Ir para ConteúdoA+A-
Você está aqui:

Como resolver o problema da Unha encravada - Pomada, anestésicos e etc

Sabe aquela dorzinha chata no dedão do pé quando você usa um calçado bem justo? Pode ser uma unha encravada. Veja nossas dicas para ajudar a resolver este problema nas unhas

Você lerá este artigo no máximo em 3 minutos

Imagem destaque da matéria - Como resolver o problema da Unha encravada - Pomada, anestésicos e etc
E apesar de parecer simples de resolver, a unha encravada pode gerar grandes problemas como por exemplo um incomodo que te impede de usar sapatos fechados pela dor causada, uma infecção com pus que impede a mobilidade devido ao nível extremo de dor e pode até resultar em amputação caso não seja devidamente tratada no início.

Mas o que é a unha encravada?

Mais comum do que se imagina a Onicocriptose, nome científico derivado do grego, significa “unha escondida” e é muito comum nos dedos do pé, especialmente o dedão, a unha encravada nada mais é que o crescimento incorreto da unha para dentro da pele localizada nas laterais do dedo.

Quais as causas e sintomas da unha encravada?


A unha encravada pode ocorrer em qualquer idade, porém, é mais comum em adolescentes e jovens. Existem diversos fatores que podem gerar uma unha encravada, o mais comum deles é: o corte incorreto dos cantos da unha formando pontas irregulares, quando a unha cresce essa ponta pressiona a pele até que acabe “encravando” nela, com o passar dos dias o quadro pode agravar e gerar inflamação, dor, inchaço local, mau odor e outros sintomas.

Outro fator comum que pode causar a unha encravada são os defeitos congênitos no formato da unha, nesses casos é bem comum que pessoas da mesma família apresentem o mesmo quadro de unha encravada.

Além dessas causas também temos a micose que pode alterar o formato e espessura da unha, uso excessivo de sapatos muito apertados, batidas ou topadas repetidas no mesmo dedo, transpiração excessiva nos pés e até mesmo algumas doenças que causem o inchaço natural dos pés como diabetes, obesidade, hipertensão e tireoide podem aumentar as chances de desenvolvimento de unhas encravadas.

A unha encravada pode ocorrer de forma unilateral (apenas de um lado da unha) ou bilateral (quando acontece em ambos os lados da unha). Além disso ela pode apresentar três estágios, sendo o primeiro deles o mais leve, nesse estágio a unha encravada apresenta inchaço no local, vermelhidão e dor ao fazer pressão sobre a unha ou na ponta do dedo.

No segundo estágio, além dos sintomas já apresentados a unha infecciona e pode gerar pus, aumentando a lesão causada. No terceiro e mais grave estágio a unha é permanentemente afetada causando uma inflamação crônica e recorrente.

Para evitar possíveis complicações no quadro é preciso tomar algumas precauções como por exemplo não usar sapatos apertados, higienizar corretamente os pés principalmente na área afetada e usar meias limpas.

Minha unha encravou, e agora?


Apesar de ser um problema muito comum existem muitas formas de prevenir e cuidar da unha encravada. Evitar sapatos muito apertados é uma das principais formas de prevenir esse quadro, cortar e lixar corretamente sem deixar pontas irregulares também.

Mas se mesmo assim sua unha encravou temos algumas dicas para aliviar os sintomas e resolver o problema.

Pegue uma bacia e coloque água morna, deixe os pés de molho por aproximadamente vinte minutos. Fazer isso vai amolecer a pele ao redor da unha encravada aliviando a pressão causada e facilitando o desencrave natural da unha. Recomenda-se repetir o procedimento três vezes por semana.

Você também pode tentar “levantar” o lado que a unha está encravada com uma espátula de unha e inserir um algodão embaixo dela, isso diminui o atrito entre a pele e a unha e alivia um pouco da dor. Deve ser feito logo após deixar os pés de molho em água morna e o algodão deve ser trocado diariamente para não acumular sujeira e infeccionar mais.

Algumas pomadas que contenham antibióticos ou corticoide também podem ser indicadas para diminuir a inflamação e sintomas da unha encravada.

Em alguns casos onde a unha apresenta infecção é recomendado o uso de pomadas que contenham antibióticos na composição como por exemplo a Nebacetin, para diminuir a infecção local até que não esteja mais infeccionado. Em outros casos em que a unha está inflamada é recomendado o uso de pomadas que contenham corticoide na composição, um anti-inflamatório mais forte, que reduz o inchaço e a dor, como por exemplo a pomada Cortigen.

Após o uso dessas pomadas espera-se a melhora dos sintomas causados pela unha encravada, mas caso esses sintomas piorem nos próximos dias pode ser necessário o uso de antibióticos orais entre eles a Cefalexina ou até mesmo remédios antifúngicos como o Itraconazol.

Nos casos de pessoas com diabetes ou dificuldades na cicatrização recomenda-se acompanhamento médico especializado.

Áreas Médicas

Hotsites sobre áreas da medicina onde você pode aprender sobre cada doença específica através de artigos e notícias.

Sobre Nosso Site

Temos como objetivo informar a população a respeito dos serviços de saúde oferecidos pelo governo Federal, estadual e municipal em todo o País. Resultado de força conjunta para melhorar um pouco a qualidade de vida de todos os Brasileiros. O SUS (sistema único de Saúde), através do Ministério da saúde fornece todo o serviço gratuito de saúde do Brasil.

SAMU 192

SAMU - Serviço de atendimento móvel de Urgência. Qualquer problema grave de saúde ou acidente que você ou algum conhecido possa ter, ligue gratuitamente para o número 192

Curiosidade

Quantos postos de saúde existem no Brasil hoje? Atualmente o total de Unidades de saúde é 40531 postos