Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

Dores de cabeça comum - Causas e sintomas

Veja um especialista citando as dores de cabeça mais comum entre a população. Quem nunca teve dor de cabeça? Veja aqui o que pode ter causada ou o ser o causador de dores constantes

Você lerá este artigo no máximo em 4 minutos

Imagem destaque da matéria - Dores de cabeça comum - Causas e sintomasUma dor de cabeça é um sintoma de dor em qualquer parte da região da cabeça ou pescoço. Ocorre na enxaqueca, cefaleia tensional, cefaleia sinusal, cefaleia cervical, articulação temporomandibular (ATM), cefaleia em salvas e cefaleia intensa. Dores de cabeça frequentes podem afetar relacionamentos e trabalho. Há também um risco aumentado de depressão em pessoas que têm dores de cabeça graves e frequentes. Existem mais de 200 causas de dores de cabeça, você sabia?

Cefaleia tensional


A cefaleia tensional é causada por problemas posturais e musculares na parte superior da coluna. É comum que comecem na base do crânio e se estendam pela cabeça e por trás dos olhos. As causas comuns incluem maus hábitos de sono, postura da cabeça para frente, suporte inadequado do travesseiro, trabalho excessivo no computador, cansaço visual e desequilíbrio nos músculos do pescoço. Estas são as dores de cabeça mais comuns que vemos. Eles geralmente respondem bem à quiropraxia, trabalho de ponto de gatilho muscular, medicação, redução do estresse e exercícios.

Dores de cabeça por conta de articulação temporomandibular (ATM)

Uma dor de cabeça mandibular temporária (ou ATM) é uma dor nas mandíbulas e nas têmporas ou na lateral da cabeça. Eles geralmente pioram ao comer, especialmente doces duros, bifes e chicletes. Existem várias causas, incluindo desequilíbrio muscular dos músculos da mandíbula, doença articular degenerativa (osteoartrite da mandíbula), desalinhamento dentário e deslizamento do disco articular da ATM. Estes respondem bem ao laser de baixa potência, mobilização, exercício, terapia elétrica e, ocasionalmente, uma tala dentária. Costuma-se trabalhar este problema em conjunto com o seu dentista.
 

Dor de cabeça cervical


A dor de cabeça cervical é um tipo muito comum de dor de cabeça que surge da coluna cervical. Ocorre em cerca de 4 por cento da população. A maior parte da dor começa no pescoço e sobe acima da cabeça. Eles são mais comuns em mulheres e naqueles que sofreram lesões cervicais e concussões (batidas). Essas dores de cabeça podem começar em qualquer estrutura cervical ou do pescoço, mas a causa mais comum é a articulação facetária. Estes respondem bem à mobilização, ajustes, exercícios e trabalho de pontos-gatilho.

Dor de cabeça sinusal (seio da face)


Com dores de cabeça sinusais, a maior parte da dor está na frente da cabeça. As causas mais comuns são alergias, cavidade sinusal inflamada ou bloqueada, infecções virais e bacterianas e dor referida dos nervos cervicais para a frente da cabeça. Às vezes, o paciente sentirá congestão sinusal com fluxo contínuo ou bloqueio. A infecção bacteriana deve sempre ser verificada primeiro e tratada com antibióticos, se houver. Às vezes, nenhum deles está presente e você só sente dor na frente da cabeça. Isso é mais comum em dores de cabeça sinusais que são relatadas através do nervo trigêmeo cervical.  A sinusite geralmente é um problema crônico que é tratado com os mesmos remédios geralmente.

Cefaleia


A cefaleia é um tipo raro de dor de cabeça que afeta cerca de 1 a 2 pessoas em cada 1.000. A dor geralmente se concentra em um olho, têmpora ou testa. A dor geralmente é episódica. Ocorre e dura entre 30 minutos a 3 horas na maioria dos casos. É mais comum em homens e fumantes. O álcool pode ser induzido. O tratamento mais comum é o oxigênio. Os sprays nasais de sumatriptano e zolmitriptano podem ser usados ​​em pacientes crônicos de acordo com especialistas.

Enxaqueca


A enxaqueca é uma condição caracterizada por dores de cabeça recorrentes moderadas a graves com dor latejante que geralmente dura de quatro horas a três dias, geralmente começando em um lado da cabeça, mas pode se espalhar para ambos os lados. Muitas vezes é acompanhada de náuseas, vômitos e sensibilidade à luz ou ao som, às vezes precedida por uma aura e muitas vezes seguida por fadiga.

Muitos dos pacientes com enxaqueca terão que ficar deitados em um quarto escuro quando isso acontecer, e muitas vezes estão exaustos. Eliminar o álcool e os alimentos ricos em nitratos, como carne de porco, bacon e carnes defumadas, podem ajudar a prevenir enxaquecas. A cafeína pode ser benéfica, mas para alguns tem efeitos colaterais. Eles respondem bem à acupuntura, medicação, mudanças na dieta e exercícios.
 

Dores de cabeça Graves


Existem vários tipos de dores de cabeça graves. Eles são um hematoma epidural ou sangramento no cérebro. Eles são mais comuns após uma lesão na cabeça. Um hematoma subdural geralmente sangra espontaneamente devido à ruptura de um vaso sanguíneo. É descrito como uma dor incrivelmente aguda na cabeça sem causa, como um ferimento de algo pontiagudo na cabeça. Dor com inchaço na têmpora pode ser arterite temporal. A arterite temporal é a inflamação da artéria temporal no lado da cabeça.

A dor aguda do glaucoma está atrás do olho secundária ao aumento da pressão no olho. Todas essas são emergências médicas e devem ser avaliadas pelo pronto-socorro imediatamente. A dor que o acorda à noite em um paciente com câncer anterior deve ter um trabalho completo de diagnóstico. Dor de cabeça com dormência ou fraqueza em um lado do corpo é uma grande preocupação com a nutrição. Problemas de fala, sorriso, queda de face, tontura, visão dupla ou perda de consciência são motivos para uma visita imediata ao pronto-socorro. Qualquer dor repentina na cabeça sem motivo aparente é preocupante o suficiente para uma visita imediata ao pronto-socorro.

Conclusão


Existem diferentes tipos de tratamento para dores de cabeça. Esses tratamentos incluem acupuntura, mobilização, lasers de baixa intensidade, trabalho de pontos-gatilho, medicamentos - tanto anti-inflamatórios quanto para enxaqueca, exercícios, vários tipos de ajustes (manipulação) e aconselhamento dietético/nutricional. Cada caso é avaliado separadamente e um programa individual é prescrito. Este artigo destina-se apenas a fins informativos.

Consulte um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tratamento. Todos os tratamentos têm riscos. Este artigo é uma adaptação da publicação da Victory Health, empresa especializada nesta área médica nos Estados Unidos.

Áreas Médicas

Hotsites sobre áreas da medicina onde você pode aprender sobre cada doença específica através de artigos e notícias.

Sobre Nosso Site

Temos como objetivo informar a população a respeito dos serviços de saúde oferecidos pelo governo Federal, estadual e municipal em todo o País. Resultado de força conjunta para melhorar um pouco a qualidade de vida de todos os Brasileiros. O SUS (sistema único de Saúde), através do Ministério da saúde fornece todo o serviço gratuito de saúde do Brasil.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192

Curiosidade

Quantos postos de saúde existem no Brasil hoje? Atualmente o total de Unidades de saúde é 40531 postos