Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

Processo para Residência médica em Hospital de Goiás

Hospital Estadual do Centro-Norte abre processo para residência médica. Unidade de saúde do Governo de Goiás no município de Uruaçu oferece quatro oportunidades para clínica médica e outras quatro par

Você lerá este artigo no máximo em 2 minutos

Imagem destaque da matéria - Processo para Residência médica em Hospital de GoiásGoiás - O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) abre processo seletivo de candidatos para preenchimento de vagas de residência médica, com quatro vagas para clínica médica, com um período de duração de dois anos, e mais quatro vagas para cirurgia geral, com duração de três anos. As inscrições vão do dia 25 a 30 de janeiro.

O processo é realizado exclusivamente pela internet, por meio do site http://www.ceremgoias.org.br. O candidato deve realizar o pagamento da taxa de inscrição, assim como a documentação exigida no item 3.3 do edital.

A primeira etapa do processo será aplicação de prova de conhecimentos médicos, valendo 90 pontos, nas dependências do HCN, no dia 4 de fevereiro, das 14h às 18h. A segunda etapa é composta por análise curricular, e valerá dez pontos.

A divulgação do resultado da primeira etapa será no dia 10 de fevereiro. Já a conclusão da etapa seguinte se encerra no dia 14 do mesmo mês. O resultado do processo seletivo será publicado no dia 17, também de fevereirom no site da Cerem Goiás. Para mais informações acesse o edital, clique aqui.

Especialização médica


A residência médica é considerada a forma de especialização mais eficiente em medicina do Brasil. É uma modalidade de pós-graduação, com aprendizado supervisionado em serviço que, ao seu final, confere ao médico o título de especialista naquela área.

A expressão residência médica só pode ser empregada em programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CRNM), como ocorre com os programas em cirurgia geral e clínica médica do HCN.

O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), organização social que administra o HCN, incentiva o conhecimento e especialização de todos os seus colaboradores e, agora, também dos futuros médicos residentes.

“Os hospitais que dispõem residentes têm como característica a necessidade de preceptores sempre atualizados, aptos ao ensino, o que sem dúvida beneficia o hospital. O início dos programas de residência médica no HCN é mais uma etapa no planejamento de tornar o HCN um polo não só de saúde como também de ensino na área da saúde”, afirma diretora médica do Imed, Erika Ortolan, .

Ainda segundo a diretora médica, pesquisas mostram que um dos fatores que fixam o médico no local de trabalho é a opção por permanecer na região que realizou sua residência médica. “Temos o plano de expandir os programas de residência médica para outras especialidades, e também já aprovamos os programas de residência multiprofissional que deverão ter seu início no próximo ano. Esperamos que, em alguns anos, graças a esses programas de residência, tenhamos maior oferta de profissionais especialistas no centro-norte goiano”, prevê.

Fotografia da Secretaria de Saúde de Goiás. Com informações da Secretaria de Estado de Saúde GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS.

Áreas Médicas

Hotsites sobre áreas da medicina onde você pode aprender sobre cada doença específica através de artigos e notícias.

Sobre Nosso Site

Temos como objetivo informar a população a respeito dos serviços de saúde oferecidos pelo governo Federal, estadual e municipal em todo o País. Resultado de força conjunta para melhorar um pouco a qualidade de vida de todos os Brasileiros. O SUS (sistema único de Saúde), através do Ministério da saúde fornece todo o serviço gratuito de saúde do Brasil.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192

Curiosidade

Quantos postos de saúde existem no Brasil hoje? Atualmente o total de Unidades de saúde é 40531 postos