Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

Monitoramento de Casos de Dengue, Chikungunya e Zika Virus em Minas Gerais

Aumento de casos das doenças preocupam secretaria de saúde de Minas Gerais. Veja os números de casos prováveis disponibilizados pelo governo estadual

Você lerá este artigo no máximo em 1 minutos

Imagem destaque da matéria - Monitoramento de Casos de Dengue, Chikungunya e Zika Virus em Minas GeraisAté 21/06, Minas Gerais registrou 84.719 casos prováveis (casos notificados exceto os descartados) de dengue. Desse total, 47.552 casos foram confirmados para a doença. 27 óbitos foram confirmados pela doença em Minas Gerais e 50 óbitos são investigados até o momento.

A SES-MG esclarece que os óbitos são contabilizados a partir dos municípios de notificação. Dos 27 óbitos confirmados para dengue, 3, embora sejam residentes de Minas Gerais, foram notificados em outros estados. Por essa razão, a tabela com detalhamento por cidade contabiliza 24 óbitos.

Em relação à febre Chikungunya, foram registrados 7.381 casos prováveis da doença, dos quais 3.438 foram confirmados. Até então, não há nenhum óbito confirmado por Chikungunya em Minas Gerais, e um segue em investigação.

Quanto ao vírus Zika, foram registrados 77 casos prováveis, sendo 15 confirmados para a doença. Não há óbitos por Zika em Minas Gerais até o momento.

O monitoramento é interessante para o enfrentamento da doença. Ao divulgar a situação por cidades, o governo incentiva a população a se proteger também contra os mosquitos que transmitem a doença. Épocas de chuva são sempre muito difíceis pelo acúmulo de água e exigem auxílio não só do estado mas de cada morador.

Ao todo, mais de 47 mil casos de dengue foram confirmados no estado de Minas Gerais em 2022. Já o vírus Chikungunya foi identificado em quase 3500 pessoas este ano. Zika vírus foi confirmado em apenas 15 pessoas.

O relatório é bastante informativo. Mesmo que você não more no estado é interessante ver o resultado do estudo do governo estadual. Clique aqui para ler.

Com informações da redação postosdesaude.com.br e Secretaria de saúde de Minas Gerais.

Áreas Médicas

Hotsites sobre áreas da medicina onde você pode aprender sobre cada doença específica através de artigos e notícias.

Sobre Nosso Site

Temos como objetivo informar a população a respeito dos serviços de saúde oferecidos pelo governo Federal, estadual e municipal em todo o País. Resultado de força conjunta para melhorar um pouco a qualidade de vida de todos os Brasileiros. O SUS (sistema único de Saúde), através do Ministério da saúde fornece todo o serviço gratuito de saúde do Brasil.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192

Curiosidade

Quantos postos de saúde existem no Brasil hoje? Atualmente o total de Unidades de saúde é 40531 postos