Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

Aumento de doenças respiratórias em crianças faz governo abrir novo canal de atendimento no Sul

Secretaria da Saúde e TelessaúdeRS lançam canal de comunicação para tirar dúvidas sobre doenças respiratórias em crianças

Você lerá este artigo no máximo em 2 minutos

Imagem destaque da matéria - Aumento de doenças respiratórias em crianças faz governo abrir novo canal de atendimento no SulRio Grande do Sul - A Secretaria da Saúde (SES) e o TelessaúdeRS, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), lançaram um canal de comunicação com a população, através do número 0800-6453308, para oferecer orientações sobre doenças respiratórias em crianças.

Ao entrar em contato por telefone através do canal, a pessoa ouvirá mensagem gravada com orientações e dúvidas frequentes. O serviço estará disponível 24h. Diferente dos outros serviços de telemedicina oferecidos pela plataforma, que são destinados a tirar dúvidas dos profissionais da saúde, a teleorientação é aberta à população geral.

“A ideia é oferecer um serviço gratuito para a população, que auxilie os pais ou cuidadores das crianças a aliviar um pouco aquela ansiedade que surge quando elas apresentam algum sintoma respiratório. Por meio dessa orientação, os cuidadores poderão saber se é um caso de levar logo para uma emergência, se pode aguardar ou mesmo se é caso de apenas ficar em observação em casa, por exemplo. A nossa expectativa é evitar lotar emergências e encaminhar as pessoas para os lugares certos e na hora certa. É um serviço que existe em outros lugares do mundo, mas no Rio Grande do Sul é inovador”, disse o professor da Faculdade de Medicina da UFRGS e Coordenador Adjunto do TelessaúdeRS, Natan Katz.

Esse é mais uma das medidas anunciadas pela SES para o enfrentamento do aumento da demanda de doenças respiratórias nos serviços de saúde. Em paralelo, foram inaugurados, nos últimos dias, leitos clínicos em Parobé (31), São Jerônimo (22) e Sapucaia do Sul (23 pediátricos), além de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em Erechim (10) e Lajeado (10 pediátricos). Há a previsão de abertura, ainda, de 10 leitos de UTI pediátrica em Caxias do Sul, e a possibilidade de mais 10 leitos clínicos em Guaíba.

Outra ação realizada pela SES para o enfrentamento das doenças respiratórias no inverno é a qualificação de até 100 leitos pediátricos com suporte a distância, também com uso de telemedicina. O intuito é dar suporte a hospitais que não possuem Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) com um médico intensivista pediátrico que discutirá os casos à distância, por chamadas de telefone e vídeo, determinando as ações a serem adotadas no acompanhamento dos pacientes.

O programa não visa a criação de novos leitos, e sim a utilização de leitos já existentes que contam com suporte técnico à distância para atender como um leito intensivo.

Com informações da secretaria de saúde do estado do Rio Grande do Sul.

Áreas Médicas

Hotsites sobre áreas da medicina onde você pode aprender sobre cada doença específica através de artigos e notícias.

Sobre Nosso Site

Temos como objetivo informar a população a respeito dos serviços de saúde oferecidos pelo governo Federal, estadual e municipal em todo o País. Resultado de força conjunta para melhorar um pouco a qualidade de vida de todos os Brasileiros. O SUS (sistema único de Saúde), através do Ministério da saúde fornece todo o serviço gratuito de saúde do Brasil.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192

Curiosidade

Quantos postos de saúde existem no Brasil hoje? Atualmente o total de Unidades de saúde é 40531 postos