Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

Programa de estágio no Hospital Estadual de Trindade em Goiás

Parceria entre instruções de ensino e a unidade do Governo de Goiás oferece a vivência do dia a dia de um hospital aos alunos

Você lerá este artigo no máximo em 2 minutos

Imagem destaque da matéria - Programa de estágio no Hospital Estadual de Trindade em GoiásO Hospital Estadual de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hetrin), deu início ao programa de estágio obrigatório voltado para estudantes universitários e de cursos técnicos regularmente matriculados em instituições de ensino – a unidade do Governo de Goiás tem parceria de estágio com Afam, Faculdade Mineiros, UniGoyases e Instituto Genoma. A ação tem como principal objetivo ofertar a vivência de internato no dia a dia de um hospital para a aquisição de novos conhecimentos, competências e habilidades aos alunos.

O gestor de pessoas da unidade do Governo de Goiás, Adelson Gonçalves, explica que o programa de estágio se desenvolve em etapas. “A primeira fase do programa é a disponibilização das vagas para a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), conforme estudo interno realizado, no qual é considerado o perfil da unidade e quais são as áreas e as especialidades em que poderá ser oferecido esse estágio”, afirma.

Com as informações em mãos, os responsáveis da SES-GO abrem um processo seletivo divulgando o edital e convidando as instituições para que participem da seleção. É preciso que os estudantes cumpram os requisitos solicitados para que possam atuar como estagiários no hospital. Quando as vagas são validadas na secretaria e nas instituições credenciadas, a SES-GO dá início à chamada para o estágio obrigatório.

“Nós recebemos o estagiário com a aula inaugural, que internamente é chamada de integração, quando são apresentadas a unidade, as normas e regras internas. Também é feito um acompanhamento por um supervisor de campo, que é indicado pela instituição e fica responsável por orientar esse aluno e acompanhar o desempenho e o seu desenvolvimento”, relata Adelson.

Como participar do estágio no hospital

Para ser integrado ao estágio, a unidade recebe a documentação do estudante, encaminhada com antecedência pela instituição, como comprovante de vacinas atualizado, o contrato da instituição na secretaria e contrato do aluno, celebrado entre a instituição a secretaria. Tomando os devidos cuidados, os estudantes têm de cumprir procedimentos como o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), a exemplo do capote, da máscara, luva, touca, e também devem estar devidamente identificados.

"Estagiar aqui no Hetrin está sendo excelente, estou aprendendo bastante. Os colaboradores estão nos auxiliando nos procedimentos, está sendo maravilhoso". Estudante técnica de enfermagem Jeane Almeida.

Segundo um relatório produzido pelo Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), as vagas para estágios na área da saúde chegaram a subir 11% no ano de 2020. Para o diretor do Hetrin, Getro de Oliveira Pádua essa parceria para vagas de estágio entre a unidade e as instituições é muito importante.

“O estágio é uma ponte entre o hospital e a comunidade, onde todos se beneficiam. O aluno estará aprendendo, na prática, para ser um profissional mais qualificado no futuro. O intuito é que, através dessa parceria entre o hospital e as instituições de ensino, os alunos possam ter a oportunidade de conhecer nosso trabalho e o comprometimento que temos em levar um atendimento humanizado de qualidade à população.”

Para mais informações você pode ir diretamente no hospital que fica no seguinte endereço: Endereço: R. 03, 200 – Jardim Primavera, Trindade – GO, 75380-000. Sou simplesmente entrar em contato pelo telefone : (62) 3110-8757. Caso queira mais informações sobre o próprio hospital, acesse o site do Hetrin.

Com informações da secretaria estadual de saúde de Goiás.

Foto: Camila Braunas/Imed

Áreas Médicas

Hotsites sobre áreas da medicina onde você pode aprender sobre cada doença específica através de artigos e notícias.

Sobre Nosso Site

Temos como objetivo informar a população a respeito dos serviços de saúde oferecidos pelo governo Federal, estadual e municipal em todo o País. Resultado de força conjunta para melhorar um pouco a qualidade de vida de todos os Brasileiros. O SUS (sistema único de Saúde), através do Ministério da saúde fornece todo o serviço gratuito de saúde do Brasil.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192

Curiosidade

Quantos postos de saúde existem no Brasil hoje? Atualmente o total de Unidades de saúde é 40531 postos