Você lerá este artigo no máximo em 1 minutos
Paraná - Infelizmente, com a chegada do Verão, o paranaense tem outra doença com que se preocupar além da COVID19, a dengue! O boletim semanal da dengue publicado nesta terça-feira (1º) pela Secretaria de Estado da Saúde registra 17.267 casos suspeitos, com 782 confirmações. São 60 casos a mais que o informe anterior. Os dados são do 23º Informe Epidemiológico, do novo período sazonal da doença, que iniciou no dia 1º de agosto e deve seguir até julho de 2022.
Até o momento, 312 municípios registraram notificações de dengue, destes 127 confirmaram a doença, sendo que 91 municípios com casos autóctones, ou seja, a dengue foi contraída no município de residência. Há ainda, 3.264 casos em investigação e nenhum registro de óbito neste período.
A dengue possui um comportamento sazonal em todo o país, ou seja, em um determinado período de tempo ela ocorre com maior frequência. E no caso do Paraná, a sazonalidade da dengue inicia em dezembro, com aumento de casos notificados para a doença, permanecendo nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril, que são meses em que o calor e as chuvas são intensificados colaborando com a proliferação do mosquito que transmite a doença: Aedes Aegypti.