Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

Tire suas dúvidas sobre os suplementos alimentares: MEAL REPLACER X WHEY PROTEIN

Esta é para quem está em plena atividade física e quer tirar dúvidas a respeito destes suplementos alimentares. Qual é o melhor? MEAL REPLACER o WHEY PROTEIN?

Você lerá este artigo no máximo em 10 minutos

Imagem destaque da matéria - Tire suas dúvidas sobre os suplementos alimentares: MEAL REPLACER X WHEY PROTEINAtualmente, existem no mercado muitos suplementos alimentares com a promessa de auxiliar o indivíduo que os utilizam, a aumentar a massa corporal, aumentar a força, diminuir o percentual de gordura e peso corporal gordo, etc, uma infinidade de promessas para todos os gostos e objetivos.

Porém, o que não é levado muito a sério é qual o melhor produto a ser utilizado e quais correspondem aos nossos objetivos. Uma coisa deve ser clara, antes de iniciar o uso de qualquer produto por conta própria, todos deveriam procurar uma pessoa capacitada e responsável, um especialista na área para indicar o melhor produto para ser adquirido.

Pensando nisso é que elaboramos este artigo para esclarecer muitas dúvidas e polêmicas a cerca de dois produtos muito consumidos nos dias atuais. De um lado temos o Meal Replacer, que ao pé da letra significa, substituidor de refeições. E do outro lado temos o Whey Protein, que corresponde à proteína do soro do leite.

Whey Protein


Whey Protein é a proteína do soro do leite. É uma proteína bastante concentrada, com alto grau de pureza e que nenhuma outra apresenta o mesmo desempenho quando o objetivo é a hipertrofia (crescimento dos músculos) ou a manutenção da massa magra, evitando o catabolismo. Proteínas de soro são preferidas em virtude de seu elevado valor nutritivo. As proteínas de leite são utilizadas na forma de hidrolisados, onde normalmente são reduzidas a aminoácidos e peptídeos, de muito baixo peso molecular.

As proteínas de soro de leite baseiam-se na propriedade das proteínas do soro não sofrerem alterações conformacionais pelos ácidos estomacais. Ao atingirem o intestino delgado são rapidamente digeridas e seus aminoácidos absorvidos, elevando rapidamente a concentração aminoacídica do plasma e estimulando a síntese de proteínas nos tecidos.

O Whey Protein (proteína do soro de leite) é usado numa tentativa de impulsionar os níveis de força, acentuar ganhos no tamanho do músculo e prevenir avaria no tecido muscular, que pode ocorrer após exercício intenso.

Numerosos estudos sugerem que os atletas que treinam com peso têm uma necessidade muito mais alta de proteína do que o indivíduo sedentário comum. Para manutenção ou aumento da massa muscular, é preciso uma ingestão adequada de proteínas. Isso é conseguindo ingerindo de 1,2 à 3,0 gr/Kg/dia de proteína.

Muitos são os benefícios do uso de Whey Protein, uma vez que ajuda a função imune do organismo, devido a seu perfil de aminoácido superior e da alta concentração dos aminoácidos de cadeia ramificada, os quais são os principais responsáveis pelo reparo do tecido.

A vantagem da Whey em relação às outras, seria a sua chegada como estrutura protéica intacta no pequeno intestino onde é absorvida mais rapidamente. Ela não sofreria nenhum tipo de retenção no estômago, como é o caso da Caseína.

Outros aspectos como a alta relação de aminoácidos essenciais e não-essenciais, o percentual alto de BCAA’s e a necessidade alta de consumo de proteínas de alta qualidade são considerados por muitos como um dos motivos principais para o seu uso.

Segundo estudos, Whey Protein mostra melhor relação a outras substâncias, no que diz respeito à:

- maior retenção de nitrogênio (fator de crescimento muscular);
- maior teor de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA’s);
- livre de lactose (muitas pessoas não digerem bem a lactose);
- rica em Glutamina (aminoácido não essencial que promove efeito de volumização celular);
- possui fator estimulante do sistema imunológico.

