Você lerá este artigo no máximo em 2 minutos
Goiás - Nesta quinta-feira (6), o governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado, inaugurou o novo serviço de tomografia computadorizada do hospital estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa). Com investimento de R$ 3 milhões, o equipamento ampliará a oferta de testes da unidade, que também comemora o recebimento do Certificado de Acreditação Nível 2 Completo concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A transformação que estamos fazendo na saúde goiana é uma realidade, destacou Caiado durante o parto.
O tomógrafo de última geração, adquirido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), fará a realização de cerca de 3 permitem milhares de cheques por mês, um volume três vezes maior do que os dispositivos anteriores que eram suportados. As imagens processadas no equipamento são de alta resolução e capazes de gerar 64 canais de imagem por ciclo, facilitando o diagnóstico de diversas doenças.
O novo serviço também atenderá o entorno de Aparecida de Goiânia, o que permitirá agilidade na realização de exames pré-operatórios e planejamento de cirurgias eletivas. Como quase todos os hospitais ficaram fechados para cirurgias eletivas por quase 20 meses por conta da pandemia, esse é o nosso objetivo agora, enfatizou o governador. A lógica é agregar valor aos hospitais públicos. A unidade abastece Aparecida aqui, mas também 45 municípios. É a mão do governo goiano, a presença do governador traz dignidade ao povo goiano, elogiou o secretário Sandro Rodrigues.
Serviço de Excelência
Os servidores Caiado e Heapa também comemoraram a obtenção da certificação ONA Level 2 Full Accreditation. Era um hospital sem condições porque era extremamente restrito. Tinha a fachada mas não havia atendimento ao paciente. Foi uma farsa, lembrou Caiado. Agora, além das condições cirúrgicas, conta com equipamentos de primeira linha para que cirurgiões e clínicos possam praticar a boa medicina, ressaltou o governador.
A unidade passou por uma análise criteriosa no segundo semestre de 2021, que certifica a excelência da Instituição, de acordo com os requisitos de saúde e o compromisso com as melhores práticas, qualidade, sistemas e processos no dia a dia. Ou seja, não só se oferece trabalho, como se oferece qualidade, salientou o responsável da SES.
Para obter a acreditação plena de Nível 2, a Heapa teve de cumprir dois critérios: em 80% ou superior, qualidade e segurança padrões; e 70% ou mais os padrões ONA para gestão integrada, com processos funcionando sem problemas e atividades totalmente comunicadas. O certificado é válido por 2 anos e as visitas de manutenção são realizadas durante esse período. Faço parte de uma equipe de primeira linha, médicos, administradores, enfermeiros, todos têm um pouco de sucesso. Tudo o que tentamos melhorar beneficia os pacientes, disse o Diretor Geral do Heapa, Flávio Francisco Albuquerque dos Santos.
Hoje é dia de comemoração porque essa acreditação é bastante rigorosa e exigente para poucos na prestação de serviços. Que este título sirva de incentivo para levarmos ainda mais longe a humanização do hospital, enfatizou o ex-vice-diretor Daniel Vilela. O deputado estadual deputado coronel Adailton também compareceu; Diretor Técnico da Heapas, Valdeir de Sousa Teixeira; Superintendente do Instituto de Gestão e Humanização (IGH), Joel Sobral, entre outros.
Caso queira saber mais informações sobre o hospital citado, como profissionais, estrutura, endereço e telefone, clique no link que está sobre o nome do hospital.
Com informações da Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás. Fotografia de Wesley Costa