Você lerá este artigo no máximo em 2 minutos
Ceará - No mês de dezembro, o clima natalino toma conta das ruas e casas em celebração à data que simboliza renovação e esperança em dias melhores. No Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a magia do Natal invadiu os corredores e enfermarias, nessa quarta-feira (8), com a visita do Papai Noel a crianças e adolescentes em tratamento nas unidades do hospital. O momento foi embalado pela apresentação musical do grupo PM Prevenção e Arte, da Polícia Militar do Ceará (PMCE).
A iniciativa partiu da terapeuta ocupacional Izabel Chagas, coordenadora da Cidade da Criança, espaço do Hias que tem como finalidade amenizar o trauma psicológico da internação por meio de atividades recreativas.
“Sabemos da importância do lúdico no desenvolvimento das crianças e também no processo de recuperação, por isso não poderíamos deixar de realizar uma ação de Natal para nossos pacientes. Foi um momento muito festivo e de muita emoção, em que participaram não só os pacientes, mas também os acompanhantes e colaboradores. Sou só gratidão aos voluntários que tornaram nossa manhã tão especial”, relata.
Quem também ficou muito feliz com a visita do Papai Noel foi Larice, 5, que está internada no Hias há quase um mês, após uma crise convulsiva ocasionada por um sangramento na cabeça. “Assim que viu o movimento, a menina se sentou de repente, já na expectativa. Ela ficou toda feliz, pois o sonho dela era ver o Papai Noel”, conta emocionada a mãe, Maria Socorro Mariano. A pequena interagiu com o bom velhinho, que brincou e conversou com ela e com os demais pacientes da unidade.
Ravi Miguel, 4, também não escondeu a alegria em ver o Papai Noel e já foi perguntando pelo presente. Para a mãe, Rochele Pereira, a iniciativa foi um afago no coração.
“Para eles, tudo é sonho. Um momento como esse é muito bom para alegrar as crianças, que muitas vezes ficam sem paciência e chateadas por estarem no hospital”, afirma.Para o administrador de empresas Walber Nunes, que interpretou o Papai Noel, a ação foi muito significativa.
“Iniciei esse trabalho há quatro anos, quando resolvi fazer uma surpresa a uma criança internada em um hospital, e desde então não parei. Nessa visita ao Albert Sabin, confirmei mais uma vez o meu propósito de vida. Foi um momento mágico e de extrema alegria, amenizando a dor e alimentando a esperança e a fé em crianças e adultos através da figura épica do Papai Noel. Fico feliz demais em servir pessoas e levar a verdadeira essência do Natal para o hospital”, celebra.
Natal no Hias
Dando continuidade às celebrações natalinas, o Hias realizará, nesta sexta-feira (10), na recepção do ambulatório, uma missa de ação de graças para os colaboradores da unidade. A iniciativa é realizada todos os anos e tem como objetivo reforçar a mensagem principal desta data, que é o nascimento de Jesus, e agradecer todos os funcionários pelo trabalho e dedicação com as crianças e os adolescentes atendidos no hospital ao longo do ano.
Informações da Secretaria estadual de Saúde do Ceará.
Foto: Erika Mavignier