Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

Dia Mundial da Saúde faz alerta para obesidade

No dia Mundial da Saúde, a ideia é conscientizar população de todo o mundo sobre ter uma vida saudável e alertar sobre problemas de saúde que podem ser evitados

Você lerá este artigo no máximo em 3 minutos

Imagem destaque da matéria - Dia Mundial da Saúde faz alerta para obesidadeParaná - Comemorado nesta quinta-feira (7), o “Dia Mundial da Saúde”, tem como objetivo incentivar e conscientizar a população a respeito dos benefícios de manter o corpo e mente saudáveis, além de alertar sobre alguns dos mais comuns problemas que afligem a população. Um deles é a obesidade, fator que, de acordo com dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), aponta números de crescente preocupação no Estado.

Segundo estatísticas, 70,6% dos adultos que tiveram peso e altura medidos nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (APS) no Paraná apresentaram excesso de peso, com 37,2% dentro da condição de obesidade.

Em relação as crianças, observou-se que 16,7% dos menores de 5 anos e 41,4% entre 5 e 9 anos apresentaram algum grau de excesso de peso, segundo o Índice de Massa Corporal (IMC) para a idade. Entre os adolescentes, 40,9% estavam acima da média ideal e 19,4% eram obesas. Já na população idosa, o sobrepeso foi constatado em 56,5% dos indivíduos avaliados.

A Sesa faz um alerta sobre a necessidade e importância da adoção de bons hábitos e comportamentos para a promoção da saúde. Isso inclui manter uma alimentação adequada e ser fisicamente ativo, que são pilares essenciais para alcançar qualidade de vida. Evitar o consumo de cigarro, bebidas alcoólicas e outras drogas também é fundamental para manter o funcionamento do organismo e evitar doenças cardíacas, pulmonares, além do câncer e diabetes, que podem ser influenciadas severamente por fatores como alimentação inadequada e sedentarismo.


Ainda sobre hábitos alimentares, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (2019), a proporção de adultos que possuem consumo recomendado de frutas e hortaliças no Paraná foi de apenas 11,6%. Em relação à atividade física, no mesmo ano, o percentual de adultos paranaenses que praticaram exercícios no tempo livre equivalentes a pelo menos 75 minutos de atividade de intensidade vigorosa e 150 minutos de atividade de intensidade moderada, por semana, foi de 29,9%.


O secretário de Estado da Saúde, César Neves, esclarece que a maior parte das doenças do coração poderiam ser prevenidas por meio da abordagem sobre fatores de risco comportamentais.

“A pressão alta é uma condição que afeta boa parte dos brasileiros, já que cerca de 50% dos adultos são hipertensos. Os principais fatores de risco são a obesidade, o consumo excessivo de bebida alcoólica, o sedentarismo e o alto consumo de sal. Esse é apenas um dos exemplos que temos de como os hábitos negativos podem influenciar na saúde. Outro caso evidente é o do tabagismo, que agrava os riscos quando associado a hipertensão e diabetes, além de ser o principal fator para o câncer de pulmão e contribuir significativamente para acidentes cerebrovasculares e ataques cardíacos mortais” afirmou.

É válido reforçar que, caso apresente pressão arterial acima de 140/90 mmHg, é indicado que se procure o serviço de saúde, para diagnosticar a hipertensão e realizar o tratamento adequado. Todo adulto deve aferir a sua pressão ao menos uma vez a cada ano. Já para níveis de pressão entre 121-139/81-89 mmhg, também há necessidade de avaliação, considerando a existência de outros fatores de risco.

Dados do último estudo Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) realizado nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal, mostram que, em 2020, 9,5% da população entrevistada declarou que ainda é fumante. Na capital paranaense, 17,1% dos homens e 7,6% das mulheres declararam-se fumantes, sendo a quarta capital do país com a maior frequência. A decisão de parar de fumar é importante em qualquer momento de vida. O SUS oferta o tratamento para cessação do tabagismo nas unidades básicas de saúde e ambulatórios.

Recomendações para uma vida saudável


Alimentos in natura ou minimamente processados como cereais, feijões, raízes e tubérculos, frutas, hortaliças, peixes, ovos, leite, carnes, preferencialmente livre de agrotóxicos e consumidos respeitando os princípios da variedade, equilíbrio, moderação e prazer, são considerados a base para uma alimentação nutricionalmente balanceada, saborosa, culturalmente apropriada e promotora de um sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável.

Já atividade física é o comportamento que envolve os movimentos voluntários do corpo, com gasto de energia acima do nível de repouso, promovendo interações sociais e com o ambiente, podendo acontecer no tempo livre, no deslocamento, no trabalho ou estudo e nas tarefas domésticas. Mover-se mais e permanecer menos em comportamento sedentário é importante para o pleno desenvolvimento humano e para uma boa saúde, independentemente da idade, sexo, raça, etnia ou nível de condicionamento físico atual. Quanto mais cedo a prática da atividade física é iniciada e se torna um hábito na vida, maiores são os benefícios.

Com informações da secretaria estadual da saúde do Paraná. Foto de divulgação.

Áreas Médicas

Hotsites sobre áreas da medicina onde você pode aprender sobre cada doença específica através de artigos e notícias.

Sobre Nosso Site

Temos como objetivo informar a população a respeito dos serviços de saúde oferecidos pelo governo Federal, estadual e municipal em todo o País. Resultado de força conjunta para melhorar um pouco a qualidade de vida de todos os Brasileiros. O SUS (sistema único de Saúde), através do Ministério da saúde fornece todo o serviço gratuito de saúde do Brasil.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192

Curiosidade

Quantos postos de saúde existem no Brasil hoje? Atualmente o total de Unidades de saúde é 40531 postos