As proteínas e peptídeos do soro produzem vários efeitos biológicos quando ingeridas como estímulo à síntese de glutationa, estímulo à síntese de IGF-1 (Insulin Growth Factor I), reforço imunológico, ação hipocolesterôlemica, ação antitumoral e aumento da longevidade em animais de experimentação. A proteína do soro de leite parece ser a única com propriedade de aumentar a resposta imune através de uma maior produção de glutationa celular.

O Whey Protein desempenha função metabólica como antioxidante celular, protegendo contra efeitos deletérios de radicais livres. Além dessas funções o whey protein atua no emagrecimento, rejuvenescimento dos tecidos, controle do apetite e até diminuição da taxa de colesterol.

O uso em conjunto com alguma substância doce, tipo glicose, açúcar ou outros, é também recomendado, para causar uma explosão de insulina, o que causaria uma drenagem quase que imediata desses aminoácidos para dentro das células. Assim, seus efeitos seriam potencializados no que diz respeito as suas indicações e objetivos.

Meal Replacer Powder


Traduzindo o termo Meal Replacer, temos pó de substituição de refeições, ou seja, um produto que substituiria uma refeição. Uma refeição completa é composta de três macronutrientes como proteinas, carboidratos e gorduras, juntamente com uma gama de vitaminas e minerais necessárias à saúde. E está é a principal função do Meal Replacer, fornecer num shake com todos os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada, mais vitaminas e minerais, de forma prática e nutritiva.

A reposição de nutrientes nas refeições é um fator crítico no aumento da performance, na recuperação pós-treino e no desenvolvimento muscular. É por isso que hoje temos este produto com alta concentração de proteinas, moderada a baixa concentração de carboidratos e gordura quase zero, acrescentados de vitaminas e minerais essenciais a nossa saúde.

Os melhores MRP usam um blend de proteinas e carboidratos complexos com diminutas quantidades de gorduras. Alguns laboratórios utilizam Whey Protein e Caseína na sua formulação.

O Meal Replacer é uma refeição líquida concentrada e de alta tecnologia, desenvolvida para compensar a grande demanda de energia e nutrientes durante atividades físicas exigentes.

Tem importância fundamental na construção muscular e aumento da performance. Muitos laboratórios garantem uma grande quantidade de proteínas, ricas em aminoácidos essenciais e BCAAs e mais várias vitaminas e minerais. Seu conteúdo composto por proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais e outros nutrientes, não se comparam a nenhum outro suplemento protéico do mercado.

O Meal Replacer é composto por Carboidratos (Açúcares e Lactose), Proteínas e Gorduras (principalmente gorduras saturadas e Colesterol) e Fibra Alimentar. Também apresentam os minerais: Cálcio, Ferro, Sódio, Potássio, Fósforo, Magnésio, Cobre, Iodo, Manganês, Selênio, Zinco, Molibdênio e Cromo. E as vitaminas: Vitamina A, Vitamina C, Vitamina D, Vitamina E, Vitamina K, Niacina, Ácido Pantotênico, Vitamina B6, Biotina, Vitamina B2, Vitamina B1, Ácido Fólico, Vitamina B12. Além dos aminoácidos: Arginina, Lisina, Glutamina, Leucina, Isoleucina, Valina, Ácido Aspártico, Treonina, Serina, Glicina, Alanina, Tirosina, Fenilalanina, Histidina, Prolina, Cistina, Metionina e Triptofano

A maior diferença entre o Meal Replacer e outros suplementos protéicos como "whey protein" é que o MRP é um shake nutritivo completo, ou seja, além de ser um suplemento protéico, o MRP pode substituir uma refeição, é por isso que é considerado um "Meal Replacement".

