Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

Remédio para dor de ouvido - Veja as possíveis causas e como resolver o problema

Está enfrentando problemas de dores de ouvido? Vamos lhe auxiliar com dicas que podem ajudar a aliviar as dores

Você lerá este artigo no máximo em 3 minutos

Imagem destaque da matéria - Remédio para dor de ouvido - Veja as possíveis causas e como resolver o problemaFrequentemente vemos crianças se queixando de dores de ouvido, que podem causar perda de equilíbrio em casos mais graves. Infecções e dores de ouvidos podem ocorrer em qualquer idade, porém as crianças são mais vulneráveis a esse tipo de infecção do que adultos em função de alguns fatores como entrada de água frequentemente e introdução de objetos no ouvido.

Quais as causas e sintomas da dor de ouvido?


A dor de ouvido pode ter diversas causas e pode ser associada com outros sintomas, como febre e acúmulo de secreção no ouvido. Em alguns casos também pode ocorrer uma perda parcial e temporária da audição, pressão no ouvido e sinais de tontura.

Uma das causas mais comuns são as chamadas Otites, que podem ser externas ou médias. A otite média atinge a parte intermediária da orelha onde ficam a tuba auditiva e câmara timpânica. Ela pode ocorrer logo após ou durante resfriados, gripes, infecções na garganta ou respiratórias, nesses casos costuma acontecer o acumulo de bactérias e vírus nas vias áreas que levam até a orelha, causando a otite média.

Essa inflamação pode obstruir o canal auditivo e impedir a saída de secreções, isso torna a área mais propícia a proliferação de micro-organismos.

A otite externa acontece na parte externa onde ficam o pavilhão auricular e o conduto auditivo que leva ao tímpano. Por ser uma área cercada de pele a causa mais comum desse tipo de dor de ouvido são as infecções por bactérias e fungos que entram através de pequenas lesões nessa área.

Lesões que são causadas por atritos ao coçar a orelha, após a introdução de objetos pontiagudos no canal auditivo, como hastes flexíveis, tampa de caneta e lápis, ou por contato com água contaminada.

Os objetos podem gerar lesões ainda mais graves e chegar a perfurar o tímpano e também fraturar ossículos da orelha causando ainda mais dor de ouvido.

A labirintite inflamação que afeta o labirinto, região localizada no ouvido interno e que é responsável pela audição e equilíbrio também pode causar dores de ouvido persistentes. Nesses casos recomenda-se o tratamento da labirintite com um profissional, muito repouso para evitar a perda de equilíbrio e até mesmo optar por medicamentos como o Dramin para amenizar os enjoos.

Apesar de pouco comum, as dores de dente também podem gerar dores de ouvido, principalmente o nascimento do dente siso que costuma inflamar ou infeccionar o local do dente, além de exercer pressão na área da mandíbula próximo ao ouvido. Isso ocorre pois os nervos dentários ficam muito perto do canal auditivo.

Excesso de Cera


Excesso de cerume, ou cera como a conhecemos, também pode causar dor de ouvido. Nosso corpo tende a expelir esse excesso de forma natural, mas em alguns casos o mal funcionamento da autolimpeza e o uso excessivo de cotonetes pode empurrar o cerume para dentro acumulando ainda mais e causando bloqueio parcial ou total do canal auditivo. Nesses casos pode ser necessário fazer uma lavagem feita por um otorrino.

Coceira, secreção, zumbido, sensação de corpo estranho e até mesmo febre são sintomas que podem acompanhar a dor de ouvido. E por ser mais comum em crianças pequenas é preciso observar outros sinais para identificar a dor de ouvido caso a criança não expresse de forma verbal o que sente.

Caso perceba que a criança esfrega ou puxa demais a orelha, não reage a sons, mostra perda de equilíbrio e não se alimenta bem pode indicar uma dor de ouvido decorrente de inflamação.

Como tratar a dor de ouvido?


A dor de ouvido causada por infecções ou inflamações (otites) pode ser tratada através do uso de analgésicos como o paracetamol para alivio da dor. Em casos onde ocorre inflamação pode ser necessário o uso de anti-inflamatórios como o ibuprofeno por exemplo. Também é importante o acompanhamento com um otorrinolaringologista caso agravem os sintomas.

Se a dor de ouvido foi causada pelo nascimento do dente siso ou pela entrada de água você pode optar por opções semelhantes: colocar uma bolsa de água morna no ouvido durante 15 minutos e tomar dipirona para alivio da dor de ouvido. Mas as opções semelhantes acabam por aí já que o caso do siso também pode ser necessário uma cirurgia de extração do dente por outro lado no caso da água no ouvido apenas inclinar a cabeça para o lado onde a água entrou no ouvido vai facilitar a saída da água e aliviar a dor.

Para os casos em que a dor é causada por infecções da garganta causadas por bactérias pode ser necessário acompanhamento médico para receita de amoxicilina.
Caso haja rompimento do tímpano é necessário procurar ajuda médica para instrução do melhor tratamento a ser adotado, podendo ser o uso de antibióticos ou até mesmo cirurgia em alguns casos.

Áreas Médicas

Hotsites sobre áreas da medicina onde você pode aprender sobre cada doença específica através de artigos e notícias.

Sobre Nosso Site

Temos como objetivo informar a população a respeito dos serviços de saúde oferecidos pelo governo Federal, estadual e municipal em todo o País. Resultado de força conjunta para melhorar um pouco a qualidade de vida de todos os Brasileiros. O SUS (sistema único de Saúde), através do Ministério da saúde fornece todo o serviço gratuito de saúde do Brasil.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192

Curiosidade

Quantos postos de saúde existem no Brasil hoje? Atualmente o total de Unidades de saúde é 40531 postos