Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

Tudo que você precisa saber sobre o Jejum Intermitente

Aprenda mais sobre o Jejum Intermitente neste artigo. Como fazer o jejum e métodos para lhe auxiliar na desintoxicação e emagrecimento

Você lerá este artigo no máximo em 3 minutos

Imagem destaque da matéria - Tudo que você precisa saber sobre o Jejum IntermitenteO jejum intermitente, atualmente o método de saúde e fitness mais popular do mundo. As pessoas usam esse método para perder peso, melhorar sua saúde geral e simplificar seu estilo de vida. A maioria dos estudos sugere que tem efeitos poderosos em vários sistemas do corpo e do cérebro e pode fazer com que a prática viva mais. Através do guia a seguir, você conhecerá as coisas e os conceitos mais básicos do jejum intermitente.

O que é o jejum intermitente?


Jejum intermitente é um padrão alimentar específico em ciclos entre o jejum e as sessões de alimentação. Não indica necessariamente quais alimentos você precisa comer durante o ciclo alimentar. Em vez disso, diz-lhe a que horas comer. Nesse sentido, não é uma dieta no sentido moderno, mas sim um comportamento alimentar. O jejum intermitente mais comum envolve 16 horas de jejum ou 24 horas de jejum duas vezes por semana.

O jejum sempre fez parte das práticas usuais do período evolutivo humano. Os primeiros caçadores-coletores nunca tiveram geladeiras, supermercados ou mantimentos disponíveis durante todo o ano. E muitas vezes não encontravam nada para comer. Como resultado, o homem evoluiu para viver sem comida por longos períodos de tempo. O jejum intermitente é uma maneira natural de parar de comer mais de 3 a 4 refeições por dia. O jejum também é feito principalmente em práticas que incluem religiões como cristianismo, islamismo, judaísmo e budismo.

Quais são alguns métodos de jejum intermitente?


Existem muitos métodos diferentes para praticar o jejum intermitente, um dos que mais envolvem dividir o dia ou a semana em períodos de jejum e alimentação. Durante as sessões de jejum, você pode comer pouco ou nada. Os métodos de jejum intermitente mais populares são:


Método 16/8: Também conhecido como Protocolo Leangains, que envolve não tomar café da manhã e limitar os hábitos alimentares diários a apenas 8 horas, por exemplo. De 13h às 21h. Então você deve jejuar por 16 horas durante esta sessão.

Coma, pare de comer: Este é o processo de jejum de 24 horas apenas uma ou duas vezes por semana, o que significa não comer do jantar ao jantar. E o resto da semana você passa tão normal quanto sua vida cotidiana.

A dieta 5:2: Com este método, apenas 500 a 600 calorias são consumidas em dias não consecutivos. Nos 5 dias restantes, coma normalmente.

Todos esses métodos devem resultar em perda de peso, reduzindo a ingestão total de calorias, desde que você não compense os excessos durante as sessões de alimentação. Muitas pessoas também acham que o método 16/8 é o mais fácil de seguir. É também o mais sustentável e mais fácil de manter. Portanto, é o método mais popular de jejum intermitente.

Como o jejum intermitente afeta nossas células e hormônios?


Ao jejuar, muitas coisas acontecem ao corpo em nível molecular e celular. Por exemplo, o corpo começa a se ajustar aos níveis hormonais para tornar a gordura corporal armazenada muito mais acessível. Suas células também iniciam o importante processo de reparo e alteram a expressão dos genes. Algumas mudanças que acontecem no corpo são as seguintes:

Hormônio do Crescimento Humano, ou seja, HGH: O crescimento humano acelera com o jejum intermitente. Isso tem muitos benefícios, incluindo perda rápida de gordura e alguns, para citar alguns, ganho muscular.

Insulina: A sensibilidade à insulina melhora muito e os níveis de insulina ficam mais rápidos com o jejum intermitente. Os níveis mais baixos de insulina tornam a gordura corporal armazenada mais acessível.

Reparo Celular: Depois de jejuar por um tempo, suas células começarão o processo de reparo celular. Isso inclui a autofagia, onde essas células digerem e removem a proteína antiga que começa a se formar.
Expressão gênica: há muitas mudanças na forma como os gêneros funcionam associados à proteção e longevidade contra doenças.

Sabendo que o jejum intermitente ajuda a melhorar os sistemas do seu corpo muitas vezes, você está pronto para começar a fazer isso em sua vida?

Lembre-se sempre que antes de iniciar qualquer tipo de dieta é importante consultar um profissional especialista para se consultar para evitar danos à sua saúde.

Áreas Médicas

Hotsites sobre áreas da medicina onde você pode aprender sobre cada doença específica através de artigos e notícias.

Sobre Nosso Site

Temos como objetivo informar a população a respeito dos serviços de saúde oferecidos pelo governo Federal, estadual e municipal em todo o País. Resultado de força conjunta para melhorar um pouco a qualidade de vida de todos os Brasileiros. O SUS (sistema único de Saúde), através do Ministério da saúde fornece todo o serviço gratuito de saúde do Brasil.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192

Curiosidade

Quantos postos de saúde existem no Brasil hoje? Atualmente o total de Unidades de saúde é 40531 postos