Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

Hospital público do SUS com cara de particular - Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão

“Temos a impressão que estamos em um hospital particular" diz paciente do HTO do Maranhão. Relato importante para valorizar o trabalho de profissionais da saúde comprometidos com bom tratamento

Você lerá este artigo no máximo em 3 minutos

Imagem destaque da matéria - Hospital público do SUS com cara de particular - Hospital de Traumatologia e Ortopedia do MaranhãoMaranhão - Geralmente hospitais públicos gerenciados pelo SUS são bastante criticados em sua gerência, equipamentos, materiais hospitalares em falta, falta de remédios disponíveis nas farmácias e etc. Então é sempre importante dar ampla divulgação em trabalhos eficientes e que resolvem, em partes, os problemas de saúde da população local. Em continuidade às visitas nas unidades de saúde que compõem a Rede Estadual, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, esteve, nesta sexta-feira (11), no Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO), referência estadual no atendimento de casos de média e alta complexidade. Durante a visita, Carlos Lula conversou com os funcionários e pacientes, que destacaram a qualidade da assistência prestada à população.

“O atendimento aqui é ótimo, sem comparação. Aqui, todos me trataram como se fosse da família, e ser tratado bem assim, no estado em que eu estou, também auxilia na minha recuperação”, afirmou o mecânico Deilson de Jesus Abreu, de 28 anos, internado na unidade para realização de uma cirurgia no fêmur, após um acidente de moto ocorrido na cidade de São Luís.
Outro depoimento positivo foi do vigilante Marco Antônio de Oliveira, de 42 anos. Ele, que está acompanhando o filho de 16 anos, Roger Saraiva, que sofreu um acidente de moto na cidade de Balsas e quebrou o fêmur, ressalta o bom atendimento oferecido pela unidade.

“Só tenho a agradecer, pois viemos do Sul do Maranhão, receosos de como seria o atendimento e nos surpreendemos. A gente sempre comenta entre os pacientes que nós temos a impressão que estamos em um hospital particular, pela forma que somos tratados, desde o pessoal da limpeza até os médicos. Percebemos que aqui as pessoas têm prazer em trabalhar”, avaliou o pai de Roger, Marco Antônio de Oliveira.
Prazer confirmado pela técnica de enfermagem, Maria José, de 56 anos. “Estou aqui desde que a unidade foi entregue, sou diarista e convivo com todos aqui de segunda a sexta. Trabalho com prazer, sempre fui muito bem acolhida e tento passar esse acolhimento também para os pacientes, que sempre elogiam a unidade”, disse.

Para o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, ouvir depoimentos como esses é extremamente gratificante. “O HTO é uma referência em atendimento para todo o Maranhão, chegar aqui, conversar com as pessoas e ouvir esses depoimentos é um sinal de que estamos no caminho certo. Todo mundo merece ter um atendimento em saúde de qualidade, seja ele oferecido pela rede pública ou privada”, ressaltou o secretário Carlos Lula.

Estrutura do HTO


O Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO), conta com 46 leitos, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com três centros cirúrgicos, posto de enfermagem, serviço ambulatorial, sala de repouso, salas de curativo, sala de imobilização ortopédica, agência transfusional e alas especializadas no tratamento pediátrico.

Além de oferecer exames laboratoriais e de radiologia, o HTO também conta com médicos clínicos e médicos especialistas em ortopedia e traumas.

De acordo com o diretor geral da unidade, Odair Tostes, nos últimos quatro anos, o atendimento cresceu muito. “Temos equipamentos novos na parte de central de materiais, no centro cirúrgico, na imagem e aparelhos de vídeo para o centro cirúrgico. E isso propiciou com que pudéssemos atender uma quantidade de pacientes maior. Atualmente realizamos em média 300 cirurgias e 2 mil atendimentos ambulatoriais por mês. Dessa forma, a capacidade da unidade é utilizada em sua plenitude”, explicou o diretor geral Odair Tostes.

Desde o início do funcionamento, em outubro de 2017, a unidade, que atende pacientes de todo o Maranhão, alcançou a marca de 14.477 cirurgias ortopédicas e 370.984 mil atendimentos realizados, entre consultas ortopédicas, cardiológicas e bucomaxilo, além de exames laboratoriais, de raio-x, ultrassonografia e tomografia.

Com informações da secretaria de saúde do Estado do Maranhão. Fotografia de divulgação.

Áreas Médicas

Hotsites sobre áreas da medicina onde você pode aprender sobre cada doença específica através de artigos e notícias.

Sobre Nosso Site

Temos como objetivo informar a população a respeito dos serviços de saúde oferecidos pelo governo Federal, estadual e municipal em todo o País. Resultado de força conjunta para melhorar um pouco a qualidade de vida de todos os Brasileiros. O SUS (sistema único de Saúde), através do Ministério da saúde fornece todo o serviço gratuito de saúde do Brasil.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192

Curiosidade

Quantos postos de saúde existem no Brasil hoje? Atualmente o total de Unidades de saúde é 40531 postos