Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

Hospital Regional Norte realiza corte de cabelo de pacientes

HRN promove dia de beleza oferecendo cuidado com a aparência e auto-estima para pacientes internados

Você lerá este artigo no máximo em 1 minutos

Imagem destaque da matéria - Hospital Regional Norte realiza corte de cabelo de pacientesCeará - Cortar o cabelo, fazer as unhas, fazer a barba e fazer a barba são ações simples, mas melhoram a autoestima. Quando se trata de alguém com problemas de saúde, cuidar da higiene e da aparência pode trazer uma dose extra de carinho e esperança. No Hospital Regional Norte (HRN), vinculado à Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) e administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão do Hospital (Sesa), os pacientes internados na Clínica Médica 2 puderam cuidar da aparência e têm direito a alguns procedimentos estéticos, inclusive internados.

A técnica de Enfermagem do HRN, Antonia Luisa Vieira, é quem promove os dias de beleza para os usuários da unidade. Ela via que muitos pacientes idosos ou acamados necessitavam de cuidados com a aparência. “Eu via que alguns davam entrada às vezes muito cabeludos, barbudos ou sujos, e comecei a perguntar se queriam que cortasse o cabelo, a barba, fizesse as unhas, e isso virou rotina”, afirma. A profissional destaca, ainda, que os aparelhos de barbear são descartáveis e desprezados após cada uso e as tesouras são cuidadosamente higienizadas entre um paciente e outro.

 A alegria de Vieira está em ver a felicidade das pessoas contempladas. “Não devemos cuidar só das medicações, mas também olhar o paciente como um todo, e é o que eu faço. A gente se transforma em cabeleireira, manicure, barbeira… Eu adoro porque eles ficam felizes. Gosto muito do que faço, quando vejo que o paciente está bem, com autoestima”, diz.

O paciente de Bela Cruz, Raimundo Marcos Morais, 49, recebeu corte de cabelo e de barba e teve as unhas aparadas. Ele aprovou o resultado. “Vieram me perguntar se eu queria cortar o cabelo e a barba e eu fiquei muito feliz. Achei ótimo. Até me senti mais bonito”, comenta.

Informações da secretaria estadual de saúde do Ceará. Fotografia de divulgação.

Áreas Médicas

Hotsites sobre áreas da medicina onde você pode aprender sobre cada doença específica através de artigos e notícias.

Sobre Nosso Site

Temos como objetivo informar a população a respeito dos serviços de saúde oferecidos pelo governo Federal, estadual e municipal em todo o País. Resultado de força conjunta para melhorar um pouco a qualidade de vida de todos os Brasileiros. O SUS (sistema único de Saúde), através do Ministério da saúde fornece todo o serviço gratuito de saúde do Brasil.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192

Curiosidade

Quantos postos de saúde existem no Brasil hoje? Atualmente o total de Unidades de saúde é 40531 postos