Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

Doenças nos pés - 12 problemas onde você tem de procurar um especialista

As doenças nos pés são bem frequentes. Procurar um podólogo ou um médico especialista pode ser necessário em alguns casos

Você lerá este artigo no máximo em 4 minutos

Imagem destaque da matéria - Doenças nos pés - 12 problemas onde você tem de procurar um especialistaEmbora possamos não pensar em verificar e examinar regularmente nossos pés, sua saúde e aparência podem fornecer informações sobre a saúde geral do nosso corpo. Problemas de saúde potencialmente graves podem ser identificados precocemente e tratados com um simples autoexame dos pés.

Veja a seguir 12 problemas que você pode ter nos pés que justificaria minimamente uma ida a um podólogo ou uma visita a um médico especializado em tratamento de problema nos pés.

1. Pele seca e escamosa

Áreas secas, escamosas ou mesmo rachadas no calcanhar e na planta do pé são frequentemente negligenciadas e atribuídas ao clima. Às vezes isso é tudo; pele seca. A pele escamosa e seca também pode ser um sintoma de um problema com a tireoide, a glândula que regula o metabolismo, a frequência cardíaca, o crescimento dos tecidos, a pressão arterial e o funcionamento do sistema nervoso.

Mas se você aviso Se a pele dos pés estiver seca e você também tiver sintomas como ganho de peso, dormência nas mãos ou problemas de visão, marque uma consulta com seu médico.

2. Queda de cabelo nos dedos dos pés

Sim, há pelos nas pontas dos dedos dos pés. Embora os pelos dos pés das mulheres sejam mais finos e difíceis de ver, perder alguns ou todos os pelos dos pés pode ser um sinal de má circulação nos pés. Em muitos casos, a causa desse fluxo sanguíneo insuficiente é a doença arterial periférica (DAP). Se não for tratada, a DAP pode levar a um acidente vascular cerebral, ataque cardíaco ou amputação do pé.


3. Manchas pretas nos pés ou unhas dos pés, ou linhas sob as unhas dos pés

É bastante natural que a unha fique descolorida quando submetida a um trauma, como ser atropelado por um carro. B. se um objeto pesado cair sobre ele. No entanto, unhas pretas e alinhadas que não perdem a descoloração podem ser um sinal de uma simples infecção fúngica ou um prognóstico grave de melanoma.

Pequenas manchas pretas que parecem marcas de nascença na superfície dos pés podem, também ser um sinal de melanoma e requer avaliação e tratamento imediatos por um médico.


4. Dedos vermelhos, brancos e azuis

Dedos que mudam de cor, especialmente aqueles que ficam brancos, pretos, azuis e roxos, podem ser preocupantes. No entanto, esta descoloração dos dedos dos pés é a característica definidora da doença de Raynaud. Esta condição não é fatal e não levanta quaisquer problemas de saúde adicionais. A descoloração da doença de Raynaud é causada pelo estreitamento súbito e temporário das artérias. Este estreitamento súbito das artérias é muitas vezes devido ao frio e estresse.


5. Dedos tortos

Se você notar que as unhas dos pés estão arredondadas e curvadas para baixo, elas são batidas. Embora as unhas irregulares possam ser uma deformidade hereditária, elas também podem ser um sinal de problemas de saúde mais graves, incluindo doenças cardíacas, distúrbios digestivos, doenças do fígado e infecções.


6. Pés inchados

Normalmente, você pode perceber que seus pés incham quando estão feridos ou quando você fica em pé ou sentado por muito tempo. Pés inchados também podem indicar má circulação, doença renal, coágulo sanguíneo, tireoide hipoativa ou um problema no sistema linfático.

7. Feridas que não cicatrizam

Quando seu corpo está saudável, geralmente se cura rapidamente de lesões. Lesões nos pés geralmente curam por conta própria após um curto período de tempo. Úlceras nos pés ou lesões que parecem não cicatrizar podem ser um sinal de diabetes. Também pode ser resultado de má circulação.


8. Dedos em garra

Os dedos dos pés se curvam regularmente e não importa o que você faça, você não consegue relaxá-los? Os dedos em garra são uma deformidade do pé que tem várias causas, incluindo sapatos pequenos e apertados, danos nos nervos, alcoolismo, diabetes e problemas neurológicos.


9. Unhas amarelas

Unhas grossas e amarelas são comuns e são sinais de uma infecção fúngica. Infecções fúngicas persistentes podem ser sintomas de psoríase, problemas pulmonares, linfedema e artrite reumatóide.

10. Unhas em forma de colher

Às vezes, lesões na unha ou exposição frequente a solventes à base de petróleo podem criar uma forma côncava, semelhante a uma colher. Mas a deficiência de ferro também pode causar essa forma incomum.


11. Unhas brancas

As unhas brancas podem ser o resultado de uma lesão, infecção nas unhas ou psoríase. Nesses casos, parte ou toda a unha se desprende do leito ungueal, dando-lhe uma cor branca. No entanto, se as unhas dos pés estiverem intactas, pode ser uma indicação de um problema de saúde mais sério, incluindo doença renal, doença hepática e insuficiência cardíaca congestiva.


12. Unhas eriçadas

Unhas eriçadas e sem caroço são comuns em pessoas com psoríase. A aparência áspera e sem caroço é o resultado do crescimento inadequado das unhas na placa ungueal.

A aparência dos pés é tão importante para a saúde geral quanto a sensação dos pés. Autoexames rápidos e diários dos pés são uma maneira fácil de prevenir problemas de saúde potencialmente graves.

Se você notar algo incomum na aparência de seus pés, consulte seu podólogo ou médico.

Foto: Freepik

Áreas Médicas

Hotsites sobre áreas da medicina onde você pode aprender sobre cada doença específica através de artigos e notícias.

Sobre Nosso Site

Temos como objetivo informar a população a respeito dos serviços de saúde oferecidos pelo governo Federal, estadual e municipal em todo o País. Resultado de força conjunta para melhorar um pouco a qualidade de vida de todos os Brasileiros. O SUS (sistema único de Saúde), através do Ministério da saúde fornece todo o serviço gratuito de saúde do Brasil.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192

Curiosidade

Quantos postos de saúde existem no Brasil hoje? Atualmente o total de Unidades de saúde é 40531 postos