Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

Farmácia de Hospital em Goiás se destaca na segurança do paciente em atendimentos

Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos demonstra como gerir bem uma farmácia com bons profissionais, boas técnicas e amor a profissão

Você lerá este artigo no máximo em 3 minutos

Imagem destaque da matéria - Farmácia de Hospital em Goiás se destaca na segurança do paciente em atendimentosGoiás - Em tempos de muita reclamação de serviço público é sempre bom ver bons profissionais servindo nas repartições e fazendo seu trabalho com excelência. Infelizmente os bons trabalhos não são muito divulgados por "estarem somente fazendo o seu dever". Mas sabemos que não é bem assim. Como ensinam as escrituras: "Dai honra a quem tem honra". A jornada hospitalar de um paciente no hospital é acompanhada por diversas alas desse tipo de unidade de saúde. Da enfermagem à administração, a equipe médica monitora o desenvolvimento, do tratamento até o recebimento da alta. A farmácia do Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos – Dr. Geraldo Landó (HESLMB) realiza o sistema de dispensação individualizada, conhecido popularmente como kit farmácia, que reforça os cuidados durante a distribuição de medicamentos.

A dispensação individualizada na unidade do Governo de Goiás teve início em setembro de 2020, na gestão do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed). Os kits são preparados pela equipe farmacêutica com toda a medicação necessária para o tratamento diário do paciente.

O objetivo é dar prioridade à recuperação do assistido, reduzindo possíveis erros na administração dos fármacos. Esse sistema de controle é planejado para aperfeiçoar o atendimento e gerenciar o grande volume de informações que a farmácia hospitalar recebe de todos os setores.

"A farmácia hospitalar do HESLMB participa de toda a evolução do paciente. Nos preocupamos ao oferecer a dosagem prescrita pelo médico e em realizar a dupla checagem durante a rota que o medicamento leva até o leito”, explica a coordenadora de farmácia, Geovana Correa. “Esse procedimento é levado muito a sério aqui no hospital”, garante.

Montagem e Distribuição dos medicamentos 


Logos após o paciente dar entrada na unidade, os farmacêuticos realizam a anamnese farmacêutica, em que são coletados dados da pessoa com objetivo de investigar o histórico clínico, para então elaborar o perfil farmacoterapêutico, de acordo com suas necessidades. Com todas as informações e prescrição médica em mãos, começa a produção dos kits.

No HESLMB são distribuídas duas categorias dos conjuntos diariamente, o kit medicamento e o de procedimento médico, preparados para as próximas 24 horas de tratamento. No kit medicamento é separada a medicação prescrita e, quando necessário, também são separados os materiais para a aplicação da medicação, como agulhas, seringas e soro.

Já nos kits para procedimentos médicos, além da medicação e insumos, também são enviados instrumentos utilizados durante procedimentos interventivos de enfermagem simples, como a sondagem vesical de alívio e drenagem.

Por fim, antes de ser feita a distribuição, a equipe de enfermagem realiza a dupla checagem, quando todos os kits são inspecionados pelo enfermeiro e farmacêutico, sendo destinados aos leitos logo em seguida. O período de internação do paciente e a indicação de tratamento são registrados no Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), a fim de assegurar o controle de dados e a segurança durante o acolhimento hospitalar.

Segurança do paciente


A preocupação exposta pela administração da unidade revela o cuidado em manter a segurança do paciente durante todo o período de internação. Após altas taxas de erros de medicação comprovados em hospitais, Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu o terceiro desafio global Medicamentos sem Danos. Assim, o HESLMB zela pela qualidade no atendimento e aumento de recuperação.

“A gestão cuidadosa que a farmácia desempenhada na unidade define as altas taxas de melhoras no quadro clínico, com a preparação dos kits, dupla checagem e o registro de condutas definidas. O acompanhamento realizado pela equipe farmacêutica não termina com a alta. O paciente leva consigo o acolhimento dispensado pelos profissionais e a orientação, caso precisem continuar o tratamento em casa”, acrescenta Geovana.

Na unidade de São Luís, após o recebimento de alta, a equipe médica encaminha as prescrições para a continuação do tratamento. Com isso, o farmacêutico elabora de forma didática um calendário com horários de medicação e indicações de rotina, como a alimentação e práticas que devem ser seguidas para a sua recuperação completa.

“O trabalho em equipe desempenhado no HESLMB confirma o nosso comprometimento em prestar um atendimento de qualidade. O cuidado de todos os profissionais e a união dos setores da unidade reforça o acolhimento humanizado e a dedicação à população”, comenta o diretor da unidade, Éder Souza.

Créditos para Secretaria de Saúde de Goiás. Foto de Dayelle Hadassa/Imed

Áreas Médicas

Hotsites sobre áreas da medicina onde você pode aprender sobre cada doença específica através de artigos e notícias.

Sobre Nosso Site

Temos como objetivo informar a população a respeito dos serviços de saúde oferecidos pelo governo Federal, estadual e municipal em todo o País. Resultado de força conjunta para melhorar um pouco a qualidade de vida de todos os Brasileiros. O SUS (sistema único de Saúde), através do Ministério da saúde fornece todo o serviço gratuito de saúde do Brasil.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192

Curiosidade

Quantos postos de saúde existem no Brasil hoje? Atualmente o total de Unidades de saúde é 40531 postos