Você lerá este artigo no máximo em 3 minutos
Você certamente já passou por uma pessoa suada e se surpreendeu com o cheiro de perfume que sentiu e não de suor, também já deve ter passado por uma pessoa não suada que estava com odores não tão agradáveis quanto no primeiro caso.
Diferente do que muitos pensam acontece que o suor por si só não carrega nenhum odor, ele é um mecanismo de regulagem de temperatura do nosso corpo.
Então afinal de contas o que causa o famoso CECÊ?
A Bromidrose ou simplesmente cecê como muitos conhecem, é causada por bactérias presentes na pele, principalmente em áreas mais quentes e úmidas.
Em contato com o suor essas bactérias metabolizam alguns componentes (proteínas e ácidos graxos), e esse processo ajuda a liberar gases como por exemplo o ácido isovalérico e o metanotiol que são responsáveis pelo mau cheiro.
Existem casos onde a bromidrose é causada também por desequilíbrio hormonal ou uso de medicamentos antibióticos que aumentam a produção de suor no corpo.
Além das causas naturais também existem alguns hábitos que podem contribuir para o aumento do mau odor.
O consumo de bebida alcoólica e tabaco são alguns exemplos, após ingerido, o álcool vai direto para a corrente sanguínea e para eliminar o álcool o corpo transpira.
Outros exemplos incluem: o uso incorreto de antitranspirantes, que são passados nas axilas com a pele ainda molhada impedindo a pele de absorver o produto; usar alguns tipos de tecidos sintéticos e impermeáveis que impedem a absorção do suor, isso faz com que as axilas continuem molhadas aumentando a chance de surgimento de bactérias na região; alguns tipos de alimentos como a cebola, o alho e as pimentas também podem causar mau odor, isso acontece devido a alta taxa de fermentação presente neles.
Por isso é importante manter a região sempre limpa e bem arejada para evitar a proliferação das bactérias e prevenir o mau odor nas axilas.
Mas como eu evito o mau odor nas axilas?
Existem algumas formas de controlar o cheiro causado pela bromidrose, mas para isso é necessário identificar o que está causando o mau odor e tratar a fonte do problema.
De qualquer forma, é fundamental manter a higiene das axilas de forma correta: lavar com sabonete e secar bem após o banho para que a área não fique úmida, utilizar antitranspirantes também é necessário, pois em sua formula ele tem agentes bactericidas que vão atuar no controle da proliferação de bactérias na região e também possuem um componente chamado cloridrato de alumínio que em contato com a pele forma uma camada de gel protetor que impede a transpiração por algumas horas.
Trocar de roupas diariamente também é eficaz no controle do mau odor, pois a roupa (quando feita de tecidos naturais como o algodão) absorve o suor e consequentemente parte das bactérias também, então também é necessária a lavagem constante das roupas.
Dicas Caseiras para evitar odor das axilias nas roupas
Se a sua axila e a roupa mesmo após lavada ainda apresenta o mesmo cheiro de cecê temos algumas dicas para ajudar a eliminar esse cheiro insistente, trate a roupa e a região das axilas em conjunto para uma não contaminar a outra.
- Antes de lavar a roupa coloque vinagre de álcool branco puro ou pinho sol limão na área da roupa onde ficam as axilas, deixe agir por 20 minutos e depois lave normalmente.
- Limão + bicabornato: misture os dois, aplique na roupa (região das axilas), esfregue e deixe agir por 15 minutos, depois lave normalmente.
- Desinfetante Lysoform: antes de lavar, deixe a roupa de molho num balde ou no tanque com água e o desinfetante, é importante deixar a roupa submersa, use meio copo para cada 10 litros de água.
Se o cheiro está impregnado na pele aqui vão algumas dicas para te ajudar, mas é importante que você não repita roupas sem lavar, enquanto estiver seguindo as dicas a seguir.
Caso você use desodorantes rollon será necessário comprar um novo pois o que está em uso está repleto de bactérias pelo contato com a pele, se usar as bactérias voltam para as axilas.
- Vinagre + álcool: misture 2 colheres de cada e passe nas axilas limpas pelo menos 3 vezes ao dia, durante 5 dias
- Bicabornato com limão: esprema 1 limão e misture com 1 colher de bicabornato, passe nas axilas a noite durante 7 dias, deixe por 15 minutos e depois enxague, seque e passe um talco antisséptico para dormir, coloque roupas limpas.
- Apare os pelos: por mais simples que pareça diminuir a quantidade de pelos das axilas também ajuda e muito na eliminação do mau odor, já que muitas bactérias se instalam no comprimento dos fios.