Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

Biomédicos pedem a inclusão da categoria na Saúde do Estado do Paraná

Profissionais manifestam a vontade para segundo eles evoluírem na estrutura de cargos da secretaria de saúde

Você lerá este artigo no máximo em 2 minutos

Imagem destaque da matéria - Biomédicos pedem a inclusão da categoria na Saúde do Estado do ParanáParaná - O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto recebeu esta semana representantes do Conselho Regional de Biomedicina da 6ª Região. O motivo da visita, foi o pedido da categoria para que biomédicos do Paraná sejam inseridos no quadro de funcionários da Saúde.

“Manifestamos essa vontade e precisamos evoluir na estrutura de cargos da pasta. O trabalho dos biomédicos é de grande relevância, e foi muito importante, inclusive durante os períodos mais críticos da pandemia da Covid-19. São quase 5 mil profissionais que integram essa área. Valorizamos a possível atuação dentro dos hospitais e clínicas do Estado.”, enfatizou.

Para a inclusão no quadro funcional é necessária a alteração na Lei Estadual 18.136/2014, que instituiu o Quadro Próprio dos Servidores da Secretaria de Estado da Saúde (QPSS). Se aprovada a alteração, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), eles poderão atuar em laboratórios de análise clínica, bancos de sangue e agências transfusionais, centros de reprodução humana e centros de imagem do Estado. Atualmente, a especialidade não está contemplada nos editais.

O Paraná tem hoje mais de 20 cursos de biomedicina e o profissional tem 35 habilitações em apoio de diagnóstico, principalmente laboratorial. 80% atuam em análises clínicas e 20% como docentes e pesquisadores em instituições de ensino. Desde 2017 a classe conta com um órgão regulador de atuação exclusiva, o Conselho Regional de Biomedicina – 6ª Região (CRBM6)

Biomédicos


De acordo com a Lei federal 6.684/1979, que regulamenta a profissão, ao biomédico compete atuar em equipes de saúde, em nível tecnológico, nas atividades complementares de diagnósticos, realizando análises físico-químicas e microbiológicas de interesse para o saneamento do meio ambiente; realizando serviços de radiografia, excluída a interpretação; atuando, sob supervisão médica, em serviços de hemoterapia, de radiodiagnóstico e de outros para os quais esteja legalmente habilitado; além de planejar e executar pesquisas científicas em instituições públicas e privadas, na área de sua especialidade profissional.

O que é biomedicina

Poucos sabem, mas a biomedicina trabalha as pesquisas sobre doenças e maneiras de cura pra melhorar o diagnóstico e o tratamento. Assim como Medicina, ela também é um curso da área de saúde que costuma ser bastante procurado pelos estudantes.

Algumas disciplinas que compõem a grade curricular do curso são Microbiologia básica, Formação Integral em Saúde, Química Geral, Saúde Coletiva, Bioquímica, Micologia e Virologia.

A Biomedicina tem um campo de atuação bastante diversificado, com mais de 30 áreas de atuação reconhecidas pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM). Elas incluem Acupuntura, Análise Ambiental, Citologia, Genética, Hematologia e Saúde Pública.

Como toda atividade regulamentada, apenas profissionais com um diploma superior na área e registro no conselho de classe (o CFBM) podem exercer legalmente a profissão de biomédico.

O que faz um biomédico?

O biomédico pesquisa e estuda microrganismos que causam doenças, além de buscar soluções que possam impedir que as enfermidades afetem a população.

Com informações da secretaria de saúde do estado do Paraná e do blog pitágoras.
Fotografia: divulgação

Escrito por Luiz Antonio Jr

Áreas Médicas

Hotsites sobre áreas da medicina onde você pode aprender sobre cada doença específica através de artigos e notícias.

Sobre Nosso Site

Temos como objetivo informar a população a respeito dos serviços de saúde oferecidos pelo governo Federal, estadual e municipal em todo o País. Resultado de força conjunta para melhorar um pouco a qualidade de vida de todos os Brasileiros. O SUS (sistema único de Saúde), através do Ministério da saúde fornece todo o serviço gratuito de saúde do Brasil.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192

Curiosidade

Quantos postos de saúde existem no Brasil hoje? Atualmente o total de Unidades de saúde é 40531 postos