Você lerá este artigo no máximo em 1 minutos
Até 21/06, Minas Gerais registrou 84.719 casos prováveis (casos notificados exceto os descartados) de dengue. Desse total, 47.552 casos foram confirmados para a doença. 27 óbitos foram confirmados pela doença em Minas Gerais e 50 óbitos são investigados até o momento.
A SES-MG esclarece que os óbitos são contabilizados a partir dos municípios de notificação. Dos 27 óbitos confirmados para dengue, 3, embora sejam residentes de Minas Gerais, foram notificados em outros estados. Por essa razão, a tabela com detalhamento por cidade contabiliza 24 óbitos.
Em relação à febre Chikungunya, foram registrados 7.381 casos prováveis da doença, dos quais 3.438 foram confirmados. Até então, não há nenhum óbito confirmado por Chikungunya em Minas Gerais, e um segue em investigação.
Quanto ao vírus Zika, foram registrados 77 casos prováveis, sendo 15 confirmados para a doença. Não há óbitos por Zika em Minas Gerais até o momento.
O monitoramento é interessante para o enfrentamento da doença. Ao divulgar a situação por cidades, o governo incentiva a população a se proteger também contra os mosquitos que transmitem a doença. Épocas de chuva são sempre muito difíceis pelo acúmulo de água e exigem auxílio não só do estado mas de cada morador.
Ao todo, mais de 47 mil casos de dengue foram confirmados no estado de Minas Gerais em 2022. Já o vírus Chikungunya foi identificado em quase 3500 pessoas este ano. Zika vírus foi confirmado em apenas 15 pessoas.
O relatório é bastante informativo. Mesmo que você não more no estado é interessante ver o resultado do estudo do governo estadual. Clique aqui para ler.
Com informações da redação postosdesaude.com.br e Secretaria de saúde de Minas Gerais.