Você lerá este artigo no máximo em 1 minutos
Em alguns de nossos artigos já publicados aqui no site Emagrecer sem Mistério, sugerimos que você diminua o trigo da sua alimentação para obter melhores resultados no processo de emagrecimento. Hoje irei explicar rapidamente porquê viver sem trigo emagrece.
Primeiramente vamos esclarecer uma coisa, evitar o trigo, não significa não comer carboidrato. Obviamente que quando desejamos emagrecer diminuímos esse nutriente da nossa alimentação, optando sempre pelos carboidratos fibrosos, de baixo índice glicêmico.
Os produtos a base de trigo são os que mais aumentam a taxa de glicose no sangue, muito mais do que açúcar ou uma barra de chocolate. O corpo digere os carboidratos do trigo muito mais rápido e fácil do que os outros, por isso, elevando os níveis de açúcar no sangue rapidamente, provocando a ação da insulina e dificultando muito a vida de quem quer queimar gordura.
A glicose quando entra no organismo faz com que o hormônio da insulina permita a entrada de glicose nas células, convertendo em gordura. Ou seja, quanto mais glicose, mais gordura. Por isso, existe o conceito de índice glicêmico, que é a análise dos carboidratos sobre a glicemia. Quanto maior o nível de glicose no sangue, maior será o índice glicêmico.
Além disso, o trigo libera substâncias em nosso cérebro que provocam reações semelhantes ao que acontece com a morfina e a heroína, só que em intensidades diferentes, fazendo com que esse alimento torne-se viciante, mas até do que Coca-Cola.
Outro fato importante é o pico da glicose: A insulina produz primeiramente uma sensação de excitação seguida de depressão. A oscilação entre pico e queda gera um alto e baixo de duas horas entre a saciedade e a fome, e isto se repete o dia inteiro. Por isso que sentimos uma fome incontrolável.
Você deve estar se perguntando, mas e os alimentos integrais? Esses possuem mais fibras, vitaminas e nutrientes do que os não integrais, mas ainda assim, prejudicam aqueles que querem emagrecer.
Para terminar, ressalto que não sou a favor de eliminar nenhum nutriente da nossa alimentação completamente e eternamente. Até porquê irá ocorrer situações nas quais você vai estar sujeito a comer o trigo. O que sugiro é que você diminua, evitando-o sempre que possível, visto que hoje existem muitas outras formas de você substituí-lo do cardápio.