Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

Efeito sanfona no corpo nas tentativas de emagrecimento

Já passou por isso? Consegue perder alguns quilinhos mas logo os encontra? Leia nossas dicas que podem te ajudar nesta luta

Você lerá este artigo no máximo em 2 minutos

Imagem destaque da matéria - Efeito sanfona no corpo nas tentativas de emagrecimento"Até que fiquei bem depois do último regime que fiz para emagrecer... repito isso ao espelho todo dia. Busco os melhores ângulos, ajeito a luminária e focalizo só meu rosto. Deixo meus olhos concentrados na maquiagem, que faço minuciosamente passando um batom vermelho, ensaiando caras e bocas.

No último tratamento, perdi cinco quilos. Foi mais penoso e demorado do que quando perdi oito quilos no meu primeiro regime, há cinco anos. Aliás, desde a primeira dieta até a mais recente, ficou cada vez mais difícil emagrecer e mais fácil engordar. Os quilos perdidos voltam todos".

Você já não ouviu essa história em algum lugar? Ganhar e perder peso hoje em dia é muito fácil, com toda essa indústria de dietas, tratamentos, spas, etc. Não sabemos como manter o peso ideal tendo uma vida social intensa, que começa com uma massa na quarta-feira e acaba com uma pizza no domingo.

Se não soubermos administrar esse estilo de vida, estaremos sempre vivendo o chamado "efeito sanfona", que é muito pior do que estar sempre acima do peso. O problema é: como administrá-lo?

Na verdade, ao comermos fora de casa nunca teremos certeza se o prato que está na nossa frente é realmente light, pois não sabemos como ele foi preparado. A grande vilã da história, que é a gordura, pode estar presente sem ser vista. Aí, dá-lhe calorias.

Mas há alguns cuidados que podemos seguir. Comece a partir do couvert: prefira vegetais ou patês de vegetais e deixe de lado manteiga e azeitonas. Para a entrada, dê preferência às saladas. Peça-as sem tempero e tempere você mesmo com uma quantidade mínima de azeite.

Se quiser alguma massa para o prato principal, peça com molho de tomate ou verduras. Esqueça o molho branco e as gratinadas e não abuse do parmesão ralado. Se a pedida for carne, frango ou peixe, aprecie os grelhados acompanhados de verduras e legumes cozidos ou refogados. Abandone as batatas fritas e os molhos a base de creme de leite. Para acompanhar, evite as bebidas alcoólicas - não esqueça que cada grama de álcool têm sete calorias. Solicite, no lugar, um suco de tomate, por exemplo, ou água mesmo.

Tenha em mente que, depois de duas horas, tudo o que foi ingerido e não foi gasto é armazenado como gordura. O mais importante de tudo é não abusar na quantidade. E lembre-se: à noite nós gastamos muito menos calorias do que durante o dia - portanto, não devemos fazer do jantar a refeição mais farta.

Falando genericamente, o corpo é um produto de sua nutrição. Você é o que você come. Não faça de você mesmo uma pizza!

Leia abaixo algumas dicas que podem te ajudar para evitar este efeito em seu corpo na hora de tentar emagrecer e ter uma vida mais saudável!

Dicas para evitar o efeito sanfona


1. Tenha uma dieta equilibrada e saudável: Consuma alimentos nutritivos e ricos em fibras, como frutas, legumes, grãos, alimentos integrais e produtos lácteos com baixo teor de gordura. Evite as dietas da moda e restrições alimentares drásticas.

2. Pratique exercícios regularmente: O exercício físico é essencial para perder peso e manter o peso ideal. Pratique atividades regulares, como caminhadas, natação, ciclismo, dança ou musculação.

3. Beba muita água: Beber água em vez de calorias é uma ótima maneira de prevenir o efeito sanfona. Beba pelo menos 8 copos de água por dia para se manter hidratado.

4. Planeje as refeições: Planejar as refeições com antecedência pode ajudar a evitar a tentação de comer alimentos não saudáveis. Escolha alimentos nutritivos e elaborados com pouca gordura, açúcar e sal.

5. Dormir bem: O sono é essencial para manter uma boa saúde. Dormir entre 7 e 8 horas por noite é recomendado para evitar o estresse e a fadiga, que podem levar ao consumo de alimentos não saudáveis.

Áreas Médicas

Hotsites sobre áreas da medicina onde você pode aprender sobre cada doença específica através de artigos e notícias.

Sobre Nosso Site

Temos como objetivo informar a população a respeito dos serviços de saúde oferecidos pelo governo Federal, estadual e municipal em todo o País. Resultado de força conjunta para melhorar um pouco a qualidade de vida de todos os Brasileiros. O SUS (sistema único de Saúde), através do Ministério da saúde fornece todo o serviço gratuito de saúde do Brasil.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192

Curiosidade

Quantos postos de saúde existem no Brasil hoje? Atualmente o total de Unidades de saúde é 40531 postos