Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

Ação social: Programa Saúde na Praça da Secretaria de Saúde do Maranhão

Governo realiza mais de mil atendimentos com saúde na praça em Graça Aranha. Desde que o programa iniciou, em agosto de 2021, já foram realizados mais de 115 mil atendimentos.

Você lerá este artigo no máximo em 1 minutos

Imagem destaque da matéria - Ação social: Programa Saúde na Praça da Secretaria de Saúde do MaranhãoMaranhão - O Governo do Maranhão realizou, na última quarta-feira (11), mais de mil atendimentos com o Programa Saúde na Praça no município de Graça Aranha. A ação aconteceu no Ginásio Poliesportivo Antônio Borges Leal e, entre os serviços, foram disponibilizadas consultas em Pediatria, Urologia e Clínica Geral, além de exames preventivos e laboratoriais, aferição de pressão arterial e glicemia, e atendimento odontológico com o Sorrir Móvel.

O Programa Saúde na Praça é uma ação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizada em parceria com a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). O programa foi criado com a proposta de democratizar o acesso à saúde e ampliar os atendimentos em saúde em várias regiões. Desde que o programa iniciou, em agosto de 2021, já foram realizados mais de 115 mil atendimentos.

“O nosso objetivo é atender as necessidades da população e levar o SUS para o maior número possível de maranhenses. A orientação do governador Carlos Brandão é intensificar as ações de saúde. Essa edição do Saúde na Praça beneficiou não só os moradores de Graça Aranha, como também de vários municípios vizinhos”, ressaltou o presidente da EMSERH, Marcello Duailibe.

Aprovação da população


Uma das pessoas beneficiadas com a ação foi José Edmilson Silva, de 52 anos, morador de Presidente Dutra. Ele consultou com o clínico geral e elogiou o atendimento. “Gostei muito. Estou sendo bem atendido, graças a Deus. Nunca pensei que tivesse tanto médico bom aqui. Gostei muito”, elogiou.

Dona Maria do Socorro Ramos tem 65 anos e mora em Graça Aranha. Ela participou da ação para fazer um preventivo, fez o exame e saiu satisfeita. “Eu vim pra fazer o preventivo porque é muito bom a gente se prevenir. Tem muitos anos que eu fiz e nem me lembro quando foi. Foi uma oportunidade muito boa. É importante a gente se cuidar”, disse a idosa.

O senhor Ivan Rodrigues Castelo Branco estava passando próximo do local onde ocorria o Saúde na Praça e resolveu parar para se consultar com o urologista. “Eu estava passando e vi a movimentação. Achei muito importante. Foi uma excelente ideia pra todo mundo, porque nós precisamos muito desse tipo de serviço. Eu fiz exame da próstata, porque já estava com um ano que não ia ao médico”, disse.

Com informações da secretaria de saúde do estado do Maranhão. Fotografia divulgação.

Escrito por Luiz Antonio Jr

Áreas Médicas

Hotsites sobre áreas da medicina onde você pode aprender sobre cada doença específica através de artigos e notícias.

Sobre Nosso Site

Temos como objetivo informar a população a respeito dos serviços de saúde oferecidos pelo governo Federal, estadual e municipal em todo o País. Resultado de força conjunta para melhorar um pouco a qualidade de vida de todos os Brasileiros. O SUS (sistema único de Saúde), através do Ministério da saúde fornece todo o serviço gratuito de saúde do Brasil.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192

Curiosidade

Quantos postos de saúde existem no Brasil hoje? Atualmente o total de Unidades de saúde é 40531 postos