Você lerá este artigo no máximo em 2 minutos
Escrevemos algumas outras dicas sobre ter uma boa gravidez. Desta vez vamos tentar acrescentar alguns pontos sobre como ter uma boa gravidez e bastante saudável, para você e, consequentemente para o bebê. Muitas mulheres quando estão grávidas sempre ligam o alerta a respeito de sua saúde.
Mas o que fazer para ter uma gravidez boa e saudável? Algumas coisas bem simples que as pessoas nem imaginam podem fazer toda a diferença entre ter uma boa ou má período de gestação.
Gravidez Saudável
Daremos algumas dicas sobre como ter uma gravidez saudável. Diversos aspectos de seu corpo devem ser analisados.
Dentição
Um estudo da Austrália sugere que problemas de saúde bucal podem afetar a fertilidade feminina. A pesquisa da Universidade do Oeste da Austrália sugere que uma higiene bucal precária é tão ruim para a fertilidade de uma mulher quanto a obesidade, fazendo com que elas demorem em média dois meses a mais para engravidar.
Alimentação
Este é um fato que já todas as futuras mães devem saber. Se você não se preocupava muito com a comida, agora deve passar a fazer refeições mais pensadas e equilibradas durante seu dia. A quantidade de guloseimas e de fast food devem ser bastante controladas, visto que elas possuem muitas calorias e poucos nutrientes.
Durante a gravidez, seu corpo trabalha de forma ainda mais eficiente, tirando o máximo de energia do que você ingere. Então nos primeiros seis meses de gravidez a maioria das mulheres nem precisa comer mais do que já comia. Só nos últimos três é que é aconselhável comer 200 calorias a mais, mas isso não quer dizer quase nada, já que 200 calorias equivale a meras duas torradas com manteiga, por exemplo.
Devo parar de comer guloseimas?
Não necessariamente! Uma guloseima de vez em quando não faz mal. Então não há por que de deixar de comer o que você gosta só porque está grávida. Mas também não é bom deixar que alimentos industrializados, salgadinhos e doces se transformem na base da sua alimentação. Você deve consultar seu médico para responder esta dúvida pois ele conhece os seus exames.
Não exagere no sal
É necessária apenas uma pequena quantidade de não mais que 5g no final da gravidez. Não mais do que isto, porque este está presente na alimentação. Evite alimentos salgados, águas mineralizadas e seja suave no tempero. O excesso de sal pode ocasionar retenção de água e, por vezes, edemas. Favorece a hipertensão arterial em mulheres que já têm esta predisposição.
Se você está grávida é altamente recomendável que procure seu médico para falar sobre sua saúde na gravidez, coisas que você deve ou não comer, o que pode e o que não pode. Ter uma saúde saudável neste momento é fundamental para sua gravidez.
Nossas dicas aqui precisam ser bastante genéricas pois cada caso é um caso. O médico, com seus exames em mãos, poderá lhe recomendar algumas coisas específicas para você.