Além disso, o Meal Replacer contém uma combinação protéica na lista de ingredientes que é melhor do que um tipo de proteína pura, como a proteína do soro do leite (Whey Protein). Isto porque cada proteína contém uma certa proporção de aminoácidos e outras substâncias que juntas formam um suplemento mais completo do que se forem consumidas individualmente.

A caseína, por exemplo, é uma ótima proteína para ganho de massa muscular e para prevenir catabolismo do músculo. Ambas, a protéina do soro do leite (Whey protein) e a proteína isolada da soja, contém alto teor de aminoácidos da cadeia ramificada (BCAA), glutamina e potentes anti-oxidantes, para proteger o músculo contra formação de radicais livres.

O Uso de Meal Replace tem benefícios em diversos pontos. Um deles é no controle de peso corporal (onde se pode aumentar ou diminuir o peso corporal). De acordo com resultados de um recente estudo americano publicado no European Journal of Clinical Nutrition, o MRP é um modo efetivo no controle de peso. Estudos demonstraram que o MRP com baixo valor calórico quando usado para substituir uma ou duas refeições, ajudam a pacientes a seguir o regime alimentar de emagrecimento.

Quais são os melhores tipos de Whey Protein


O soro do leite passa por diversos processos, nos quais as gorduras e outros componentes de menor interesse nutricional são removidos, resultando em um concentrado protéico de altíssimo valor biológico. A metodologia utilizada no processamento vai definir a qualidade do produto final obtido, que pode ser classificado em:

Whey Protein Concentrado (WPC), que normalmente é obtido por processo de ultrafiltração, ou seja, um filtro que permite a passagem das moléculas menores como lactose, gordura e resíduos, e concentra as maiores (as proteínas). Este método pode obter um concentrado de no máximo 89% de utilização da proteína pelo nosso corpo.

Whey Protein Isolado (WPI), que são concentrados com mais de 90% de proteínas, obtidos por dois processos: a microfiltração (onde filtros menores são utilizados) ou a troca iônica (isopure), processo considerado o mais eficiente e que atinge 100% de pureza.

Whey Protein Hidrolizado (WPH), tanto a WPC quanto a WPI podem ser hidrolisadas. A hidrólise é a quebra das moléculas de proteínas em peptídeos menores por processos enzimáticos ou químicos.

O Whey Protein de melhor confiabilidade atualmente no mercado são os das marcas: Suplemente®, Isopure®, Designer®, Nutrilatina®.

Quais são os melhores tipos de Meal Replacer


Os melhores tipos de Meal Replacer são os que contêm as menores taxas de gorduras e as maiores taxas de proteínas e carboidratos. Uma boa opção são os meal replacer que possuem em sua composição a proteína do soro do leite (whey protein), além de outras proteínas.

Se o seu objetivo é o ganho de massa muscular, você deverá escolher um Meal Replacer com altas taxas de proteínas, carboidratos e vitaminas, e conseqüentemente com um valor calórico maior.

Mas se o objetivo é diminuir o peso corporal e emagrecer, o Meal Replacer escolhido deverá ser o de menor valor calórico e também deve ser livre de gordura, ou ter a menor taxa de gordura possível.

O Meal Replacer de melhor confiabilidade atualmente no mercado são: Lean body®, Nutriplex ® e Myoplex®.

Quando usar o Meal Replacer e quando usar Whey Protein


Whey Protein - Se você treina com o intuito de aumentar a massa muscular e se alimenta bem, seguindo um padrão nutricional adequado, consumindo várias refeições durante o dia, variando os macronutrientes que compõem as suas refeições e também incluindo todos os três (carboidratos, proteína, gorduras, além das fibras alimentares) em cada refeição.

Então, você está dentro de um grupo de poucas pessoas, que tem reservado momentos destinados, as refeições mais importantes do seu dia-a-dia, para obter um resultado positivo no seu treinamento.

