Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

O que é Cálculo Renal? Saiba tudo sobre este problema de saúde

O cálculo renal se forma por meio de cristais que se separam da urina e, ao se unir, formam pedras. Saiba tudo sobre este problema de saúde neste artigo

Você lerá este artigo no máximo em 2 minutos

Imagem destaque da matéria - O que é Cálculo Renal? Saiba tudo sobre este problema de saúde
Também chamada de litíase, nefrolitíase, cálculo urinário ou pedra no rim, essa doença causa uma grande dor ao paciente. O cálculo renal é a alteração urinária mais comum e tem grande recorrência e é comum sua incidência. O cálculo renal se forma por meio de cristais que se separam da urina e, ao se unir, formam pedras. É mais comum em pedra no rim homens entre 20 e 40 anos de idade. Após o surgimento da doença, a reincidência é mais comum nos homens; porém, ainda não foi encontrado um motivo para essa diferença.

As pedras nos rins começam bem pequenas e vão crescendo, por isso aguardar que ela seja expelida naturalmente com o grande consumo de água é doloroso e perigoso. São capazes de grandes danos aos rins e causam insuficiência renal. Os rins são estruturas que filtram o sangue e o distribuem pelas artérias renais de volta para o coração. Neles, é produzida a urina, que desce pelo ureter que leva a bexiga onde é eliminada pela uretra.

Tipos de Cálculos


Podem conter diversas combinações de elementos químicos, proporcionando, dessa forma, uma diversidade de tipos de cálculo renal. O mais comum é o que contém cálcio em combinação com oxalato ou fosfato. Eles representam 75% dos cálculos renais. O que é causado pela infecção urinária não é comum e pode ser tão grande que obstrua a via urinária, causando sérios problemas. Ainda mais raros são os tipos de cálculos causados pelo ácido úrico; eles estão associados com a quimioterapia ou a gota. Para saber o tipo de cálculo, é necessário realizar uma análise laboratorial da pedra, ou seja, em exames de urina é possível estabelecer os níveis de oxalato de cálcio, ácido úrico, cisteína e citrato.

Causas do Cálculo Renal


Há alguns alimentos que ajudam no desenvolvimento dos cálculos em pessoas com predisposição para a doença, embora ainda não tenha sido nada comprovado cientificamente. A pessoa que tem histórico familiar da doença pode estar mais propensa a adquiri-la. Infecções urinárias e distúrbios renais também podem causar cálculos. Outras causas são: excesso de consumo de vitamina D, antiácidos, gota e alguns alimentos que aumentam o cálcio na urina.

Além disso, o sedentarismo, a obesidade, problemas nas glândulas tireoide e paratireoides também podem causar a formação de cálculo renal.

Cálculo Renal - Sintomas


O primeiro sintoma é uma dor intensa. Ela se inicia quando a pedra está no trato urinário, causando irritação. A pessoa sente dores, principalmente, no dorso ou abdômen inferior e podem ocorrer náuseas e vômitos. Posteriormente a dor pode chegar à virilha e se o cálculo crescer ou se mover, pode aparecer sangue na urina. Com a pedra descendo, pode ocorrer aumento na ida ao banheiro para urinar e sensação de ardor durante isso. Se ocorrer febre acompanhada desses sintomas, pode surgir uma infecção.

A dor causada pelo cálculo irradia-se pela lateral do abdômen, pela pelve e alcança a região genital, na medida em que ele cresce nas vias urinárias. Algumas pessoas rolam ou se jogam no chão porque a dor, às vezes, é intolerável. Se um dos sintomas já estiver sendo sentido, é porque o cálculo renal já deve estar grande para incomodar.

Cálculo Renal - Diagnóstico


Os sintomas devem ser avaliados por um médico e testes específicos devem ser realizados para confirmar a doença e exames de sangue e urina podem auxiliar a detectar anormalidades que causam o cálculo. O exame de urina pode detectar cristais ou sangue; porém, os cálculos são encontrados com mais frequência por meio de uma radiografia ou ultrassonografia. Esses exames auxiliam na localização e no tamanho das pedras.

Veja nosso webstory desta reportagem.

Áreas Médicas

Hotsites sobre áreas da medicina onde você pode aprender sobre cada doença específica através de artigos e notícias.

Sobre Nosso Site

Temos como objetivo informar a população a respeito dos serviços de saúde oferecidos pelo governo Federal, estadual e municipal em todo o País. Resultado de força conjunta para melhorar um pouco a qualidade de vida de todos os Brasileiros. O SUS (sistema único de Saúde), através do Ministério da saúde fornece todo o serviço gratuito de saúde do Brasil.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192

Curiosidade

Quantos postos de saúde existem no Brasil hoje? Atualmente o total de Unidades de saúde é 40531 postos