Você lerá este artigo no máximo em 2 minutos
Devido ao grande número de comentários recebidos aqui no site, os quais gostariam que nós estivéssemos elaborando um cardápio para auxiliar nossos leitores a emagrecer rapidamente, resolvemos ajudar vocês nessa função de maneira mais direta e objetiva, criando um cardápio para quem deseja emagrecer rápido.
O nosso corpo deseja ter o peso ideal, quando oferecemos os alimentos corretos, ele caminha em direção a esse peso, queimando as gorduras extras. A solução para o emagrecimento é fazer com que o corpo fique em um estado propenso para queimar gordura. Para isso ocorrer é necessário apenas saber ingerir os alimentos de maneira correta.
Gostaríamos de ressaltar que para emagrecer é necessário força de vontade para adquirir novos hábitos saudáveis, o que inclui uma alimentação balanceada e exercício físico regular. Quando os benefícios passam a surtir efeitos na sua saúde e na sua estética, esses hábitos se tornam prazerosos no seu cotidiano. Iremos ajudar vocês a montar um cardápio simples, barato, o qual vocês podem estar montando na sua casa, ou em um restaurante.
O prato deve ser visto como um quebra cabeça de 3 peças, as quais devem estar inclusas em todas as suas refeições, são os macronutrientes: Proteínas de alto valor biológico, Gorduras naturais e vegetais e Carboidratos de baixo índice glicêmico.
Proteínas de alto valor biológico
São proteínas que contêm todos os aminoácidos essenciais para o corpo, chamamos de proteína de qualidade. Como já mencionamos aqui no site, as proteínas, quando são de qualidade, auxiliam no processo de emagrecimento por serem responsáveis pela construção e reparação de tecidos no corpo, mantenimento e construção de músculos e efeito térmico da digestão. Exemplo: Ovo, carne, frango, entre outros.
Gorduras naturais
São gorduras que vem da própria proteína. Exemplo: Azeite de oliva, manteiga, óleo de coco, abacate, amêndoas, castanhas, entre outros. As gorduras são responsáveis por dos proporcionar a sensação de saciedade prolongada e ação hormonal positiva. Lembrando que estas devem ser consumidas com moderação! Nessa metade do quebra cabeça, você também pode estar acrescentando uma verdura de sua preferência.
Carboidratos de baixo índice glicêmico
Chamamos também de carboidratos fibrosos, são os legumes em geral. Além de serem carboidratos excelentes, possuem fibras, sais minerais, vitaminas que auxiliam no emagrecimento. Podemos dividir os carboidratos em três grupos: complexos, simples e fibrosos. Os simples são os que têm maior impacto na insulina no sangue, seguido pelos complexos e, só depois, pelos fibrosos.
Quanto maior o impacto da insulina, maior dificuldade o seu corpo tem em perder peso. Por isso, sugiro que evitem os carboidratos simples, como por exemplo: Arroz, macarrão, batata, pão, trigo, entre outros. Esses possuem um alto índice glicêmico.
Caso forem ingerir algum desses, prefiram os complexos, que seriam os integrais, ou seja: Arroz integral, pão integral, massa integral. Mas ainda sim prefiro os fibrosos, pois são os que possuem menor índice glicêmico, eles trazem nutrientes e vitaminas essenciais para sua saúde geral, enquanto, mantêm a ação da insulina no sangue sob total controle.
Dica: Coma menos em cada refeição, porém, coma mais frequentemente. Pergunte-se enquanto come: “Será que já estou satisfeito ou estou comendo por gula?”
Lembre-se de consultar um profissional da saúde para auxiliar você neste momento. Os nutricionistas irão avaliar seu corpo especificamente e criar um cardápio para o fim que você escolher, neste caso, o emagrecimento. Antes de tomar qualquer decisão é importante consultá-los.