Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

Curso de psicopatologia - Profissionais de hospital da Bahia se especializam na área

Grupo de profissionais de saúde realizam curso de psicopatologia. Veja o que é e o que trata esta área da saúde

Você lerá este artigo no máximo em 2 minutos

Imagem destaque da matéria - Curso de psicopatologia - Profissionais de hospital da Bahia se especializam na áreaBahia - O Hospital Juliano Moreira, unidade especializada em psiquiatria e saúde mental, ofereceu aos seus profissionais nos últimos seis meses o Curso Avançado de Psicopatologia. Coordenado pelo Professor Doutor Antonio Freire, Diretor do Hospital, com carga horária de 78 horas, o curso versou, dentre outros temas, sobre aspectos importantes da entrevista e da abordagem aos pacientes portadores de transtornos psiquiátricos, além de apresentar e discutir conceitos e definições do comportamento normal e patológico.

Segundo Freire, “a Psicopatologia é ferramenta fundamental para entender a apresentação clínica dos transtornos psiquiátricos. Ampliar o conhecimento da equipe técnica sobre o exame psíquico é promover qualidade assistencial numa Unidade pública de referência em Psiquiatria”.

O curso teve início em 31 de maio e contou com a participação de médicos residentes em Psiquiatria, enfermeiros, farmacêuticos e assistentes sociais da Unidade. No dia 29 de novembro, ocorrerá seu encerramento com entrega dos certificados aos discentes.

O que é psicopatologia?

A psicopatologia está ligada a diversas vertentes, porém é foco de muitos estudos nas disciplinas de psicologia, psiquiatria e corpo teórico psicanalítico. Na Psicologia faz parte da Psicologia Clínica, Psicologia Geral e Psicologia ligada às neurociências entre outros. Ou seja, pode ser caracterizada como o estudo descritivos dos fenômenos psíquicos “anormais’, estudando gestos, comportamentos, expressões e relatos auto descritivos do enfermo. A palavra Psicopatologia é composta por três palavras gregas: psique - alma ou mente pathos – paixão, sofrimento ou doença logo - lógica ou o conhecimento.

A psicopatologia é o estudo sistemático do comportamento, da cognição e da experiência anormais; o estudo dos produtos de uma mente com um transtorno mental. Isto inclui as psicopatologias explicativas, nas quais existem supostas explicações, de acordo com conceitos teóricos (p. ex., a partir de uma base psicodinâmica, comportamental ou existencial, e assim por diante), e a psicopatologia descritiva, que consiste da descrição e da categorização precisas de experiências anormais , como informadas pelo paciente e observadas em seu comportamento.

A aplicação precisa da psicopatologia descritiva na prática da psiquiatria é necessária, no mínimo, pelas três razões seguintes:

1. A psicopatologia descritiva é a ferramenta profissional fundamental do psiquiatra; ela é possivelmente, a única ferramenta diagnóstica exclusiva do psiquiatra.
2. A psicopatologia descritiva diz respeito mais do que à simples realização de uma entrevista clínica com o paciente, ou, até mesmo, ter que escutá-lo, embora deva envolver ambos, necessariamente.
3. A psicopatologia descritiva tem utilidade e aplicação clínica.

Com informações da secretaria de saúde da Bahia, texto adaptado do livro Sintomas da Mente - Andrew Sims e infoescola.
Foto: Divulgação

Áreas Médicas

Hotsites sobre áreas da medicina onde você pode aprender sobre cada doença específica através de artigos e notícias.

Sobre Nosso Site

Temos como objetivo informar a população a respeito dos serviços de saúde oferecidos pelo governo Federal, estadual e municipal em todo o País. Resultado de força conjunta para melhorar um pouco a qualidade de vida de todos os Brasileiros. O SUS (sistema único de Saúde), através do Ministério da saúde fornece todo o serviço gratuito de saúde do Brasil.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192

Curiosidade

Quantos postos de saúde existem no Brasil hoje? Atualmente o total de Unidades de saúde é 40531 postos