Você lerá este artigo no máximo em 3 minutos
O leite de magnésia, muitas vezes confundido e chamado de leite de magnésio é um medicamento que pode ser usado em diversos tratamentos desde que em doses corretas.
Geralmente indicado para tratamentos como azia e prisão de ventre ele também pode ser usado para combater e prevenir acnes, mau odor nas axilas e até para curar aftas.
O leite de magnésia só não é recomendado para crianças menores de dois anos, mulheres gravidas e lactantes. Com um preço acessível ele pode ser encontrado em qualquer farmácia.
O que é o magnésio?
O magnésio é um dos elementos essenciais que nosso corpo precisa, afinal ele é responsável por mais de 300 reações químicas do nosso organismo.
Infelizmente esse elemento está pouco presente em alimentos e para regular essa condição de falta de magnésio existem algumas dietas direcionadas, injeções e suplementos. O leite de magnésia não serve para essa função pois sua formula é diluída em água.
Leite de Magnésia como laxante
Algumas pessoas certamente já ouviram recomendações para tomar de leite de magnésia quando estavam com prisão de ventre pois ele age como laxante. Isso acontece porque essa solução em contato com o intestino promove uma maior retenção de líquidos nessa área, ajudando a amolecer as fezes que por consequência se movem através do intestino e acabando com a prisão de ventre.
Para ter o problema de prisão de ventre resolvido o recomendado para:
- Adultos ou crianças acima de 12 anos: 2 a 4 colheres de sopa (30-60ml) dose única;
- Crianças entre 6 e 11 anos: 1 a 2 colheres de sopa (15-30ml) dose única;
- Crianças entre 2 e 5 anos: 1 colher de chá (5ml) dose única.
O efeito laxante do leite de magnésia ocorre em média após 30 minutos após o consumo e só deve ser usado por no máximo 3 dias seguidos, caso persistam os sintomas procure um médico.
Leite de Magnésia como antiácido
Aquela queimação insistente no estômago também pode ser resolvida com o leite de magnésia, sua composição alcalina em contato com os líquidos estomacais diminui a acidez que causa essa sensação que pode acabar com o humor de qualquer pessoa.
Aqui estão as dosagens indicadas de acordo com a idade:
- Adultos ou crianças acima de 12 anos: 1 colher de chá a 1 colher de sopa (5-15ml), podendo repetir a dose até 2 vezes a cada 24h
- Crianças entre 2 a 11 anos: 1 colher de chá (5ml) por dia
O uso do leite de magnésia como antiácido só pode ser usado por até 14 dias seguidos, caso persintam os sintomas procure um médico.
Leite de Magnésia no combate a acne
Apesar de não ter nenhum estudo científico que comprove os efeitos do leite de magnésia para combater e evitar espinhas, um dos efeitos do leite de magnésia é reduzir oleosidade e acidez (como no uso para azia).
As espinhas são causadas por diversas razões: má alimentação, aumento de hormônios, estresse e etc. Mas seu processo de formação acontece quando os poros ficam obstruídos por sebo, produzido através da oleosidade natural da pele.
E é aí que o leite de magnésia atua, pois ele vai equilibrar e remover o excesso de óleo da área onde for passado, então só é recomendado para peles realmente muito oleosas, caso contrario vai acabar ressecando o local causando escamações na pele.
Para essa função, primeiro lave bem o rosto para remover a sujeira natural acumulado durante o dia. Você pode aplicar o leite de magnésia na pele ou somente em cima das acnes com o auxílio de um algodão. O processo deve ser feito quando você estiver indo dormir.
Passe até cobrir toda a área de branco e pronto. No dia seguinte ao acordar lave o rosto apenas com água. É possível notar que a acne vai estar bem ressecada quase por completo.
Leite de Magnésia para mau odor
Assim como o limão e bicabornato de sódio o leite de magnésia também ajudam na remoção de mau odor nas axilas justamente por diminuir a acidez do suor, evitando a proliferação das bactérias que causam o famoso cecê.
Mas diferente dos dois primeiros elementos o leite de magnésia pode ser usado como desodorante caseiro natural e tem uma receita bem simples de fazer. Basta apenas diluir ½ xicara de chá de leite de magnésia em ¼ de xicara de chá de água e acrescentar 1 colher de chá de óleo essencial a sua escolha.
Cuidados na área da saúde
O leite de magnésia se consumido em excesso ou por mais tempo que o recomendado para cada efeito pode causar efeitos colaterais como dor abdominal, diarreia, irritação estomacal ou intestinal e em decorrência desidratação. Além de intoxicação por magnésio, condição grave que necessita de atendimento médico urgente. Então antes de ingerir para qualquer um dos casos citados primeiro é necessário identificar a causa dos sintomas.
Veja nosso webstory desta reportagem.