Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

Adesão bem sucedida na Rede Bem Cuidar no Rio Grande do Sul

Projeto irá qualificar a atenção primária no Rio Grande do Sul já conta com a adesão confirmada de mais de 70 municípios

Você lerá este artigo no máximo em 2 minutos

Imagem destaque da matéria - Adesão bem sucedida na Rede Bem Cuidar no Rio Grande do Sul

O DAPPS (Departamento de Atenção Primária e Politicas de Saúde), da Secretaria da Saúde (SES), em balanço realizado nesta quinta-feira (23/9), confirmou a adesão de 71 municípios gaúchos à Rede Bem Cuidar RS (RBC/RS), programa lançado em agosto pelo governo do Estado para qualificar o atendimento na rede básica de saúde do Estado. Outros 41 municípios já encaminharam documentação, porém o DAPPS aguarda ajustes nas informações para a homologação.

Entre os municípios que já indicaram a equipe de Saúde de Família e confirmaram adesão à RBC estão Santa Rosa, Ijuí, São Vendelino, Rondinha, Santa Cruz do Sul, Rio dos Índios, Bagé, Osório e Estrela.

“Somente com a adesão à RBC/RS os municípios garantirão custeio mensal de 8 mil reais, além de receber 30 mil reais para a implantação. Municípios que não aderirem abrem mão do componente estratégico do Programa Estadual de Incentivo para a Atenção Primária à Saúde (PIAPS). É importante atenção ao prazo, que se encerra na sexta-feira, dia 1º de outubro. Outro ponto importante é que somente os municípios que aderirem ao programa podem se habilitar aos recursos para reformas e ampliações nas unidades, por meio de edital já aberto", explica a secretária adjunta da SES, Ana Costa.

O que é a a Rede Bem Cuidar?

A RBC/RS é uma abordagem nova no atendimento à saúde, que busca contemplar de forma mais efetiva as demandas da comunidade e fazer com que cada unidade se adapte, ainda mais, à realidade local. O projeto, inicialmente, será focado na população idosa, priorizando a atenção em saúde para o envelhecimento saudável, inclusive com certificação dos serviços de saúde como Unidades Amigas do Idoso.

"A ideia da Rede Bem Cuidar RS é construir soluções com e para a comunidade. É para eles que existem os serviços, e, por isso, queremos trazê-los para mais perto das decisões, focando na promoção à saúde e na prevenção. É difícil dizer quando uma vida foi salva por uma medida de prevenção, mas com certeza, os postos de saúde são autênticos protetores das vidas das pessoas", disse Ana Costa.

A experiência da Rede Bem Cuidar iniciou em Pelotas, com a ideia de colocar o olhar da gestão dos recursos públicos para população, equipe de saúde, gestor municipal e gestor estadual. Cada município escolhe e indica uma equipe de Saúde da Família (eSF) para participar do programa.

Como fazer parte do projeto?

O Governo do Rio Grande do Sul oferece alguns canais onde os munícipes podem tirar suas dúvidas. Caso tenha interesse em aderir ao projeto clique no link a seguir: formulário de adesão. Para mais informações acesse o site da Rede Bem Cuidar.

Com informações de Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul.

Áreas Médicas

Hotsites sobre áreas da medicina onde você pode aprender sobre cada doença específica através de artigos e notícias.

Sobre Nosso Site

Temos como objetivo informar a população a respeito dos serviços de saúde oferecidos pelo governo Federal, estadual e municipal em todo o País. Resultado de força conjunta para melhorar um pouco a qualidade de vida de todos os Brasileiros. O SUS (sistema único de Saúde), através do Ministério da saúde fornece todo o serviço gratuito de saúde do Brasil.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192

Curiosidade

Quantos postos de saúde existem no Brasil hoje? Atualmente o total de Unidades de saúde é 40531 postos