Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

A anemia falciforme tem cura? Saiba tudo sobre a doença

Leia um pouco sobre este tipo de anemia e saiba os detalhes da doença que acomete muitos brasileiros no país

Você lerá este artigo no máximo em 2 minutos

Imagem destaque da matéria - A anemia falciforme tem cura? Saiba tudo sobre a doença

Segundo a biblioteca Virtual em Saúde do ministério da saúde, a anemia falciforme tem a seguinte definição:

Anemia falciforme é uma doença hereditária (passa dos pais para os filhos) caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia.


Infelizmente, muitos cientistas voltados para a área da medicina, afirmam que a anemia falciforme não tem cura, contudo, após ser detectada, existem vários tipos e formas saldáveis de se realizar um bom e eficaz tratamento, ou seja, um acompanhamento contínuo capaz de promover ao paciente uma vida com qualidade, fazendo com que o mesmo sinta-se capaz de produzir e participar de inúmeras atividades como qualquer outro ser humano no seu dia a dia.

Alimentação Saudável


O foco do tratamento voltado para a anemia falciforme, tem com um de seus principais objetivos, manter o controle relativo as crises dolorosas muitas vezes apresentadas pelos portadores da doença. E assim, buscar a prevenção de possíveis infecções que advenham como consequências em diversos órgãos do paciente em tratamento. Para o sucesso e eficácia no combate a referida moléstia, o indivíduo terá de manter uma alimentação saudável, objetivando resguardar de forma correta os membros inferiores contra possíveis danos como feridas por exemplo. Nesses casos, é recomendado o uso de meias apropriadas e também de sapatos adequados.

A ingestão de líquidos é recomendável

Constatou-se que, é fundamental manter a ingestão não só de água, mas também de vários tipos de líquidos que corroborem com uma hidratação de excelência. Isso trará para a pessoa portadora, mais conforto e até mesmo prazer, produzido pelas variações dos líquidos diversificados, necessários até mesmo para pessoas consideradas saudáveis. A ingestão de líquidos, não é algo tão simples assim de se manter. Por isso, é fundamental que o portador seja incentivado o tempo todo, até que se torne um hábito.

Como lidar com as dores do paciente?


Os analgésicos e os anti-inflamatórios, são os fármacos mais indicados na busca pelo controle, que provocam as dores nas pessoas portadoras de anemia falciforme. Esses momentos de sofrimento causados pela doença, em alguns casos podem levar a pessoa a evoluir para um quadro de ansiedade, desanimo e até depressão, dependendo do contexto individual de cada paciente. Sendo assim, é muito importante um acompanhamento regular ao portador. Sabe-se que, o transplante de medula óssea tem sido um caminho muito bem aceito e de grande relevância para o sucesso do tratamento, e também a cura dessa enfermidade, no entanto, muitas são as dificuldades encontradas na hora da busca por um doadores compatíveis, pois essa opção não contempla todos os portadores da anemia falciforme. Com isso, é possível que muitos não consigam se livrar de uma vez por todas dos problemas advindos da doença, mas, ainda assim podem e devem ter uma melhora significativa na qualidade de vida, seguindo os passos sugeridos no presente artigo.

Medicamento para tratamento da Anemia Falciforme


Segundo os hematologistas especializados, a única medicação aprovada especificamente para o tratamento da Anemia Falciforme é a Hidroxiuréia.
Podem ser utilizados outros medicamentos como protocolo para evitar ou tratar complicações como ácido fólico, quelantes de ferro, dentre outros). Temos em nosso site uma área de medicamentos. Você ver os dados deste medicamento aqui, que é vendido pelo laboratório EMS: Hidroxiuréia. Existem outras posologias deste medicamento. Clique aqui para ver a lista.

Áreas Médicas

Hotsites sobre áreas da medicina onde você pode aprender sobre cada doença específica através de artigos e notícias.

Sobre Nosso Site

Temos como objetivo informar a população a respeito dos serviços de saúde oferecidos pelo governo Federal, estadual e municipal em todo o País. Resultado de força conjunta para melhorar um pouco a qualidade de vida de todos os Brasileiros. O SUS (sistema único de Saúde), através do Ministério da saúde fornece todo o serviço gratuito de saúde do Brasil.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192

Curiosidade

Quantos postos de saúde existem no Brasil hoje? Atualmente o total de Unidades de saúde é 40531 postos