Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

Efeitos negativos do álcool no corpo humano

Com o verão em alta as pessoas acabam aumentando o consumo de álcool no dia a dia. Veja os malefícios das bebidas alcoólicas consumida em demasia.

Você lerá este artigo no máximo em 3 minutos

Imagem destaque da matéria - Efeitos negativos do álcool no corpo humanoO álcool é um composto líquido que resulta da fermentação do açúcar de vários alimentos, como cevada maltada, batatas, escórias ou uvas. Em doses mais baixas, a bebida atua como estimulante, enquanto em doses altas atua como depressora do sistema nervoso central. Qualquer adulto com mais de 18 anos pode comprar álcool legalmente nos Brasil. Os efeitos negativos do álcool no corpo humano são numerosos e os resultados começam imediatamente após o consumo. Embora pequenas quantidades de álcool possam deixar o corpo através da respiração e da urina, a maior parte do produto é absorvida pela corrente sanguínea

Quanto mais álcool se consome, maiores são os efeitos nos sistemas do corpo. Muitas pessoas não falam sobre o que constitui uma bebida padrão e a medida do consumo de álcool. Listados abaixo estão alguns dos efeitos negativos nos sistemas do corpo.

Efeitos do álcool no sistema nervoso central

O álcool interrompe a comunicação cerebral, resultando em comportamento e humor alterados e inibe a capacidade de pensar com clareza. Além disso, o alto consumo de álcool pode prejudicar significativamente as habilidades motoras por meio de seus efeitos no cérebro. Má coordenação, fala arrastada e memória fraca são outros efeitos negativos do álcool no resto do sistema nervoso central. Um efeito mais drástico e danoso no sistema nervoso central resulta do consumo prolongado e excessivo de álcool. Estes efeitos incluem uma sensação estranha, dormência nos pés e mãos e dor resultante de danos no sistema nervoso central

Sistema circulatório

O álcool afeta o coração, que é um dos órgãos vitais do sistema circulatório. As complicações cardíacas são muito comuns em pessoas com hábitos de consumo excessivos e persistentes, bem como naqueles que bebem muito álcool em uma única sessão. Os efeitos negativos do álcool no coração incluem pressão alta, batimentos cardíacos irregulares, estiramento anormal do músculo cardíaco e acidente vascular cerebral. Pesquisas descobriram que o consumo moderado de álcool é bom para a saúde do coração. No entanto, o consumo excessivo de álcool aumenta o risco de complicações como insuficiência cardíaca e ataque cardíaco

Fígado

A lesão hepática ou cirrose é a condição mais comum associada ao consumo extremo e prolongado de álcool. A condição envolve a cicatrização do tecido hepático pelo álcool, o que prejudica suas funções, como manter um sistema imunológico robusto e limpar o sangue. O álcool em excesso também causa fibrose, hepatite alcoólica e fígado gorduroso.

Sistema Digestivo

O consumo de álcool é conhecido por ter um impacto significativo no sistema digestivo humano. A bebida pode danificar significativamente as gengivas, a língua e as glândulas salivares. Além disso, em bebedores pesados ​​e alcoólatras, o álcool causa cáries e acelera problemas esofágicos e úlceras estomacais. O consumo excessivo de álcool causa inflamação do pâncreas ou pancreatite, que pode levar a danos permanentes ao órgão.

Reprodução

O abuso de álcool em mulheres pode levar a ciclos menstruais irregulares e interrompidos e, em casos extremos casos, pode levar à infertilidade ao chumbo. As mulheres grávidas devem evitar o álcool tanto quanto possível devido a complicações no parto e na gravidez e para proteger o feto do sistema alcoólico fetal ou da síndrome alcoólica fetal. A condição afeta a criança mental e fisicamente.

Outros efeitos adversos à saúde humana incluem disfunção erétil em homens, um sistema imunológico fraco e baixa produção de testosterona em homens, o que prejudica o desenvolvimento de características físicas masculinas e obesidade e alto risco para problemas de próstata. É aconselhável reduzir ou abster-se de beber álcool para melhorar e reverter esses efeitos adversos no corpo.

Teor alcoólico das bebidas

Separamos uma lista das bebidas alcoólicas mais comuns no país. A quantidade citada é em mililitros.

BebidaTeor alcoólicoQuantidade
Cachaça38% a 48%200 - 250
Cerveja5% a 16%40 - 50
ChopeAté 70%60 - 80
Hidromel8%
Vinho Verde8,5% A 9,5%
Espumante11%90 - 100
Saquê16%100 - 110
Vinho branco / seco12%90 - 110
Vinho branco / doce12%130 - 150
Vinho tinto11% a 14%80 - 100
Vodka13% a 40%220 - 250
Tequila27%200 - 240
Whisky40-75%220 - 250

Áreas Médicas

Hotsites sobre áreas da medicina onde você pode aprender sobre cada doença específica através de artigos e notícias.

Sobre Nosso Site

Temos como objetivo informar a população a respeito dos serviços de saúde oferecidos pelo governo Federal, estadual e municipal em todo o País. Resultado de força conjunta para melhorar um pouco a qualidade de vida de todos os Brasileiros. O SUS (sistema único de Saúde), através do Ministério da saúde fornece todo o serviço gratuito de saúde do Brasil.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192

Curiosidade

Quantos postos de saúde existem no Brasil hoje? Atualmente o total de Unidades de saúde é 40531 postos