Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

Boletim da dengue mostra avanço da doença no Paraná

Estado começa o ano com muitos casos de dengue. Prevenção é fundamental para diminuir estes números. Veja o número de casos e como se previnir.

Você lerá este artigo no máximo em 1 minutos

Imagem destaque da matéria - Boletim da dengue mostra avanço da doença no ParanáParaná - Infelizmente, com a chegada do Verão, o paranaense tem outra doença com que se preocupar além da COVID19, a dengue! O boletim semanal da dengue publicado nesta terça-feira (1º) pela Secretaria de Estado da Saúde registra 17.267 casos suspeitos, com 782 confirmações. São 60 casos a mais que o informe anterior. Os dados são do 23º Informe Epidemiológico, do novo período sazonal da doença, que iniciou no dia 1º de agosto e deve seguir até julho de 2022.


Até o momento, 312 municípios registraram notificações de dengue, destes 127 confirmaram a doença, sendo que 91 municípios com casos autóctones, ou seja, a dengue foi contraída no município de residência. Há ainda, 3.264 casos em investigação e nenhum registro de óbito neste período.

A dengue possui um comportamento sazonal em todo o país, ou seja, em um determinado período de tempo ela ocorre com maior frequência. E no caso do Paraná, a sazonalidade da dengue inicia em dezembro, com aumento de casos notificados para a doença, permanecendo nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril, que são meses em que o calor e as chuvas são intensificados colaborando com a proliferação do mosquito que transmite a doença: Aedes Aegypti.

Dengue ano passado

O boletim da secretaria no mês de dezembro do ano passado constatou aproximadamente 15 mil casos de dengue no estado. Este momento do ano, com a chegada forte do verão, os casos acabam aumentando. Todo cuidado é pouco com esta doença que se espalha muito facilmente através da água parada. Além de todos os boletins dos casos no estado, a secretaria disponibiliza um site para consulta sobre a dengue. Acesse o link para ter mais informações: dengue.pr.gov.br.

Áreas Médicas

Hotsites sobre áreas da medicina onde você pode aprender sobre cada doença específica através de artigos e notícias.

Sobre Nosso Site

Temos como objetivo informar a população a respeito dos serviços de saúde oferecidos pelo governo Federal, estadual e municipal em todo o País. Resultado de força conjunta para melhorar um pouco a qualidade de vida de todos os Brasileiros. O SUS (sistema único de Saúde), através do Ministério da saúde fornece todo o serviço gratuito de saúde do Brasil.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192

Curiosidade

Quantos postos de saúde existem no Brasil hoje? Atualmente o total de Unidades de saúde é 40531 postos