Neste caso, só é preciso consultar um especialista e ver se há necessidade de consumo extra de algum tipo de macronutriente. Se houver a necessidade da ingestão de proteína, por exemplo, você pode fazer uso de Whey Protein, que irá satisfazer as suas necessidades fisiológicas a ponto de atender a sua demanda energética.

Meal Replacer - Por outro lado, se você é um indivíduo que não tem todo esse privilégio acima citado, não se alimenta bem, ou a correria do dia-a-dia não lhe permite sequer concluir as refeições básicas diárias.

Neste caso, você precisa fazer uso do Meal Replacer, pois ele é indicado para pessoas como você, que deseja um suplemento para ser usado no lugar de uma refeição e que este seja rico em proteinas de alto valor biológico para elevar e suplementar sua ingestão diária dando suporte aos seus treinos, e para ganho ou manutenção de massa muscular, e se ainda queira um suplemento que contenha uma gama enorme de nutrientes, sua escolha só pode ser uma. Use um Meal Replacer Powder de alta qualidade.

Cuidados ao se utilizar os suplementos alimentares


Se você possui intolerância a lactose, ou possui diabetes mellitus, deve procurar um tipo de suplemento que seja próprio para indivíduos com intolerância a lactose, e não contenha carboidratos, como exemplo a linha ISOPURE®, que tem em sua composição zero de lactose e zero de carboidratos.

Muitos destes produtos são ingeridos sem uma orientação adequada, sendo muitas vezes perigosos para pessoas com intolerância a lactose ou a insulina, diabetes mellitus, insuficiência renal, hiperglicemia, altas taxas de colesterol e triglicerídeos, etc.

Em caso de dúvidas consulte um médico ou especialista, para fazer uso da suplementação sem colocar sua saúde em risco.

Referências Bibliográficas


ANTUNES, Adriane C., MOTTA, Eliana P.; ANTUNES, Aloísio J.. Texture profile and water-holding capacity of whey protein concentrate acid gels. Ciênc. Tecnol. Aliment., Dec. 2003, vol.23 suppl, p.183-189. ISSN 0101-2061. Site: http://www.scielo.br

PACHECO, Maria B., DIAS, Nádia F. G., BALDINI, Vera Lúcia S. et al. Functional properties of whey protein hydrolysates from milk whey proteins concentrate. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas Apr./June 2005, vol.25, no.2, p.333-338. ISSN 0101-2061.

GUMERATO, Homero Ferracini et al. Milk whey protein recuperation by coacervation with polysaccharide. Pesq. agropec. bras., Brasília Nov. 2005, vol.40, no.11, p.1123-1128. ISSN 0100-204X.

BARROS, Marcos A. Pereira de,. Whey Protein. Monografia apresentada no curso de Bacharelado em Educação Física – UFRJ – Rio de Janeiro, 1997. Site: http://www.eefd.ufrj.br/deptos/bio/gpcaf/wheyp.htm

LI Z, HONG K, SALTSMAN P, et al. Long-term efficacy of soy-based meal replacements, vs an individualized diet plan in obese type II DM patients: relative effects on weight loss, metabolic parameters, and C-reactive protein. European J Clin Nutr (2005) 59, 411-418.

Meal Replacements Guide. Global Nutrition Incorporation.

Áreas Médicas

Hotsites sobre áreas da medicina onde você pode aprender sobre cada doença específica através de artigos e notícias.

Sobre Nosso Site

Temos como objetivo informar a população a respeito dos serviços de saúde oferecidos pelo governo Federal, estadual e municipal em todo o País. Resultado de força conjunta para melhorar um pouco a qualidade de vida de todos os Brasileiros. O SUS (sistema único de Saúde), através do Ministério da saúde fornece todo o serviço gratuito de saúde do Brasil.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192

Curiosidade

Quantos postos de saúde existem no Brasil hoje? Atualmente o total de Unidades de saúde é 40531 postos