Você lerá este artigo no máximo em 2 minutos
Rio de Janeiro - Um levantamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostra que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) voltaram a crescer no fim de abril, entre adultos. A tendência foi observada em vários estados, o que afetou também a média nacional.
Segundo o boletim Infogripe, divulgado hoje (5), no Rio de Janeiro, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 14 das 27 unidades federativas apresentam sinal de crescimento de SRAG na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) até a semana epidemiológica 17 (última semana de abril): Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Santa Catarina.
Pacientes adultos
O boletim Infogripe estima uma média de 4,7 mil casos na última semana de abril, acima dos 3,5 mil casos da semana anterior. Diferentemente das semanas anteriores, quando se verificou um crescimento restrito à população infantil, desta vez a alta aconteceu entre adultos.
Para o coordenador do Infogripe, Marcelo Gomes, essa alta pode estar associada aos aumentos de casos de covid-19, mas também ao retorno do vírus Influenza-A (gripe).
Como se proteger da Gripe?
Alimentação saudável
Manter uma alimentação saudável, balanceada e rica em proteína animal ou vegetal ajuda a manter o organismo forte e a produção de anticorpos alta, desta maneira, seu corpo será capaz de combater a doença de forma rápida caso você entre em contato com o vírus.
Hidratação
As vias aéreas são a porta de entrada da gripe e do resfriado, mucosas mais secas facilitam a aderência do vírus. Mesmo que o inverno reduza a sede, é importante manter-se hidratado, bebendo pelo menos dois litros de água por dia. Fumantes devem redobrar a atenção, pois costumam ficar com a garganta mais seca. É possível hidratar as narinas também com soro fisiológico, o que ajudará a limpar a mucosa.
Higienização das mãos
Nossas mãos tocam todos os tipos de objetos e superfícies durante o dia. Um aperto de mão pode nos colocar em contato com o vírus, e ao levar as mãos não higienizadas ao rosto, pode ocorrer o contágio. É importante lavar as mãos várias vezes por dia com bastante água e sabão, sem esquecer as unhas e os pulsos. Quando não for possível fazer isso, faça uso de álcool em gel antibacteriano.
Evitar ambientes fechados e aglomerações
Locais com muitas pessoas favorecem a transmissão da gripe e do resfriado, pois é mais fácil entrar em contato com pessoas contaminadas. Quando não for possível evitar determinado lugar, como o escritório, é importante manter o local ventilado e com a incidência de luz solar, assim o ambiente ficará mais saudável e o vírus não irá se propagar com facilidade.
Manter distância
A tosse e o espirro espalham gotículas contaminadas pelo ambiente, são as formas mais eficientes para o vírus se espalhar. Quando um indivíduo está gripado, devemos manter distância de pelo menos 01 (um) metro para evitar o contagio.
Imunização
A vacina contra a gripe é bastante eficaz no combate a doença, é indispensável que os grupos de risco mantenham suas vacinações em dia. Crianças com menos de cinco anos, idosos, grávidas e pessoas com doenças crônicas ou sistema imunológico debilitado podem fazer uso deste serviço gratuito, mas desde que, devidamente ou preferencialmente, orientadas por um médico infectologista.
Fique atento às dicas e cuide-se de sua saúde nestes tempos difíceis. Caso precisem acessar o sistema público de saúde, ou até mesmo particular, acesse nossos dados de hospitais, postos de saúde, UPAS e etc. Que Deus nos abençoe!
Com informações da Agência Brasil, UNIBEM e redação do Postosdesaude.com.br.