital (Sesa), os pacientes internados na Clínica Médica 2 puderam cuidar da aparência e têm direito a alguns procedimentos estéticos, inclusive internados.
A técnica de Enfermagem do HRN, Antonia Luisa Vieira, é quem promove os dias de beleza para os usuários da unidade. Ela via que muitos pacientes idosos ou acamados necessitavam de cuidados com a aparência. “Eu via que alguns davam entrada às vezes muito cabeludos, barbudos ou sujos, e comecei a perguntar se queriam que cortasse o cabelo, a barba, fizesse as unhas, e isso virou rotina”, afirma. A profissional destaca, ainda, que os aparelhos de barbear são descartáveis e desprezados após cada uso e as tesouras são cuidadosamente higienizadas entre um paciente e outro.
A alegria de Vieira está em ver a felicidade das pessoas contempladas. “Não devemos cuidar só das medicações, mas também olhar o paciente como um todo, e é o que eu faço. A gente se transforma em cabeleireira, manicure, barbeira… Eu adoro porque eles ficam felizes. Gosto muito do que faço, quando vejo que o paciente está bem, com autoestima”, diz.
O paciente de Bela Cruz, Raimundo Marcos Morais, 49, recebeu corte de cabelo e de barba e teve as unhas aparadas. Ele aprovou o resultado. “Vieram me perguntar se eu queria cortar o cabelo e a barba e eu fiquei muito feliz. Achei ótimo. Até me senti mais bonito”, comenta.
Informações da secretaria estadual de saúde do Ceará. Fotografia de divulgação.