Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

Estado do Paraná garante ampliação de serviços no Hospital de Dermatologia Sanitária

Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná (HDSPR) recebe investimentos do estado para reformas

Você lerá este artigo no máximo em 3 minutos

Imagem destaque da matéria - Estado do Paraná garante ampliação de serviços no Hospital de Dermatologia SanitáriaHospital de Dermatologia Sanitária do Paraná (HDSPR), em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, recebeu nesta quarta-feira (22) mais um incentivo importante do Governo do Estado. Foi autorizada a ordem de serviço, no valor de R$ 771.551,70, para reformas de reparo na instituição. O secretário de Saúde, Beto Preto, anunciou ainda, um novo edital de chamamento público para a contratação de novos profissionais da área da saúde, um investimento de mais de R$ 200.000,00.

Durante o evento, também foi inaugurada a Ala de Dermatologia e Feridas Dr. Germano Traple, possibilitando o atendimento ambulatorial e internamentos para casos de hanseníase, pênfigo (fogo selvagem), psoríase, eczema, ulcerações de pele entre outras dermatoses, além da realização de biópsia. O Hospital de Dermatologia recebe pacientes de 44 municípios da 1ª, 2ª e 6ª Regionais de Saúde. Atualmente o ambulatório conta com 21 consultórios, 09 salas de curativos, sala de reabilitação, 02 salas de pequenos procedimentos cirúrgicos e setores de apoio.

“Há um ano e meio não tínhamos praticamente nenhuma consulta no hospital. Não tínhamos ambulatório. Hoje já temos e permite mais de 2700 procedimentos por mês. Com esse novo edital teremos mais de 7 mil consultas médicas por mês e vamos ter condições de ampliar e muito os atendimentos aos pacientes. É importante frisar que o cidadão, aquele que mais precisa do Sistema Único de Saúde, é quem queremos que se beneficie dessa nova revitalização e investimento no Hospital, que tem quase 100 anos.”

Além da dermatologia, a Instituição também é voltada para consultas vascular e cardiologia, com equipe multiprofissional em fisioterapia, nutrição, psicologia, serviço social e terapia ocupacional com confecção de palmilhas, curativos especiais e serviço de fototerapia.

O vice-governador, Darci Piana, acompanhou a solenidade e visitou o HDSPR. Ele falou sobre os investimentos na Saúde. “Essa é uma preocupação do Governo do Estado, buscando ajuda com nossos parceiros e apoiadores para trazer dignidade para quem precisa desses atendimentos. Uma confiança que nos permite que avancemos. É desta maneira que queremos dar continuidade, liberando recursos para a nova ala de dermatologia. Um grande esforço de todos, e superaremos todas as dificuldades, perante esta pandemia”, afirmou.

A instituição passou por um processo de reestruturação para otimizar a estrutura física do hospital, que é referência no Paraná para o tratamento dermatológico de doenças graves, como a hanseníase, recebendo pacientes de todo o Estado para tratamento. As intervenções possibilitaram a ampliação da oferta de serviços especializados.

Com área de 6 mil metros quadrados e erguido em uma área de 42 alqueires, o hospital está em funcionamento desde a fundação, em 1926, e integra os planos de ampliação e descentralização dos serviços da saúde.

Reforma do HDSPR

Serão feitos reparos gerais em 11 edificações, permitindo a ampliação do atendimento. Estão previstos serviços de reparos em cobertura, pintura interna e externa, troca de forro, pisos, revestimentos, portas e instalações sanitárias. Totalizando aproximadamente 6.500 m² de área. Além de pintura completa em todo o complexo hospitalar, no total de 9.000 m².

Esta é uma das unidades hospitalares mais antigas do Estado e durante 60 anos foi um hospital voltado para atendimento de pacientes com hanseníase, a chamada lepra.

Francisca Barros da Silva, que é coordenadora do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase do Paraná (MORHAN), diz que o momento é ímpar. “Há 20 anos, quando comecei meu tratamento aqui sofríamos muito preconceito. Hoje não. Os atendimentos são humanizados, e podemos andar dentro do hospital normalmente. Está tudo muito melhor".

História do Hospital

Em 1926, quando iniciou as atividades, o Hospital denominado São Roque a manutenção era a cargo do Estado e a administração era de responsabilidade de uma congregação religiosa que atendia os enfermos, transportados até o local de trem.

Após 1983, quando foi descoberta a cura e o controle para a hanseníase, foi abolida a prática de isolamento compulsório e o Hospital São Roque perdeu sua condição de Hospital Colônia, passando a ser chamado de Hospital de Dermatologia São Roque. Em 1990 a unidade hospitalar foi renomeada como Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná.

Para ter acesso às consultas o usuário do Sistema Único da Saúde precisa de um pedido de encaminhamento feito pela Unidade Básica de Saúde do seu bairro. O pedido é registrado na secretaria estadual e agendando conforme a complexidade do caso.

Participaram do evento o prefeito de Piraquara, Josimar Fróes; o diretor presidente da Paraná Edificações, Marcus Tesserolli; o diretor presidente da FUNEAS, Marcelo Augusto Machado; a Diretora Geral do Hospital de Dermatologia, Maristella Zanela, além de Prefeitos da RMC, Autoridades do Legislativo, Judiciário, Instituições. A família do médico Germano Traple (in memorian), cuja ala dermatológica levou o seu nome pelos trabalhos prestados na especialidade, foram homenageados.

Áreas Médicas

Hotsites sobre áreas da medicina onde você pode aprender sobre cada doença específica através de artigos e notícias.

Sobre Nosso Site

Temos como objetivo informar a população a respeito dos serviços de saúde oferecidos pelo governo Federal, estadual e municipal em todo o País. Resultado de força conjunta para melhorar um pouco a qualidade de vida de todos os Brasileiros. O SUS (sistema único de Saúde), através do Ministério da saúde fornece todo o serviço gratuito de saúde do Brasil.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192

Curiosidade

Quantos postos de saúde existem no Brasil hoje? Atualmente o total de Unidades de saúde é 40531 postos